sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Um Presente Cheio de Natal: Iniciativa Imaginarium, Cáritas e TMN.

Calma, não vou começar aqui a falar do Natal... ainda!
Só vou divulgar a seguinte campanha, que eu acho genial. Professores, Pais, Tios é para vocês!
Agora as palavras são do email que eu recebi e transcrevo:


Olá!
A Imaginarium, A Caritas e a TMN estão a promover uma campanha solidária 'Um presente cheio de Natal', e apelam à participação de todos.
É muito simples, e será certamente muito divertido para fazerem com os vossos filhos e/ou sobrinhos.
Basta pegarem numa caixa de sapatos, decorarem-na e colocar lá dentro pequenos mimos, para crianças que não têm a sorte das nossas!
Depois é só entregar numa loja Imaginarium!

Em anexo, segue a brochura que recebi, e onde está explicada a campanha, e como devem fazer.

Não deixem de participar! Quem sabe, naqueles almoços de Natal de amigos, em vez de trocarmos prendas juntarmos prendas e darmos a quem poderá tirar delas um gozo maior.
E não deixem também de divulgar!


Do Dia em que Estive no Mónaco

Mónaco, Julho 2002
Monte-Carlo
Soberbo, Requintado, Lindo
Inesperado, Inesquecível
Para repetir

1000 Entradas!


Aquela sensação de que algo de bom está ou vai acontecer quando numa conta acertamos num número terminado em zero, já todos a tivemos. São os ditos 'números redondos', em que todos reparamos: nas compras, nos aniversários. Quando dizemos que vamos comemorar os 30 ou 40 anos, não há perguntas, mas se dizemos que vamos comemorar 27 ou 36 anos, vem logo a pergunta: Porquê?
E tudo isto porque o Desvios hoje atingiu as 1000 entradas. Não digo visitas, porque não é costume sermos visita da nossa própria casa e nestas entradas está pelo menos uma diária minha, ou seja, estão pelo menos 65 entradas!
Já ia arredondar para 70, mas depois fiz as contas e de 28 de Agosto até agora são 65 dias! Lá está, justifiquei o número 65, se pusesse 70, ficava e pronto!

Bom, venham mais 1000!

Portas Ainda, Penedono Ainda.


Penedono, Abril 2006, de novo
Porta lateral da igreja

Halloween, o Dia das Bruxas


Sou contra a 'importação' de tradições de outros países, principalmente quando isso não é mais que uma forma de ganhar/gastar dinheiro.
É o caso do dia de S. Valentim, que me desculpem os e as românticos (as) invertebrados, mas acho uma piroseira: oferecer corações, fazer jantarinhos românticos... nos restantes dias discutem, andam de candeias às avessas, enfim!
Outro que não me diz nada, é o dia das bruxas, é, tal como diz a Wiki, um evento tradicional e cultural anglo-saxónico, que, por isso nós só importamos... pelo mesmo motivo do dia de S. Valentim: uns ganharem dinheiro e outros gastá-lo!

Mas não é por eu não concordar que vou 'boicotar' e este post vem precisamente a propósito disso:
O ano passado, dia 31 de Outubro, já tarde, talvez aí umas 22h30, tocaram-me à campaínha. Atendi no vídeo porteiro e o que vejo: três miúdas da vizinhança que, muito timidamente disseram: 'Gostosuras ou travessuras'. Não realizei à primeira nem o que elas disseram nem o motivo depois de perceber o que diziam. Até, sim, Às vezes esta CPU tem uns bloqueizitos, é que já não é deste século, lembrei-me que era 31 de Outubro e, por isso véspera do Dia das Bruxas! Ops, que faço agora?-perguntei-me. Não tenho rebuçados, chocolates e, as crianças não tem nada a ver com as minhas convicções... só estão a aproveitar um momento para ganhar algumas guloseimas e estar mais um bocadinho na rua a brincar...
Mandei-as esperar, corri para o armário depenas e , um, dois, três pacotes de filipinos... elas são três, perfeito!
Abri a porta e dei-lhes os três pacotes de filipinos. Espectacular foi ver aqueles olhinhos, já ensonados, a rasgar um sorriso que valeu por uma palete de pacotes de filipinos!
Bom este ano não tenho filipinos, preparei-me de outra forma: o L. esteve na Alemanha e eu pedi-lhe que me trouxesse gomas. Já estão ali prontas, para as eventualidades... são mesmo produzidas para esta época: são em forma de Abóbora e morcego... que medo!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Eu Vesti Rosa



Eu hoje também vesti rosa.
Era o mínimo que podia fazer por elas e...por mim!

