quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Deutschland, Stuttgart Cannstatter Volkfest

Pois a chegar daqui.

 Uma noite fantástica
2

AS pessoas vestem-se assim

Deutschland: Zurich-Stuttgart

E sem muito que fazer dentro do avião, deu-me para escrever em papel! Sempre gostei pouco de cópias, mas pronto, aqui vai a transcrição do que foi escrito nas alturas:

Swiss AVRO RJ 100, o modelo do avião. Esta informação é para o meu amigo Alberto que já já vai ficar a saber do que falo.
Estou na fila 18, a poucas da última do avião, por isso muito para trás da asa. Avião com filas de 3 lugares de um lado e 2 do outro. Estou sentada do lado direito, mais uma vez na coxia (ainda não tive direito a janela para poder tirar umas fotos). Ao meu lado estão dois matulões, com ar não sei bem de quê, que me olham pelo canto do olho, enquanto escrevo. Um grupo de idosos, quase meio avião, fala, ri e grita de excitação, digo eu. Poderá ser também medo, já que esta coisa abana por tudo que é sítio, tipo autocarro da carreira que vai pela nacional. É agora a minha vez de olhar pelo canto do olho e reparo que os 'matulóes' estão com os olhos quase a saltar e brancos que nem cal! Têm ar de turcos, mas não parecem turcos. Dúvida!

Pausa na escrita: assistente de bordo traz bebidas e um chocolate.

Retomada a escrtita:
Pronto já sei o que são. Americanos de Los Angels, funcionários da Mercedes que vieram visitar a fábrica de Stuttgart.
Não, não perguntei nada a ninguém, simplesmente enquanto a assistente me perguntava o que queria em alemão, como eu não percebi o que ela disse em alemão, nem em inglês, quando ela perguntou se eu falava inglês, eles responderam por mim, que sim.

Depois de pedir água e café, resolveram começar conversa com um: 'Detesto este voo, É sempre assim?!'
Respondi que não sabia. Foi quando, sem perguntas da minha parte, que desbobinaram sobre a sua origem e razão da sua vinda a Stuttgart.

Bem o avião parece mesmo um touro enraivecido. A brigada do caruncho calou-se e os americanos só limpam a testa com o guardanapo. Eu estou aqui a escrever. É aguardar por chegar ao destino. As assistentes não estão com ar preocupado, continuam na vidinha delas, logo a situação será normal e estará controlada... penso eu!


E parece que vamos aterrar.s O americanos só dizem palavrões e que só querem chegar ao hotel e descansar.


E agora, sem rascunho: a aterragem foi 'normal'. Entre abanões, lá alcançamos terra firm.

Foto tirada daqui. É mesmo pequeno, Ao vivo não aprece tão pequeno.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Deutschland, Abstatt

Adenda: Faltava a foto...

Já não têm conta as vezes que estive na Alemanha. A par com França deve ser o país que mais visitei, mais que a vizinha Espanha.
Nada de especial, se tivermos em conta que os destinos foram sempre os mesmos e o tempo para lazer foi sempre curto.
Até há bem pouco tempo, o meu destino na Alemanha era Hildesheim, onde está sediada uma unidade de negócios da empresa onde trabalho. Agora como mudei de funções, o meu contacto passou a ser feito com Absttat, onde estou agora pela primeira vez.
Hildesheim fica no norte, Abstatt no sul.
As diferenças são abismais! Paisagem, gastronomia, comportamento, tudo é diferente.
Aqui no sul, as pessoas têm muito mais vida social, são muito mais amistosas, criam-se amizades com muita (mais) facilidade, a cozinha é mais simples.
No norte tenho muitos amigos, mas essa amizade demorou anos a solidificar-se. Sei que tenho amigos de verdade. Depois disso são pessoas amigas (muito) amigas, mas que mesmo assim, criam verdadeiros muros de cimento entre o trabalho e o resto. Em ambiente de trabalho uma piada é algo de (muito) improvável, e nunca outros assuntos são falados.
No Sul, já é diferente, parecem já ter algum sangue latino a correr-lhes pelas veias. As piadas são sempre bem recebidas, e eles são os primeiros a provocar a piada.
Entretanto o tempo por aqui está maravilhoso, os almoços e os jantares têm sido em esplanada, sem agasalhos! Sim, porque por cá, mesmo com frio, desfrutam das esplanadas sempre que podem, ou seja, quando não neva ou não chove.

