sábado, 28 de junho de 2008

5 Regras de Ouro

No.1 - Gestão do Conhecimento

Um homem entra no banho enquanto a sua mulher acaba de sair dele e se enxuga. A campainha da porta toca. Depois de alguns segundos de discussão para ver quem iria atender, a mulher desiste, enrola-se na toalha e desce as escadas. Quando abre a porta, vê o vizinho Bob na soleira. Antes que ela possa dizer qualquer coisa, Bob diz: "Eu dou-lhe 800 dólares se você deixar cair essa toalha." Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica nua. Bob, então, entrega-lhe os 800 dólares prometidos e vai-se embora. Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher enrola-se novamente na toalha e volta para o quarto. Quando entra no quarto, o marido grita do chuveiro "Quem era?" "Era o Bob, o vizinho da casa ao lado." - diz ela. "Óptimo! Ele deu-te os 800 dólares que me estava a dever?"

Moral da história: Se compartilhares informações a tempo podes evitar exposições desnecessárias!!!

No.2 - Chefia e Liderança

Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e na rua encontram uma antiga lâmpada a óleo. Esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um génio. O génio diz: "Eu só posso conceder três desejos, por isso, concederei um a cada um de vós".
"Eu primeiro, eu primeiro." grita um dos funcionários. "Eu queria estar nas Bahamas a pilotar um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida!" Puf! E lá se foi.
O outro funcionário apressa-se a fazer o seu pedido:" Eu quero estar no Havai com o amor da minha vida e um provimento interminável de pinas coladas!" Puf e lá se foi.
"Agora você" diz o génio para o gerente.
"Eu quero que aqueles dois voltem ao escritório logo depois do almoço." - diz o gerente.

Moral da História: Deixe sempre o seu chefe falar primeiro .

---
Nº 3 - Zona de Conforto

Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada.Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta: "Eu posso me sentar como tu e não fazer nada o dia inteiro?" O corvo responde: "Claro, por que não?" O coelho senta-se no chão, debaixo da árvore e relaxa. De repente, uma raposa aparece e come o coelho.

Moral da História: Para ficares sentado sem fazeres nada deves estar sentado bem no alto. ----

Nº 4 - Motivação

Em África, todas as manhãs, uma gazela ao acordar, sabe que deve conseguir correr mais do que o leão se se quiser manter viva. Todas as manhãs, o leão acorda e sabe que deverá correr mais do que a gazela se não quiser morrer de fome.

Moral da História: Pouco importa se és gazela ou leão, quando o sol nascer deves começar a correr.

Nº 5 - Criatividade

Um fazendeiro resolve colher alguns frutos da sua propriedade. Pega num balde vazio e segue para o pomar. No caminho, ao passar por uma lagoa, ouve vozes femininas que provavelmente invadiram as suas terras. Ao aproximar-se lentamente, observa várias raparigas nuas banhando-se na lagoa. Quando elas se apercebem da sua presença, nadam até à parte mais profunda da lagoa e gritam: "nós não vamos sair daqui enquanto você não se for embora". O fazendeiro responde: "eu não vim aqui para vos espreitar, só vim dar de comer aos jacarés !

Moral da História: É a criatividade que faz a diferença na hora de atingirmos nossos objectivos.

O terceiro dia

E pronto, o terceiro dia de trovoada!
Esta manhã foi... para esquecer! O que tinha de correr mal... CORREU!
Mas pronto já passou!
Desde que li 'O Segredo', aliás eu não li, li sobre o conteúdo do livro e deambulei por ele; tornei-me positiva e só uso as minhas energias no que acredito, quero e gosto...o resto desprezo completamente!
E por tudo isto, a partir de agora... vai correr tudo bem!