É que não acontece só aos outros!

Blogues, Posts e Comentários


Neste mundo da blogosfera tenho vindo a aperceber-me de uma coisa muito engraçada:
Os blogues que falam de temas em que as mulheres estão mais à vontade são os mais comentados!
Exemplo disso são os baby blogues e os blogues de culinária, em que a maior parte das visitas são mulheres. Se entrarmos num desses blogues, logo verificamos que raro é o post que não tem um comentário, e mesmo só um é raro!
Um caso concreto é quando faço a comparação entre o blogue do pão e este.
Ontem coloquei o mesmo post, o da marcha do cancro da mama, nos dois blogues, tiveram o mesmo número de visitas e o post no Só Pão teve 3 comentários e aqui zero!
Há dias, também coloquei um post relacionado com os óleos domésticos nos dois posts e o resultado foi o mesmo!
Senhores psicólogos, sociólogos, ...logos, como explicam isto?
Barcelona, Julho 2002
Passeio turístico pela cidade
Cidade inesquecível
Quero muito lá voltar
e hei-de lá voltar

Penedono,dentro Castelo

De Penedono, no castelo em Abril 2006


quarta-feira, 29 de outubro de 2008

No dia 30, todas de cor-de-rosa, PLEASE!!: Vamos colorir Portugal de Cor-de-Rosa



Próxima 5ª feira, 30 de Outubro

Cópia de LOGO FINAL-Vertical


AMIGOS E AMIGAS:

No próximo dia 30 de Outubro comemora-se o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama.

Assim, a Associação de Mulheres Mastectomizadas " AME e VIVA a VIDA " vai promover nesse dia uma acção de sensibilização alertando as todas mulheres para prática do auto-exame, realização de mamografias e consultas médicas periódicas, distribuindo nas 18 capitais de Distrito folhetos alusivos à doença.
Para simbolizar esse alerta convidamos todas as mulheres a vestir, no dia 30, uma peça cor-de-rosa no seu vestuário - DIA da MULHER ROSA - vamos colorir Portugal de Cor-de-Rosa.
Esta acção vai ajudar as mulheres na luta contra o cancro da mama e elege dois lemas:

- " Saiba o que lhe vai no peito"
- " Vamos acabar com o tabu do Cancro "


Na próxima 3ªfeira, dia 28 de Outubro, realiza-se uma conferência de imprensa ás 11h no Auditório da Junta de Freguesia Santo Condestável, onde estarão presentes sócias fundadoras, figuras públicas ( Fernanda Freitas; Mafalda Arnauth; aguarda-se a confirmação da Alta Comissária para a Saúde e outros convidados institucionais) para a apresentação desta acção solidária.

No dia 30, todas de cor-de-rosa, PLEASE!!

Braga, Tempo Sobre Tempo

Avenida da Liberdade, Braga, Outubro 2008
Tempo sobre tempo...

As Casas do Côro

Casas do Côro, Aldeia de Marialva.
Abril 2006
O passado recuperado pelo presente

terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Vida é Feita de Pequenos Momentos!