E pronto, estou por aqui e ontem jantei num sítio, num castelo, de onde desfrutava de uma paisagem,  como esta, se não esta. (a foto é da net, as minhas estão por descarregar...)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Deutschland

Até Zurich, voei no 'Afonso Henriques', um A 320 operado pela 'nossa' TAP, apesar de ter bilhete da Swiss Air.
E ainda bem, tendo em conta o voo Zurich-Stuttgart. Valha-nos que foi curto e que cá a menina não se deixa intimidar pelos solavancos do passarão!

O A320 que dá pelo nome de 'Afonso Henriques' em homenagem ao nosso primeiro...Rei.

E identificado o avião Porto-Zurich, antes que alguém que eu e ele sabemos quem é, pergunte; mais uma vez confirmo: os melhores pilotos do mundo são os da TAP. A TAP até pode ter alguns defeitos, tais como ajudar, e muito, a afundar as finanças do nosso país, mas que tem bons pilotos, sobre isso não há dúvidas.
Neste voo a assistente de bordo não teve que fazer a habitual ginástica das portas, do colete e do oxigénio. Agora e uma animação que passa nos monitores! Não vou opinar sobre o assunto, pois não estive com muita atenção. Recuso a hipótese de que o avião vai sofrer um acidente e ainda mais a de que vamos ter tempo e sangue frio para todas aquelas 'cerimónias'.

Contam-se pelos dedos as viagens que eu faço, que não tenha aventura(s). Desde ficar uma noite retida em Parais, quando tinha que estar no dia seguinte e Stuttgart para uma formação, ou não poder levantar o carro porque puseram toda a gente do aeroporto por 'une valise oublier'. Eu sou assim mesmo.


 No fim tudo acaba bem, mas os 'entretanto' são cheios de emoção.
Hoje começou pelo táxi que tinha que estar em minha casa às 8h00. Passavam 5 minutos das 8h00 e estava ele a ligar-me a dizer que não encontrava a minha casa e que estava num sítio exactamente oposto à minha casa!
Vá lá que chegou rápido e deu para chegar a tempo ao aeroporto e quase tomar o pequeno almoço. Pequeno-almoço pedido. pago e no exacto momento em que o empregado do bar vai para tirar o café, um apagão nas lojas. Não houve café para ninguém... só pão, frio, quase a ser empurrado com o dedo!
Em Zurich, uma escala com quatro horas de espera. Ainda pensei em apanhar um táxi  e ir dar uma volta pela cidade. Desisti. Se por um lado, nos últimos tempos  não ando com grandes vontades de passear, por outro, depois de ver a exorbitância (roubo) que me pediram por um postal... desisti!
Flughafen Zurich, que é como quem diz: Aeroporto de Zurique'

Tiveram o desplante de me pedir 4.50€ por um postal! Mais tarde, e continuando a ser roubo, mas como foi por uma boa causa, consegui pagar  'só' 2.75€ por um postal e pelo selo. A senhora do quiosque ainda foi uma querida e ficou com o postal para por no correio.

O postal, que não vale um chavo, pago a peso de ouro!


Bem, este post foi escrito só agora quando poderia tê-lo sido feito on-line, mas aqui a menina teve a grande ideia de mandar o carregador do computador na mala de porão e não se apercebeu que o dito estava completamente desalimentado!

Deu para tirar fotos...

Balenciana, um nome a reter. Amei.

Chocolate... suíço, pois está claro! Estas montras são um atentado!