Para além do esforço e do trabalho, temos de ter SORTE... a estrelinha e eu acredito na minha estrelinha.
Estrelinha... vou precisar tanto de ti para a próxima semana! Lá nos encontramos!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

...e Continua

A avalanche continua. Parece as trovoadas de Maio...3 dias seguidos à mesma hora!
Hoje, depois de ter tempo para fazer as contas, descobri que entrar todos os dias antes da 8 da manhã e sair depois da 8 da noite, ter colocado em produção 4 projectos e estar a preparar mais 3... vale mais 4 euros por mês!
..e não adianta que a partir de agora vai ser diferente, pois a experiência diz-me que é 'sol de pouca dura'... na primeira semana saio às 17h30, na segunda saio às 18h00 e basta a terceira para já estar a sair ás 20h00! É claro que a hora de entrada nunca chega a mudar... é que se sair de casa cedo apanho pouco trânsito!
DEF, DAH, tecla 3... BURRA!
Que raiva!


quarta-feira, 25 de junho de 2008

Mãe, Pai, Avó, Marido, Colegas, Tudo e Nada!

De repente parece que uma avalanche vai cair sobre mim!
A minha mãe com os nervos à flor da pele por causa da minha avó, o meu pai também uma pilha de nervos por ver a minha mãe neste estado.
Eu...ainda hoje tive de ouvir a mesma história pela enésima vez: a minha avó isto, o meu pai aquilo, e porque foi ao médico, e porque o colesterol está alto...mas demora a baixar...só lá para o Natal...ah mas no Domingo levo-te a carpete...já não é a castanha, é a floreada...mas lava-a tu aí com a máquina!
Tudo isto tal e qual assim, de rajada depois de um dia de cadela a aturar um grupo de pessoas que se dizem gestoras com altos cargos... pelo menos nos salários, a fazer birras de miúdo da escola!
É tipicamente como a canalha da escola: é preciso algo, mas um não leva e o outro não vai buscar... um não pode e outro não tem temo... aqui há um terceiro que não concorda e um quarto que cruza os braços e não faz nada enquanto o problema não estiver resolvido!
É dose!
Ainda falta o marido que, com todas as limitações que tem, ainda se acha o maior e melhor da rua dele e faz, aliás tenta, os outros sentirem-se os seres mais insignificantes do planeta!
Depois temos os colegas da Alemanha que de manhã querem preto e à tarde já querem branco...no dia seguinte já não querem nada para no fim quererem tudo e mais alguma coisa!
Ainda falta o banco que se lembrou de me descontar a mais 1000 euros num cheque que eu passei! Razão! Qual é o problema? Já não está reposta a situação? ... Não se passou nada... foram só umas horas de preocupação e perdidas a resolver o problema!

Bom, respira fundo, conta até 10 e, só acontece o que tu quiseres que aconteça, não e?
Pois assim seja: a tua mães vai acalmar, o teu pai também, os senhores poderosos com birra de criança vão-se resolver e os teus colegas da alemães vão-se decidir...ao mais que não seja porque a Alemanha ganhou à Turquia...para grande tristeza minha!

A solução mesmo é serenidade e por o mundo a girara à nossa volta... tal como faz a D. Duluvina há 92 anos com grande sucesso!

Haja saúde e... uma grande dose de serenidade... os nervos são maus conselheiros... não resolvem problemas... são mais um!

Ufa, esta foi de rajada...tipo telefonema da minha mãe..hoje estive com ela ao telefone 13 minutos ( que escândalo, já contabilizo o tempo que estou ao telefone com ela!) e pareceram 30!
Ela está mesmo mal e eu sem paciência!

Como diria o meu amigo: Cést la vie, como diz o Alemão!