Há momentos que servem para apagar tudo de menos bom que aconteceu durante o dia. Aconteceu há minutos atrás. Estava eu a falar no chat com um amigo e quando nos estávamos a despedir, lembra-mo-nos de enviar os bonequinhos da praxe ( provavelmente existe um termo informático para isso, mas eu não sei!), :-).
Lembrei-me de explorar a biblioteca de boneco, mudei então para os amarelos, sai-me um boneco amarelo todo simpático a piscar o olho... do outro lado o meu amigo entrou na brincadeira e passou para os quadrado, eu passei para os coloridos... pronto, aqui não parece ter piada nenhuma, mas o momento, de futilidade infantil, deu para descomprimir do dia inteiro e para perceber que quando queremos, conseguimos criar momentos de leveza, em que a responsabilidade de uma vida agitada, como as nossas, por momentos é posta de lado e sabe bem... é para confirmar o poeta: 'A vida é feita de pequenos momentos!'
Foi o que foi: um pequeno momento que valeu por uma grande terapia! Já vou dormir melhor..
;-)

Nota: Não fosse o spelling e a palavra 'momento' não saía direita uma única vez! Sabia que era a estrela do post! ;-)))

O Gás Não Atravessou a Rua. Não se Justificava!


No início do ano andaram uns senhores pela urbanização a convencer os moradores a aderir ao gás natural. Eram da EDP Gás, ex Portgás.
Depois da explicação deles, ficamos convencidos, pois a instalação era gratuita, o preço do gás compensava em relação ao de botija.
Assinamos o contrato. Passadas umas semanas começaram as obras. Nessas nem vale a pena falar, pois já se sabe, abre buraco, fecha buraco, ficam a rua e o passeio em forma de onda!
Bom, mas como ia dizendo, as infraestruturas foram criadas, gás é que nem vê-lo!
Há dias ao passar pela porta de um vizinho, que mora do outro lado da rua, perguntei-lhe se já tinha gás natural. Disse que sim e há uns tempos. 'Estranho' disse eu, 'Então porque não tenho eu também?!'. 'Ah, sabe vizinha, é que eles não atravessaram a rua, porque do seu lado da rua o número de aderentes não justificava!'
Pois, o número de aderentes não justificava, mas mereciam uma justificação, pelo menos! É que é uma coisa um bocadinho diferente...
Bom, e eu que estava com medo de não gastar o gás que tinha antes de me instalarem o gás natural, hoje tive de comprar mais uma botija, a terceira depois disso!

Uma Varanda ...de Odeceixe


Odeceixe, Julho 2004
Ainda Odeceixe, Ainda a mesma casa..
Agora a varanda.

Outra Porta... de Odeceixe

Odeceixe, Julho 2004
Pegado a esta. vermelha também, outra casa, outra família?
Talvez sim, talvez não.
O mesmo largo, o mesmo fontanário.
Neste dia comi pela primeira vez feijoada de búzios!
Adorei, tanto que já repeti!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Já não Estamos no Verão!


Com a mudança de hora, finalmente me mentalizei que já não estamos no Verão!
Apesar de já ter começado a ver as decorações de natal nas ruas, as lojas já terem acessórios para as árvores de natal, os casacões e os cachecóis nas lojas, as pessoas de botas... não, ainda não me sentia consciente de que o verão 2008 já era passado!
Até hoje ainda andei de camisolas de manga curta, de sandálias, calças de sarja ( ontem no centro comercial senti-me uma extra terrestre, no meio de tanto cachecol, botas e casacões!)... mas depois de sair do emprego às 17h00 e já não poder usar óculos de sol! Definitivamente já não é verão!
O caricato é que eu não aprecio o verão, não gosto do calor, mas gosto de usar roupas finas e sandálias e então 'estico' o mais possível essa prática... até ao derradeiro dia da mudança de hora!
Bom, amanhã vou comprar meias e vou tirar as botas do armário... e uns casaquinhos mais quentinhos... é que, não sei se psicológico ou não, parece que o tempo arrefeceu!
Tem que ser, e o que tem que ser tem muita força!

Tordesilhas, a do Tratado

Tordesilhas, Julho 2002
Aqui foi assinado o Tratado... de Tordesilhas, é claro!

Penedono, de Um Fim de Semana, o dos Meus Anos!



Por Penedono, em Abril 2006
Fim de Semana, o dos meus anos.