Luxo: Tiffany & Co. O candeeiro é qualquer coisa.

Naquelas quatro horas e até agora, muitas outras coisas aconteceram Fica para amanhã.

domingo, 25 de setembro de 2011

...Não resisti, comprei-as e vão comigo amanhã.

Lamechices

Muitas coisas complicadas, chamemo-lhes assim, estão a acontecer. Umas boas, outras menos boas, mais estas.
Está a ser muito complicado digeri-las, ambas, até porque, se as boas podem ser controladas, as menos boas estão a ser muito desgastantes, principalmente pelo estado de exaustão em que me estão a pôr.

Vale-me que a saúde está controlada, ou seja consigo aguentar-me de pé, levantar-me todos os dias e, ainda, filtrar as emoções de modo a que pessoas alheias a tudo isto não sofram os efeitos deste mau-estar, que é, ainda, emocional.

E como, se 'não há bela se senão', temos que pensar que o contrário existe: 'os opostos andam sempre a par, em proporções diferentes, muito às vezes.
E este pensamento mantém-me de pé, ajuda-me a seguir em frente, devagar, a escolher caminho, o meu, o que eu quero;  que outros tentam ofuscar com o que  eles querem... daí o ter que ser levado devagar, e ainda assim já me enganei, e inverter a marcha é complicado!

Bem, mas agora estou a fazer a mala, vou uma semana, em trabalho, para Stuttgart e... trabalho e bons momentos me esperam.
E talvez traga comigo este menino e alguns irmaõzinhos. Hoje fui experimentar e amei.
...o 'for Her'

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

José Niza (Lisboa, 16 de Setembro de 1938 - Santarém, 23 de Setembro de 2011)

E esta semana, pela segunda vez, a arte em Portugal, a das palavras agora, fica mais pobre...


RIP, José Niza (Lisboa, 16 de Setembro de 1938 - Santarém, 23 de Setembro de 2011)




Quis saber quem sou
O que faço aqui
Quem me abandonou
De quem me esqueci
Perguntei por mim
Quis saber de nós
Mas o mar
Não me traz
Tua voz.
Em silêncio, amor
Em tristeza e fim
Eu te sinto, em flor
Eu te sofro, em mim
Eu te lembro, assim
Partir é morrer
Como amar
É ganhar
E perder.
Tu viste em flor
Eu te desfolhei
Tu te deste em amor
Eu nada te dei
Em teu corpo, amor
Eu adormeci
Morri nele
E ao morrer
Renasci.
E depois do amor
E depois de nós
O dizer adeus
O ficarmos sós
Teu lugar a mais
Tua ausência em mim
Tua paz
Que perdi
Minha dor
Que aprendi.
De novo vieste em flor
Te desfolhei...
E depois do amor
E depois de nós
O adeus
O ficarmos sós.
Chego a ter medo dos meus pensamentos e das minhas premonições... acontecem e às vezes não é nada bom, ai não é não!

Diospiros

Os dióspiros para mim estão associados ao Outono e assim, de repente, apeteceu-me um dióspiro...comido à colher...

Estamos no Outono

 Acabadinho de chegar...


Equinócio do Outono 2011

Em 2011, o Equinócio de Outono, ocorre no dia 23 de Setembro às 09h05m (tempo universal), 10h05m em Portugal continental. Este instante marca o início do Outono no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se até ao próximo Solstício que ocorre no dia 22 de Dezembro às 05h30m.

Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra de origem latina significa "noite igual ao dia", pois nestas datas dia e noite têm igual duração.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

6h30 to 21h45

6h30, acordo sem ouvir despertador e depois de dormir a noite toda., coisa rara nos últimos dias, semanas, meses.
A rotina da praxe e, a acabar de me arranjar, toca o telefone. Era para o L., que depois de atender, me diz: 'Despacha-te que tenho que ir já para a fábrica.'
Começo a resmungar, pois está claro: 'Nma fábrica cm mais de 2500 pessoas, tiram  uma pessoa da cama para ir apagar fogos!'.
Entre resmungadelas, e depois de ter alimentado os Focinhos, o cartão foi marcado antes das 7h30.
Pequeno-almoço a correr, telefonema para o Japão, chamada da Austrália, entra em conferência com a Alemanha, uns telefonemas internos, umas idas à produção e a manhã passou.
Almoço no s´tio do costume, na cantina. Vale-e que o meu amigo VP está de volta e assim anda consigo ter uns almoços bem dispostos e ... volta à carga, que é como quem diz; telefone, email, reuniões e, há tanto para fazer e que fazer, que o cartão voltou a ser marcado já passava das 2130. O estado de cansaço era tal que já nem a esfregona das empregadas da limnpeza conseguia ouvir!
Jantar em casa está fora de questão. Quem é que às 22h00 tem pachorra para se meter com tachos e panelas? Eu não! Já às 19 sabe Deus, quanto mais a esta hora!
Nestes dias, que ultimamente são muitos, o destino de eleição é o 'Silva's'. Lá sentimo-nos em casa, as pessoas que lá vão são (quase) sempre as mesmas e já não é preciso dizer o que queremos. Ele sabe, ( e que me perdoe a Oliviazinha, pois vou falar outra vez de comida), que eu adoro polvo, que amo a sangria dele e que me delicio com as saladas de tomate, alface, milho e cenoura que ele me prepara na hora e tão bem tempera.
O Zé Carlos, o dono do restaurante, hoje tinha à espera do L., um arroz de favas confeccionado com favas da horta da cozinheira, que numa tarde de paciência as descascou e congelou. Agora, de vez em quando, o Zé Carlos brinda o L.. e os outros clientes, com um arroz fresco de favas. Eu cá, como não gosto de arroz, não como, mas à minha espera, para além da minha saladinha, estava uma alheira, primorosamente grelhada. Um suspiro, do meio de tanto cansaço, largou o comentário:'um ovinho estrelado é que ia bem!'. Foi pegar no telefone, falar com a cozinheira e passados alguns minutos não tinha um, mas dois ovos estrelados. (que se lixe o colesterol!).
Aquele mimo, aquela boa vontade, deu-me tanta energia. Soube-me tão bem aquele mimo que o cansaço deixou de existir. Comi aqueles ovos como se fossem os dois últimos ovos estrelados à face da terra!

E para ter a certeza de que o colesterol hoje ia alterar, ainda comi uma fatia de bolo húmido de laranja. Ai o fígado, ai a vesícula... amanhã queixo-me... hoje estou mimada e consolada!... e cansada, claro, mas amanhã às 8h00 espera-me o Takano-san, a Yuri-san e o Orikochi-san. Sim eles não são 'san',  mas a partir do momento em que nos tratam também por 'san' somos um dos deles e somos amigos..

Pois e agora aqui a Reflexos-san, vai dormir para não se atrasar para a conferência com os 'san', que já estarão a largar o escritório aquela hora.

Nota: Na minha terra, o Porto, o 'arroz fresco' é 'arroz malandro'.

Tentação: Compra, não compra

É que vou para o frio na próxima semana... um bom argumento para comprar.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Os 100 Anos do Ribeirinho

Faz  hoje 100 anos que nasceu um dos maiores actores do século XX: Francisco Ribeiro, mais conhecido por Ribeirinho.
Quem não se lembra da 'ginástica cueca', em que ele, juntamente com Vasco Santana fazia ginástica sueca em cuecas...e quem não guarda na memória a famosa cena, em que ele ao som do pêndulo do relógio sonhava com a suam amada Ta-tan'
E o Sapo, não quis deixar passar em branco (não fosse ele, não saberia, confesso) esta data, dedicando-lhe este logo:

Júlio Resende faleceu hoje aos 93 anos

Júlio Martins Resende da Silva Dias
(Porto, 23 de Outubro de 1917 - Valbom, Gondomar, 21 de Setembro de 2011) 
 
 RIP, Júlio.