terça-feira, 24 de junho de 2008

S. João


Hoje é véspera de S. João!
A primeira vez que fui ao S. João foi com os meus pais e os meus avós. Tinha pouco mais de um ano de idade e passei a noite toda sentada nos ombros do meu avô. Aliás, de passeios feitos nos ombros dele tenho várias lembranças... e como era bom! Passar a noite a ver a multidão do cimo de 1,90m... não é para todos!
Andamos pela Ribeira, pela Batalha, pela 31 de Janeiro... que à época tinha o nome de um outro santo popular: Santo António! Ah, e pelas Fontainhas... o coração do S. João do Porto!
Alguém me comprou um martelo, e a minha avó, como sempre com as suas ideias a roçar na idiotice, levou um alho, que de porro não tenha nada e passou a noite a dar com ele nas pessoas e a receber em troca resmunguice, tal era o cheiro que aquela... porra... exalava!
A minha avó é única... por isso é que chegou aos 92 anos e a mais há-de chegar!
Mas, e voltando ao S. João, o verdadeiro está no Porto: as cascatas, o fogo, o alho porro, os balões sobre o rio, as..., os..., tudo... é o Porto e está tudo dito.
Desde miúda que, sempre que mudo algo na minha vida, me ensinei o ditado: 'Quem muda Deus ajuda', e olhem que o meu Deus tem tem cuidado bem de mim, apesar de eu me queixar...característica do ser humano... que havemos de fazer?
MAs tudo isto para dizer: Ó meu Porto, tenho tantas saudades tuas! Do teu rio, das tuas ruas velhinhas: os Clérigos, a Santa Catarina, a Boavista... a casa de Serralves... o Palácio... o Palácio das minhas queimas, o Palácios do meu casamento!
Meu querido Porto... adoro-te... e nestes dias mais que nunca!
Amo-te Porto!
(foto retirada da net )

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Escrita d'Outros: Diário de férias na Polinésia - ano 2005

Isto é uma 'compilação' das mensagens SMS enviadas por alguém que, viajou até a aPolinésia Francesa... sem sair de casa.

Diário de férias na Polinésia - ano 2005

Primeiras Horas:

Estou na praia. As nativas não param de me oferecer frutas tropicais e sumos exóticos. O nome deste Oceano é " Pacífico" e é bem merecido. Que calma…

Mais tarde vou pegar na minha lança oferecida pelo Chefe da aldeia como gesto de boas vindas e vou pescar alguns peixes para mais tarde grelhar. Vai ser servido numa folha de bananeira e acompanhado por fatias de um delicioso ananás colhido esta manhã. Logo à noite participarei nas danças tribais onde demonstrarei a minha bravura, saltando por cima das chamas duma fogueira de árvores de côco.

Dias mais tarde:

As nativas acabaram de untar o meu corpo com um óleo composto por leite de côco e folhas de bananeira esmagadas.
Nunca viram uma pessoa tão branca por estas paragens remotas.
Em breve serei um deles.
A minha pele está cada vez mais escura.
Já conheço parte do dialeto deles.
Ontem fomos caçar " catangu" um animal semelhante ao javali mas 10 vezes mais feroz….
Por isso ganhei o direito a uma tatuagem no meu peito: 2 barras horizontais simbolizando paz e equilibrio.
Perguntaram qual era a minha tribo do outro lado do mar, EPM respondi eu, a tribo dos jovens iluminados…….


De regresso às origens uns dias mais tarde:

Aquela viagem mítica não me sai da cabeça. Sempre que fecho os olhos para dormir volto a ver as imagens das imensas fogueiras que eram feitas à noite. Sinto o calor intenso e o cheiro aromático das folhas de bananeira queimadas. Á sua volta dançam os nativos ao som dos "toguticos" uns pequenos tambores feitos de pele de cabra esticada e curada durante longos dias ao sol. Devido às suas actividades intensas do dia à dia os corpos dos dançarinos exibem formas quase perfeitas, fazendo lembrar as esculturas dos atletas gregos da antiguidade ….

Mas mais impressionante são os olhos das nativas: imensos oceanos escuros nos quais a luz das fogueiras se perde não voltando a sair ……

Um encontro tribal (23.08.05)

Aqui estou eu sentado na sala de embarque dum aeroporto cujo nome é de uma pessoa que morreu num desastre aéreo.
Na Polinésia seria uma mau presságio… Não se brinca com os mortos lá….
Todos esses pensamentos passam no meu espirito duma forma natural e espontânea. Já sou de facto um deles….
Estou a encarar a reunião de amanhã como se fosse uma caça ao "Cantagu" ( ver em cima significado).
Desta vez menbros de outras tribas irão juntar-se a mim: SOE e EPM-Hi. Um é mestre nas artes da ilusão, magia e promessas o outro é mais racional e sensato, consegue explicar como os rádios podem tocar música e emitir cheiros.