Roberto Benigni, Parabéns


Nasceu a 27 de Outubro de 1952, na região da Toscana, o realizador e actor Roberto Benigni.
Quem ler a biografia dele na Wikipédia, percebe que ele não é uma pessoa comum... muitas vezes pelas piores razões, insultar o Papa, por exemplo.
Não é, contudo o que me interessa. A mim interessa que realizou e participou em dois dos meus filmes de eleição: A Vida é Bela( La Vita è Bella), em 1997, a sua obra mais conhecida, uma tragicomédia; e O Tigre e a Neve (La Tigre e la Neve) , em 2005, uma tragicomédia não menos bela, mas menos conhecida.
Um lugar especial na minha prateleira, tem também O Monstro ( Il Monstro), realizado em 1994.
Insultado, amado, odiado, não interessa nada... só quero dar os parabéns a um dos meus actores/Realizadores preferidos.
Parabéns Roberto

domingo, 26 de outubro de 2008

Ainda por Paris




Paris, Maio de 2007
Ainda da Viagem de Trabalho,
Ainda do passeio pela margem do Sena
Ainda da Notre-Dame à Torre Eiffel
Ainda Paris

Oui, C'est Paris


Maio 2007, porta virada para o Sena.
V
iagem de trabalho atribulada, marca reunião, desmarca reunião à entrada para o avião.
Sem hipótese de não ir.
Que fazer?
Paris, pourquoi non?
Passeio pela margem do Sena... da Notre-Dame até à Torre Eiffel...
a pé, é bonito, é longe, cansa, mas gosta-se!

sábado, 25 de outubro de 2008

Amadeo de Souza Cardoso (II)

Título desconhecido, 1911 Óleo sobre tela (?)

Fonte das imagens e legendas ( dos 3 posts):

Outubro, Mês de Prevenção do Cancro da Mama



Não deviam haver campanhas, porque
ele não devia existir... o Cancro, neste caso o da mama!
Mas como existe, têm de haver campanhas de prevenção, a melhor forma de combate.
E eu tenho medo, muito medo, dessa doença!
Não pensem que só acontece aos outros. Não pensem que também só acontece Às mulheres.
Não, pode-nos acontecer a nós, homens e mulheres!

Outubro é o mês de Prevenção do Cancro da Mama, ajudem.
Mas não se esqueçam, cuidem-se ano inteiro.
Façam o teste, consultem o médico...
por favor!


Vejam o Blog da Mulher, com mais informações.
O site da Laço, também deve ser consultado.

Amadeo de Souza Cardoso (I)

Linda, como eu gostava de a ter!
(este fim-de-semama estou muito materialista!)


Canção Popular a Russa e o Fígaro
1916
(óleo sobre tela)

Amadeo de Souza Cardoso

Faz hoje 90 anos que faleceu Amadeo de Souza Cardoso.
Foi a 25 de Outubro, em Espinho, vitíma de 'pneumónia'.
Um dos meus pintores Portugueses preferidos.
A minha homenagem:

Procissão Corpus Christi
1913
(óleo sobre madeira)

Do Castelo

Penedono, Abril 2006
...para vigiar a vinda do inimigo.
Naquele tempo, o inimigo era visível!

Penedono: de Dentro do Castelo


Penedono, Abril 2006
Naquele dia a porta fechada do castelo já estava aberta.
Entramos, passeamos, fotografamos o horizonte, fotografamos Penedono...
e à saída, registamos a vista da saída.

Que Chatice!



Que chatice!
Ainda não foi esta semana que ganhei o euromilhões!
Ao menos que fosse castigada com o 2º prémio!
Se ganhasse o euromilhões, comprava esta casa.... adoro-a!



sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Blogues Estão a Morrer


«Os blogs estão a morrer, estão ultrapassados».

Notícia do IOL Digital de hoje.

A notícia diz que esta afirmação é de um senhor chamado Paul Boutin, um especialista em Internet, na edição digital da revista Wired.
E ele diz mais: «Se está a pensar em criar um blog, não o faça. E caso já tenha um, encerre-o».

Também finaliza com uma questão por parte do jornalista que eu partilho: O próprio Paul Boutin é autor de um... resta saber se o encerrará também.