Fundação Júlio Resende: A visão do Lugar

Há dias em que acordas, com a (má) disposição dos outros dias, mas logo cedo o Mundo começa a estar contra ti.
É em casa, é no trabalho, no supermercado e no trânsito.
Ao meio-dia, a auto-estima já saiu do teu dicionário.
Resolves ir almoçar, sozinha, a um sítio onde a empregada te faz uma grande festa e comenta contigo a tua ausência de Domingo passado.
Domingo, um dia em que é preciso esperar por mesa, um dia em que elas nem tempo têm para respirar... ela deu pela tua falta.
E mais, já não almoçava lá há muito tempo, mais de um ano, talvez; ela lembrava-se que nestes dias tu queres um Compal de frutos vermelhos, um rissol de camarão em pão e que adoras a broa deles e, sem mais, te oferece um pratinho de broa...

Depois disto, todo o resto ficou um pouco mais leve...

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Não sou Fotógrafa

Banco de Portugal, Avenida Central, Braga, Setembro 2011

Por muito que gostemos de fazer certas coisas, nunca (achamos nós que nunca) as vamos fazer na perfeição.
Fotografia é um tema que muito me interessa. Lembro-me de em miúda passar horas a ver os albuns de família. Lembro-me também de ficar deslumbrada com imensas fotografias que forravam as paredes de casa dos meus avós.
Gosto muito de fotografar. Ando sempre com a máquina fotográfica na carteira e volto mais depressa para trás para pegar a máquina fotográfica do que o telemovel!

Nunca tirei nenhum curso de fotografia, a minha máquina pouco melhor é que a de um telemovel e, mesmo sabendo que não sei, gosto de tirar fotos e de as paritilhar. É que por muito más que estejam, acho sempre que são tiradas daquele ângulo que só eu vejo... claro o efeito nem sempre é o desejado, como é o caso desta, do Banco de Portugal em Braga, numa noite muito limpída.
Olhei para a cúpula do edifício e disse ao L.: 'Que linda foto que uma máquina 'à maneira' não tiraria daqui'. 'Pois, anda mas é embora que está frio. Não tens, nem sabes para tal.'-respondeu-me.
'Eu sei, mas mesmo assim vou tirar uma foto.'-respondi.
Encolheu os ombros, abrandou o passo enquanto eu procurava a máquina, me posicionava no que eu achava ser o melhor ângulo e tirava a foto.

Foi esta a foto. Não é a que tenho na minha mente da que poderia ter saído, bem feita que fosse, mas tenho a foto tirada num momento em que só queria ser fotógrafa...

Melhores dias virão!

Sim, por cá as coisas andam muito paradas, blogosforicamente (linda horrível esta palavra que acabei de inventar...).
A vida nos últimos dias deu muitas voltas, mas continuo no mesmo sitio. Do ponto de vista emocional, e rprefaseando a teoria do L. de que sempre que passamos por uma grande emoção, são uns poucos de neurónios que se vão; a minha cabecita está muito abalada... Talvez se deva ao vazio deixado pelo (neurónios) que se foram. É que sendo verdadeira esta teoria, não se devem ter ido nada pouco!

Uma amostar do caos em que as coisas estão: passei o dia de ontem a pensar que era dia 19. Pior: um amigo faz anos hoje e ontem enviei-lhe uma mensagem a dar-lhe os parabéns! A sorte é que o rapaz não é daqueles que se deixam sugestionar por antecipações e riu-se da min ha azelhice...

O corpinho, esse, está também bastante ressentido. São dores musculares em todo o corpo, umas cólicas estranhas e dores de cabeça.