Eu prometo pacotes de alteraçãoes bem definidos, amostras em abundância e processos fiáveis.
O intuito é alimentar " cette bete" por forma a que não se mude para outros territórios.

Afinal o Inglês não é assim tão difícil!

Quando fui trabalhar para a empresa onde ainda trabalho, o Sr. M., então chefe de uma secção, era alvo de chacota quando falava inglês! Isto porque é de uma aldeia onde se arrastam os 'eches'.
O inglês dele ficou conhecido por 'Inglês do Campo'. Hoje o Inglês deste post é da praia, pois provém de um mail que circulou em 2005 com o título de Dicionário do Zézé Camarinha.... É um Senhor! Vejamos...seja dele ou não, é fruto de uma mente muito criativa!

I AM LOOKING THE THING BAD STOPPED
Estou a ver a coisa mal parada

I DO NOT SEE THE POINT OF A HORN
Não vejo a ponta de um corno

LOWER THE STONE
Arrear o calhau

CHANGE THE WATER TO THE OLIVES
Mudar a água às azeitonas

THAT STAYS IN JUDAS'S ASS
Isso fica no cú de Judas

IF YOU DON'T DOOR'S WELL, YOU ARE HERE YOU ARE EATING
Se não te portas bem, tás aqui tás a comer

PUT YOURSELF IN THE EYE OF THE STREET
Põe-te no olho da rua

I'LL MAKE YOU INTO A EIGHT
Faço-te num oito

PUT YOURSELF AT STICK
Põe-te a pau

UNSTOP ME THE STORE
Desampara-me a loja

GIVE WIND TO THE SHOES AND PLIT YOURSELF
Dá corda aos sapatos e pira-te

PUT YOURSELF AT MILES
Põe-te a milhas

EASE THE GUTS
Aliviar a tripa

PUT YOURSELF IN THE "LITTLE FEMALE GARLICK"
Põe-te na alheta

WALKING AT THE SPIDERS
Andar às aranhas

WATCH PASSING SHIPS
Ver passar navios

GIVE IN THE VIEWS
Dar nas vistas

SON OF THE MOTHER
Filho-da-mãe

DAY OF THEY ARE NEVER IN THE AFTERNOON
Dia de S. Nunca à Tarde

YOU'LL CATCH IN THE NOSE
Vais apanhar no nariz

YO, SHOVE
Oh, pá

BAD, BAD MARY
Mau, mau Maria

AS GOOD AS CORN
Boa como ó milho

GO COMB MONKEYS
Vai pentear macacos

YOU ARE NOT A MAN, YOU ARE NOTHING
Não és homem, não és nada

I'D JUMP INTO HER SPINE
Saltava-lhe para a espinha

EVEN THE TOMATOES FELL INTO THE GROUND
Até os tomates cairam ao chão

YOU ARE ARMING AT FACESTICK OF RACE
Estás armado em carapau de corrida

KABOND MUSIC (IF THEY WANT A HUG OR A KISS, WE KABOND, WE KABOND) -
Música pimba (se elas querem um abraço ou um beijinho, nós pimba, nós pimba)