Esta Notícia ainda tem um inquérito para saber se as pessoas concordam ou não!
Sinceramente, acho que não. Tal como eu, muitas pessoas criam blogues por elas ou por uma causa e não para ter muitas ou poucas visitas... para muitas é até um diário, que pode ser lido.
O blogue tornou-se um meio de combater a solidão e cada vez há mais solitários...só por isso não acaba!

Bom, o meu não fecho, pelo menos enquanto me der gozo mantê-lo... afinal é o principal motivo porque o tenho!

Alentejo, Concerteza....


Alentejo, Julho 2004
Bastava a data, o ocre denuncia a zona, Alentejo, concertezaa!
Não era preciso dizer!



Desanimada, desmotivada,
desamada, deprimida, desmotivada.
Não, não andei à procura de palavras começadas por D para adjectivar como me sinto neste momento... estou mesmo assim! Assim fosse e procuraria começadas por A, talvez: Alegre, animada, amada....
Enfim, como é complicada esta vida!

O Meio Termo!

Hoje ouvi um colega meu, numa conferencia telefónica o seguinte:
-Eu já trabalho aqui há 17 anos! Mas atenção que ainda sou novo!
Bom a conversa era com uma senhora, não sei bem quem. O engraçado foi a necessidade dele de, por um lado mostrar maturidade profissional, mas por outro evidenciar que ainda era novo!
Será este o meio termo da vida?

Porquê?

Porque é que há coisas que têm de acontecer?
Porque é que há coisas que tem de acontecer a nós?
Poeque é que há coisas que têm de não acontecer a nós?
Porque é que há coisas que têm de acontecer a nós sem nós darmos conta?
Porque é que há coisas que têm de não acontecer a nós sem nós darmos conta?
Porquê, caramba?!
Não é justo!
E também quem disse que a vida era justa?
...pois!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Victor, Puto Reguila


Estava eu a jantar e a olhar para as tigelas da marmelada, que estão em cima da mesa a secar.
Lembrei-me, então, de uma história que o meu pai conta muitas vezes e mostra o quanto nos dias de hoje nos podemos dar por felizes!

Os meus avós paternos sempre foram pessoas de parar pouco tempo no mesmo sitio: viveram na Foz, em Campanhã, no Freixo, enfim andaram pela cidade toda ao ritmo que iam arranjando emprego. Ele como jardineiro e feitor e ela como cozinheira e governanta, mais tarde.

Um dos sítios onde eles viveram, foi na quinta da Concórdia, a fábrica das Farinhas Harmonia, nas margens do Douro, logo a seguir ao Palácio do Freixo.

Durante um bom par de anos viveria lá na casa do feitor. Lá também viviam os donos da quinta, a família Lage. Essa família tinha um filho da idade do meu pai, mas que, como menino rico da época, era super protegido e, então quando fazia algo fora do habitual, as coisas corriam mal!

Pois, foi o que aconteceu num desses dias. Estava ele, o meu pai e o meu tio no pátio a brincarem quando a empregada lhe veio trazer o lanche: Pão com marmelada!

O meu pai olha para o pão e pensa: 'Afinal isto é que é marmelada! Foi a minha mãe que fez e eu não como?!' Miúdo reguila da época, olha para um muro que tinha sido derrubado por um camião da farinha e, virando-se para o Luizinho:

- Ó Luizinho, vamos brincar para ali?
- Não me apetece.-Responde o Luizinho com ar de enjoado, enquanto vai comendo o pão como se estivesse a fazer um frete.
- Não queres vir, porque não consegues andar em cima dele direito… não te seguras!
- Seguro pois, só que não me apetece…
E lá continuaram naquela lenga lenga, até que o outro se convenceu que tinha de provar ao meu pai que era capaz. Salta para cima do muro e ao primeiro passo acontece o que o reguila do Victor queria: o Luizinho desequilibra-se, cai abaixo do muro, ele para um lado, o pão para o outro e, quando olha para os joelhos a sangrar, desata aos berros e vai a correr para dentro de casa a chamar pela mãe.