Definitivamente isto está a custar muito, bastante.
Enquanto isso vai-se tentando  avançar, com passos ora maiores, ora mais pequenos, com a convicção de que estamos a avançar no caminho certo e de que 'Melhores dias virão?!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Google com Vitamina C

Homenagem a Albert Szent-Gyorgyi

Special Price

Zara
Tenho vários pares de sabrinas e todos eles foram adqiridos por motivos especiais.
Umas douradas compradas numa H&M de Paris depois de, com uns tacões de 7 cm, ter ido desde a Notre Dame até à Torre Eifell a pé!
Umas rosa choque, também H&M, compradas em Lisboa ao ser surpreendida por uma descida de temperatura quena opnião do L. 'não era tempo para andar com os pés à mostra'.
E estas porque 'tigresse', porque estavam com um preço muito convidativo e vão fazer um jeitaço no final do mês quando viajar...

... pois vou viajar...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

The Printed Blog, a Portuguesa

Capa fantástica, esta, a do nº2. A nº1 só encontrei na FNAC...

Calendário de Vida

Há por aí pessoas que fazem coisas na vida sem saber muito bem porquê... simplesmente porque 'faz parte', como se fizesse parte do que eu chamo de 'calendário da vida'!

E estou a falar de coisas definitivas demais para serem feitas só por este motivo, tais como casar, ter filhos...
Depois é o que se vê: divórcios, violência doméstica, crianças abandonadas ou deixadas aos cuidados dos avós ou (ainda pior) a serm usadas como 'armas de arremesso' em processos de separação complicados.

Tenho dito!

domingo, 11 de setembro de 2011

11 de Setembro

Este como é o do décimo aniversário, será o ano 'oficial' da pergunta (que já coloquei há uns anos): Onde estavas no 11 de Setembro de 2001?

 Estava a trabalhar. Tinha um projecto a arrancar e desesperava por informações que tardavam em chegar.
Ninguém atendia os telefones, não liam nem respondiam aos emails... enfim, desesperava eu, quando alguém se dignou atender o telefone e, com voz de pânico, como se fosse Lisboa que estivesse a arder me disse: ´Mas tu não sabes o que se está a passar? Os Estados Unidos foram atacados, já caíram uns poucos de aviões. Nova Iorque está a arder. Fecharam a internet...'
Entretanto começaram a chegar mais colegas com a notícia.

No meio disto tudo o que mais me marcou mesmo foi a preocupação (pânico) de um colega cujos tios, pessoas na casa dos setenta anos, tinham ido a Nova Iorque visitar os filhos e estavam no aeroporto para embarcar para Portugal.
Não embarcaram, foram levados para outros aeroportos, bem distantes, pouco falavam inglês e a partir de uma determinada altura, deixaram de estar contactavéis...
Não lhes aconteceu nada pior que demorar quase uma semana a chegar a Portugal.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

E a 'conversa' sobre o amarelo, trouxe-me uma saudade tão grande, mas tão grande...

Que Inveja...

Estou sempre longe de tudo e de todos. Tudo me passa ao lado.
Sempre no lugar errado!
Aqui neste fim de Mundo não acontece nada e quando acontece, 'divulgação' é palavra desconhecida... depois queixam-se que as salas de espectáculo não enchem...

Pois, mas ontem à noite, gostava mesmo de ter estado aqui.

E a vontade tornou-se ainda maior depois de à tarde ter estado com alguém, em pleno estado de euforia, porque chegava do de Milão.
O pico da vontade foi atingido com a peregrinação matinal por alguns blogues...

... fiquei de neura... nem ser fds resolve!

Amarelo

Normalmente o amarelo é associado a fragilidade, pouca força, incerteza, insegurança, saúde frágil...
Amarelo não inspira certeza, firmeza, segurança.

Nem de todas as tonalidades gosto, confesso. Não gosto de cores ténues, nem de amarelo, nem de outras, como azul, que me lembram cozinhas, casas de banho. O verde, o dito água, esse lembra-me balneários antigos, do pavilhão do secundário, onde era tudo ao monte e fé em Deus, onde os estrados eram de madeira (pé de atleta, que é isso?!).