FACE OF ASS
Cara de cú

TAKE MONKEYS OF THE NOSE
Tirar macacos do nariz

GO GIVE BATH TO THE DOG
Vai dar banho ao cão

I AM DONE TO THE STEAK
Estou feito ao bife

I AM SAND-PAPERED
Estou lixado

SMART AS A GARLICK
Esperto como um alho

THROW A MOUTH
Mandar uma boca

GROW WATER IN THE MOUTH
Crescer água na boca

DEDICATE YOURSELF TO FISHING
Dedica-te à pesca

TO BE IN THE JAM
Estar na marmelada

PUT YOURSELF WALKING
Põe-te a andar

EYES OF LAMB BAD DEAD
Olhos de carneiro mal morto

CRACK THE PEACH TREE
Esgalhar o pessegueiro

A GIRL ALL PEALED
Uma miúda toda descarada

EAT A MULE
Comer uma mula

LOOKS LIKE AM OX LOOKING AT THE PALACE
Parece um boi a olhar para um palácio

SWITCH-PAINTS
Troca-tintas

TO BE IN THE PAINTS
Estar nas tintas

SPREAD-ASHES
Espalha-brasas

PASS BY THE ASHES
Passar pelas brasas

TAKE WATER IN THE BEAK
Levar água no bico

WHICH WHAT WHICH CAP
Qual quê qual carapuça

THINGS OF THE ARCH OF THE OLD WOMAN
Coisas do arco da velha

IT NEEDS TO HAVE CAN
É preciso ter lata

TALK CHEAP
Fala-barato

THERE IS WHO HAS CAN FOR ALL
Há quem tenha lata para tudo

TILL THE EYE
Até à vista

terça-feira, 17 de junho de 2008

Para rir

Contexto sócio-político:
Um primeiro ministro, chamado José Sócrates, que é acusado pela classe média de a chupar a ao tutano!




Um rapazito de 8 anos queria 100 euros e, para os obter, rezou durante duas semanas a Deus.Como nada acontecia, resolveu mandar uma carta ao Todo Poderoso com o pedido.Os CTT receberam uma carta dirigida a 'Deus - Portugal', e decidiram enviá-la para o Primeiro-Ministro.José Sócrates ficou muito comovido com o pedido e resolveu mandar uma nota de 10 euros ao rapazito, pois achou que 100 euros, era muito dinheiro para uma criança daquela idade...O rapazito recebeu os 10 euros e, imediatamente, escreveu uma carta a agradecer:'Querido Deus: Muito obrigado por me mandar o dinheiro que Lhe pedi. No entanto, reparei que mo mandou através do Primeiro-Ministro José Sócrates, e como sempre, o filho da p... ficou com 90% do que era meu!!!'

sábado, 14 de junho de 2008

A minha avó está no hospital

A minha avó está no hospital... mas amanhã já sai!
Aquilo são 91 anos duros!
Trabalhou em fiações, nunca teve os mimos de agora como as máscaras, o leite e afins que as operárias das fiações agora têm, mas tem os pulmões limpos!
Teve uma falha cardíaca provocada pela troca de medicamentos... é que aos 91 anos não é qualquer coisa que os deita abaixo, mas basta uma pequena coisa para os abanar... nestas idades vergam, mas não partem!
Neste caso bastou o médico passar-lhe a receita de um medicamento de m outro laboratório... são todos iguais, mas não tão iguais assim!
No meio de tudo isto, quem fica afectada é a minha mãe...fica com a 'cabeça em água'!

O início da história:
A minha mãe ligou-lhe na quarta feira para saber dela e achou-a um pouco em baixo, mas como houve subidas acentuadas de temperatura e as pessoas da idade dela ressentem-se destas coisas, apesar de preocupada, não valorizou... comentou comigo, com o meu pai e agendou uma ida a casa dele para quinta feira.
Quinta feira, quando se estava a levantar recebeu uma chamada de uma vizinha a dizer que ela lhe tinha telefonada na véspera para que chamasse os bombeiros, pois estava a sentir-se mal e queria ir ao hospital!
Assim foi, e ficou lá em observações.
O mais engraçado, sim, porque episódios em que a minha avó entre são sempre melodramáticos... ela leva as pessoas aos píncaros de tudo que é emoção: raiva, ódio, amor, riso, triteza...enfim é a minha avó e está dito!
Como ia dizendo, quando a minha mãe chegou ao hospital, foi logo atingida com um:
'O que estás aqui a fazer?' E sem hipótese de resposta um ' Só agora é que vieste?'
Entretanto chegou o médico que foi explicando o que se passava ao mesmo tempo que ia fazendo perguntas sobre o passado e presente dela no que respeita a assuntos clínicos. Admirou-se de ela não ter vestígios de pó nos pulmões, de em toda a vida dela só ter tido uma ou outra maleita e essencialmente de ela viver sozinha.
No fim da conversa, virou-se para a minha avó e disse-lhe que ela tinha de ir para casa da minha mãe, pois não podia ficar mais sozinha. Levou com a resposta de que nunca, que antes queria ir para um lar!
Uma das acompanhantes do médico caiu na asneira de dizer: 'Se não vai a bem, vai a mal'...pois pois, fez mal em dizer aquilo... é que a resposta foi: 'mande na sua vida, que na minha mando eu!'.
A minha avó, apesar do 91 anos, está lúcida, conhece tudo e todos, lembra-se do passado tão bem como do presente, tem telemóvel; mas assumiu que a idade lhe dá o direito de dizer e fazer o que lhe apetece e então acha que pode quebrar regras, passar à frente dos outros e enfim...um osso duro de roer!
Quando o médico abandonou a enfermaria, começou por dar ordens à minha Mãe: para ela ir a casa, fechar janelas, dar de comer ao gato, trazer-lhe o telemóvel, roupa... enfim a mãe da cachopa de 10 anos...da década de 50 do século passado, pois a de agora mandava-a ir ela!
Enquanto isso, ia tirando a máscara para falar e resmungando a propósito de um senhor que estava na enfermaria e não parava de tossir devido ao seu estado de saúde!