E o Victor? Esse, que nunca havia perdido de vista o pão com a marmelada, corre para o apanhar, senta-se na beira do muro e… foi um lanche e peras!

A Porta... do Bono

O Sr Bono, ainda não tinha ele a D. Tigra , usava o seu tempo livre a 'decorar' a entrada da casota! Não deixa de ser uma porta!
Não queiram saber como está agora a entrada da casota... um bocado pior, acham possível?! Mas é!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Olá Joaninha

A Joaninha nasceu.
Depois de ter programada a cesariana para o dia 16 de Outubro, resolveu dar a volta no fim de semana anterior e ficou mais uns dias no quentinho da barriga da mamã dela. Mas ontem achou que estava na altura de nascer e decidiu pedir para sair.
Nasceu ontem às 9h00 da manhã com 45 cm e 2,950 kg. É loirinha como a mamã. Ainda não a vi, mas de certeza que é linda!
Parabéns mamã. Sê bem vinda a este mundo, Joaninha... que sejas muito feliz.

Penedono... A Porta do Castelo


Penedono, Abril 2006... a Porta do Castelo
Estive pela primeira vez um Penedono nesta data. Fui lá parar por acaso, mas gostei, tanto, que voltei com um grupo grande de amigos. Foi um fim-de-semana inesquecível... os dois.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Two Millions dollars, Super (Oba)Man





Dizer que é o Super Homem e que veio de Cripton, aumenta a conta bancária em 2 milhões de dólares!
Vá-se lá saber como... é que eu já disse isso hoje várias vezes e não resulta!
Que será que me falta?

Odeceixe, Alentejo: Uma Porta


Julho de 2004, férias em Odeceixe.

domingo, 19 de outubro de 2008

Fotografia

Há coisas que gostaríamos de fazer, mas não sabemos... nem bem, nem mal... não conseguimos e pronto!
Outras há, que apesar de não sabermos fazer, bem, diga-se, conseguimos. É o caso da escrita e fotografia. E é o meu caso. Gosto de escrever, mas não o sei fazer bem. Gosto de fotografar, mas não sei, também. São coisas que tem de nascer connosco e ser aperfeiçoadas ao longo da vida e não 'impostas' na nossa natureza!
Sorte a minha, e má sorte dos outros, que posso escrever e fotografar, pelo menos! Não é que o faça bem, mas faz-me bem e enquanto isso vou fazê-lo!
Tenho uma predilecção por fotos de janelas, portas, azulejos... No fundo pormenores. De uma igreja, por exemplo, prefiro fotografar a porta ou sino em vez da igreja completa...
Resolvi, então, mostrar-vos periodicamente, algumas dessas fotos, tiradas durante as férias, viagens de trabalho, passeios ocasionais... sim porque a máquina fotográfica anda sempre na carteira!
É já a partir de amanhã.

Solidariedade

Hoje quando estava no banho lembrei-me de algo muito engraçado:
Em S. Mamede, pegado à casa onde eu morava, havia uma família em que um dos filhos tinha, o que nós dizíamos na altura, um atraso mental. Chamava-se António e todos lhe chamavam Tono. Nos períodos em que a mãe ia trabalhar, ele ficava pela rua, ou a brincar ou a fazer recados a quem lhe pedisse. Sempre que podia, tomava banho: de manhã, à hora do almoço, ao fim da tarde quando a mãe chegava, antes de se deitar... enfim banho para ele era sagrado!
Com ele, muitas vezes andava um outro rapaz, o Fredo, que vivia num acampamento nas redondezas da vila. Esse, ao contrário do Tono, era alérgico à água. Muitas vezes era impossível chegar perto dele, tal era o cheiro a suor.
Um dia a mãe do Tono, desesperada com o gasto de água, perguntou-lhe: 'Para que estás sempre a tomar banho? É de manhã, é à hora do almoço, á à noite... Não podes tomar banho só de manhã e à noite?'
A resposta dele foi: 'Ó Mãe, tem que ser, não vês que alguns são pelo Fredo? É que ele não toma banho e eu tenho de tomar pelos dois!'