O amarelo, esse, lembra-me hospital, o amarelo a tombar para o beije, esse pinto-o logo nas camas de hospital, onde aos dois anos caí doente e, não fosse a minha avó, e a enfermeira tinha-me enfiado a pinça até aos neurónios...

Mas do torrado, como o desta casa, gosto.
E que bem lhe fica! Esta casa que ainda há bem pouco tempo estava em ruínas.



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sou ótária e depois?

Porque é que quando não 'pagamos na mesma moeda', as maldades que nos fazem, aos olhos (da maioria) das outras pessoas somos uns otários?

Porque é que as pessoas preferem o 'À terra onde fores ter, faz como vires fazer' em vez do 'Não faças aos outros o que não gostarias que te fizessem a ti'?
Por que carga d'água eu hei-de ser ótária só porque quando me roubavam a antena do carro ia comprar outra em vez de roubar a outros?
Por que carga d'água eu hei-de ser ótária só porque ajudo alguém a procurar uma informação, que eu tive que encontrar sozinha porque na altura não tive ajuda?

Pronto sou ótária, e depois?

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ovos Moles, ou a importância de uma 'Bomba Calórica'

Ainda bem que estou longe, vou poucas vezes e não estou frequentemente com pessoas das redondezas.
É que não sei como seria. Ou antes, sei: fígado seria passado, tal mau estado em que estaria e roupa... essa já tinha começado a ir ao Cardoso da Saudade (a secção dos tamanhos grannndessss).
É que ir a Aveiro e não comer (comprar) ovos moles, será o mesmo, ou pior  que ir a Roma e não ver o Papa...



Confeitaria PEIXINHO, talvez o melhor sítio para comer este manjar de Deuses...
Entretanto tirei a barriga de misérias para os próximos 5 anos meses.(semanas)

domingo, 4 de setembro de 2011

Saco de Boxe II

Um verdadeiro Saco de Boxe, é o que me tenho sentido ultimamente.
Novos rumos, precisam-se.

Hospital de Braga

Urgência, recepção: 4*
Urgência, triagem: 5*
Urgência, consultas: 4*
Urgência, instalações: 5*

Internamento, pessoal enfermagem: 4* ( não dou cinco, não pelas pessoas, mas pela quantidade de funcionários disponivéis. Dois enfermeiros para um piso é muito pouco)
Internamento, pessoal médico: 4*. Ponto contra: muitas pessoas para atender/consultar, o que implica atrasos de horas nas entrevistas com os familiares;
Internamento, pessoal auxiliar: 5*
Internamento, instalações: 5* (já vi, muitos, hotéis piores... e não estou a falar de pensões, nem de hotéis de 2 estrelas...)

Informação sobre porcedimentos: 0*.

Quem lá vai pela primeira vez, fica sem saber o que fazer, e como fazer. Depois de voltas desnecessárias, consegue-se chegar lá.

Ah, e os porteiros. Esses, alguns, poucos, acham-se Rambos e quando as pessoas tentam passar pelos lugares errados (desconhecimento), barram-lhes a passagem, assumindo uma pose de Rambos: costas direitas, braços cruzados e pernas abertas!

Estacionamento: há muito, mas é estupidamente caro!

De tudo isto, o importante mesmo é a forma como tratam os doentes. Sobre isso nada de negativo a assinalar.
Da minha parte sinto que fizeram por manter a dignidade e qualidade de vida merecida até ao fim, o que se resumia a evitar as dores.

Manter os familiares sempre informados, esclarecidos e (cons)cientes do que se passava. Foi este sempre o grande objectivo da equipa médica.

O balanço da minha experiência, dolorosa e rápida, pelo hospital de Braga é muito positivo. O importante aqui é, essencialmente, o doente que não poderia ter tido melhor tratamento.

Um muito Obrigada a todos.

Infelizmente o desfecho não foi o que queríamos, mas a vida nem sempre continua...