Bom, amanhã sai do hospital e vai para casa dela...que havemos de fazer? Deixar andar! O pior é que ela está na 'maior' e a minha mãe a ir-se abaixo com estas coisas arrastando o meu pai com ela!
Eu tento, se calhar egoisticamente, passar ao lado destas coisas. Limito-me a procurar uma explicação para estas coisa e a convencer a minha mãe de que as coisas não são assim tão escuras.

Para a minha mãe cinzento é preto com branco e ela na maioria das vezes só vê o preto!

Para mim a minha Avó está no hospital, mas já sai amanhã...para a minha Mãe a minha Avó está no hospital e só sai, se sair, amanhã!

Humor Campestre

Um homem entra em casa com uma ovelha nos braços.
A mulher, deitada na cama, está lendo um livro.
Diz o homem:
- Olha, amor, esta é a vaca com a qual eu transo.
Diz a mulher:
- Se você não fosse tão idiota, veria que isso é uma ovelha não uma vaca.
O homem sorri e responde:
- E tu, se não fosses tão estúpida, verias que estou falando com a ovelha e não contigo...

Guerra e Liberdade

Incrível como as coisas mudam, mudam e…voltam sempre ao mesmo!
Guerra: vejamos,
tivemos a segunda guerra mundial nos anos 30 e 40,
a guerra do Vietname na década de 50,
a guerra do ultramar na décda de 70, blá blá…mudamos de século e estamos com a guerra do Iraque e Afeganistão ( repetição ou remake?)
Liberdade: liberta este, aquele,
Portugal na década de 70, o 25 de Abril de 1974, a tão esperada liberdade;
emancipação feminina nos anos 60: mulheres queimam soutien, usam mini saia e …passam a votar!

Agora, que temos nós? Liberdade ou guerra? Os miúdos não poderem sair de casa sozinhos com medo da pedofilia e afins, é liberdade?
Andarmos a contar os trocos todos os dias para que o dinheiro chegue para pagar as contas, não é guerra?

E então qual o significado de LIBERDADE?...e de GUERRA?

terça-feira, 10 de junho de 2008

O filho que eu não vou ter NUNCA!

Ainda não o disse aqui, mas a minha amiga Ticha, a Companheira, está grávida...super grávida.
É uma menina e nasce daqui a sete semanas.
A felicidade está escrita em todos os cantos do corpo dela!
Realmente deve se uma sensação única..estar grávida!
Ter uma vida dentro de nós!
A primeira pergunta será: será loiro, terá olhos castanhos como eu? E o cabelo será preto...ou castanho?
Depois virão questões mais sérias: será saudável? ´
E depois de todas estas questões respondidas virão aquelas dúvidas:
-Tem jeito para o desenho...vai ser arquitecto! diz a mãe,
-Não vês como ele dribla a bola? Vai mas é ser futebolista! contrapõe o pai!

Os anos vão passando e todas estas questões vão-se transformando numa vontade: que seja feliz e tudo isso passa por: ter saúde, sucesso e acima de tudo ser um bom cidadão!

Seriam estes, ou não os desejos (meus) sobre o(s) filho(s) que eu não vou ter NUNCA?

Nunca vou saber...NUNCA...palavra horrível, incontornável!