sábado, 18 de outubro de 2008

Oleão: Eu já Tenho o Meu

Hoje decidi finalmente ir à Braval, empresa de tratamento de resíduos, buscar o meu Oleão.
É só seguir as indicações da página:

A Braval iniciou, no passado mês de Abril, a distribuição de óleões à população (5L) e a estabelecimentos de maior dimensão, com contentores de 30L (restaurantes, cafés, escolas, cantinas, juntas de freguesia)

Foram já realizadas várias campanhas de rua, os interessados poderão levantar também os óleões, nas instalações da Braval, na Serra do Carvalho, a qualquer hora, mediante o preenchimento de uma ficha de cliente.

Depois de cheio, a troca do oleão, pode ser solicitada pelo N.º Verde Grátis 800 220 639.

Com este projecto em funcionamento, o óleo alimentar usado será recolhido e levado par uma unidade de valorização, será tratado de modo a poder ser utilizado como matéria–prima e para o fabrico de biocombustível.

Esta unidade reveste-se da maior importância para a região, é inovador, no sentido em que será feita recolha porta-a-porta dos recipientes de óleo.

Quem vive em cidades, que não tenha esta recolha de óleos, pode usar a opção da AMI, mas esta 'obriga' a ir entregar os óleos aos estabelecimentos por ela indicados. Mesmo assim mais vale do que deitar pelo esgoto... para além de estragar as canalizações, aumenta em milhares de euros os custos do tratamento das águas residuais!

Braga, a Cidade que (ainda) não me Conquistou


Eu vivo em Braga, mas não gosto, confesso. Não gosto por muitas razões, das quais vou citar uma, a principal: NÃO tem MAR! Eu nasci perto do mar, vivi 30 anos perto do mar e não me consigo habituar a acordar e a não sentir o mar...
As pessoas de Braga a quem eu digo que não gosto de Braga, não gostam de ouvir e dão mil e um argumentos para contrariar a minha afirmação. 'Braga é mais segura que o Porto', 'O Porto está todo a cair', Braga é mais... que o Porto'. Que seja! Mas eu não gosto!
Não vou dizer mal das pessoas daqui, pelo contrário, fiz muitos amigos e com alguns deles criei laços de grande amizade, mas... Braga (ainda) não me conquistou.
Também não vou dizer que a cidade é feia, porque não o é! A cidade tem zonas lindíssimas, que são verdadeiros ex-libris do Minho e mesmo de Portugal! É mesmo uma cidade cheia de contrastes, não tivesse ela 2000 anos e existisse uma outra cidade por baixo dela!
Há dias em que sinto alguns remorsos por não gostar dela terra. Afinal sou 'uma estrangeira' aqui, fui bem recebida, bem tratada e... estou sempre a dizer que não gosto da terra!
Hoje foi um desses dias e, então, no meu passei rotineiro de Sábado, resolvi arranjar algumas 'provas' da beleza da cidade e então, porque tive de ir tratar de uns assuntos junto à Sé, tirei algumas fotos, que mostram a beleza de outros tempos da cidade.

A Sé de Braga

Um dos muitos antiquários que existem junto à Sé, na Rua Gualdino Pais

A Rua Gualdino Pais

Homer Simpson a tentar votar em Obama

Está espectacular!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

17 de Outubro: Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza

Hoje, 17 de Outubro, é o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza. Quando vejo fotos como as que forma publicadas no Outras Escritas, vejo pobreza, vejo pessoas entre a vida e a morte porque não tem água sequer, muito provavelmente, ou de certeza mesmo! Assustador, aterrador...
E nos países ditos desenvolvidos, há pobreza? Sim, também a há, não com esta dimensão (ou será que há?), mas há pessoas a passar fome, acredito, sei, mas também acredito que não são as pessoas que andam aí a auto-declararem-se de pobres!
Porque pobre não tem dinheiro para parabólicas, plasmas, consolas de jogos e nem para transportes, muito menos carro! E isso é o que se vê na maioria das vezes: pessoas a serem ajudadas pelas autoridades competente e a fumar, bem vestidas e não digo limpas, porque pobreza e limpeza não tem de estar associadas; com telemóveis. É o único telefone que tem... ora, no tempo da minha avó ia-se telefonar à mercearia ou à cabine pública.
Uma frase que sempre ouvi da minha avó e da minha mãe: Ter pena é da pobreza encoberta! E essa há-a muita e não tem ajudas... e há em Portugal! Só espero é que não cheguem ao extremo das fotos, um dia... que falem, que gritem enquanto tem força para isso!

Deolinda, Eu Gosto


Aqui há uns tempos, quando vi pela primeira vez o video clip dos Deolinda, adorei. Achei-os diferentes de tudo que havia, adorei a postura do grupo,... então a Ana Bacalhau... um 'must'!
Quando comentei com colegas o grupo, ou não conheciam ou era piroso. Era uma palhaçada. Como percebo pouco de musica, e para mim é assim: ouço, se gosto continuo a ouvir, se não gosto, mudo e acabou, pensei 'Se calhar não vale mesmo nada, mas eu gosto e tem tanta presença!'. É daquelas coisa que nós temos mesmo a certeza do que sentimos por elas, nem que sejamos os únicos a sentir.
Deixei de comentar com os outros sobre o grupo... 'Deixa p´ra lá', pensei, 'eu gosto'. Limitei-me a sempre que os ouvia a subir o volume do som e 'curtir' o momento!

Não é que agora, que na Antena 3 o Nuno Markl tem uma rubrica musicada por eles, já são espectaculares?!
É preciso ter lata: são espectaculares, a música é muito boa... enfim, bando de... sei lá de quê... nem digo para não dizer asneiras!

No final disto tudo, ainda bem que eles estão a ter sucesso, ouço a rubrica do Nuno todos os dias no caminho para o emprego. às vezes é a salvação da rubrica. O Nuno é uma pessoa com muito talento, só que é aquele tipo de talento que não agrada a todos, ?

Eu continuo a gostar... só espero que não se deixem deslumbrar pelo sucesso e se estraguem!





Dar um Passo Atrás, PRECISA-SE, URGENTE!

Muitos devem estar lembrados da expressão de um jogador de futebol, penso eu, de há uns anos atrás: 'Quando estávamos junto ao precipício demos um passo em frente!'. Claro que ele queria dizer que se salvaram no último momento, mas a expressão nua e crua diz exactamente o contrário!
Esta expressão ficou-me sempre ma memória e muitas vezes quando me fazem perguntas sobre determinados assuntos mais críticos eu costumo responder: 'Está tudo a correr bem... conseguimos dar um passo atrás! Bom, estão a imaginar a cara das pessoas a ouvir isto... ou já conhecem, ou então a pergunta seguinte é a óbvia: 'Um passo atrás?!'. Pronto eu lá explico que junto ao precipício, e é a imagem de uma situação adversa, a salvação é dar passos atrás, pois se formos em frente é o fim!
É assim que me sinto, junto ao precipício e a precisar, urgentemente de, não dar um passo, mas fazer uma longa caminhada para trás.
Desde ontem à tarde que estou em casa. Tinha planeado ficar desde terças feira, mas uma auditoria obrigou-me a adiar os meus planos.
Quem só agora me está a conhecer, fica com a imagem de que eu sou um vidrinho de cheiro mimalho que não quer fazer nada... eu também ficaria e ainda consigo por-me fora o suficiente para me aperceber disso. MAs a verdade é que eu não sou nada assim, e quem me conhece também sabe.
Chegou a hora de abrandar, pensar e reformular... 'Lessons Learned' é preciso.
Não há segunda oportunidade para a vida!
Dar um passo atrás, Precisa-se Urgente!

Verão Azul, Lembram-se?


Quem com mais de 30 anos, não se lembra do Chanquete, do Xavi, da Bea,... do Piranha, enfim, da série Verão Azul, que passou na RTP em 1983?
Eu lembro-me e hoje chegaram às minhas mão umas fotos dos actores naquela data e agora!
Atenção que não foram só eles que cresceram e envelheceram.. vão lá dar uma espreitadela ao espelho!