segunda-feira, 29 de setembro de 2014

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Por cá é assim...

Na semana passada andou-se por terras de Frau Merkel. Não foi das melhores viagens que fiz. Eu que tanto gosto de viajar, desta vez fiquei pela indiferença em relação à viagem.

Data: sem interesse
Companhia: neutra. 
Motivo: ainda estou para ver qual a utilidade.
Voo: o mesmo de sempre. a que a Lufthansa nos habituou... com a ressalva de que a tradição já não é o que era... ambos os voos atrasaram: o de ida e o de regresso.
Hotel: para lá de longe um, com qualidade mediana. O segundo, hotel de aeroporto, para lá de caro e de fraco.

Vi colegas de trabalho com quem normalmente falo via telefone. Comi mal, dormi pouco e tive um tempo fabuloso. Enquanto por cá todos reclamavam da chuva, eu disfrutava de um tempo fabuloso.

O resto. Bem o resto foi regressar na sexta e no Domingo ficar a um passo de perder o Bono. O raio do cão come tipo, 'o amanhã não existe' e ' não vejo comida para lá de um mês'; que é como quem diz: devora a comida!
Engasgou-se, o estômago transformou-se em balãi e o desgraçado batia o dente, que nem nós, humanos, quand estamos a tiritar de febre.
Massagens, mimos, massagens, mimos muito mimo... e safou-se.
O susto ficou, comigo, pois para ele, memória de passarinho, já era!





segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Brinquedos para oferta Escolha

Para o BUM de Sábado passado levei um saco cheio de brinquedos... para oferecer.
Pus o saco em frente da banca e coloquei um papel a dizer:
Brinquedos para oferta
 Escolha
 Entretanto combinei com a minha comadre, que estava comigo, que iriamos 'pedir' às pessoas uma contribuição  para doar à AIA.

A primeira pessoa que apareceu, uma avó toda bem posta da nossa cidade, escolheu e no fim quis contribuir com um euro, depois de lhe explicarmos  a nossa intenção, que aceitou, louvou. Que era o valor habitual que pagava pelos brinquedos. Tudo bem, se não quisesse dar nada, podia leva na mesma, repetimos.
Só tinha 5 euros, eu não tinha troco. Disse-lhe que levasse os bonecos, que entretanto trocasse a nota noutras compras e depois me entregasse o euro.
Saí da feira às 20h. Não apareceu mais. Esqueceu-se, digo eu!


A segunda pessoa, uma romena, depois de escolher o que queria, despejou todas as moedas que tinha nas mãos da minha amiga.

Bem, a terceira, uma outra avó toda bem posta, aqui da nossa cidade, aproxima-se do saco, toda entusiasmada, olha para os brinquedos e diz para a amiga:
-Para o meu neto. Este ele não tem. E são tão caros no Imaginarium...
Aproximei-me, propus-lhe que contribuisse com algo, que era para a AIA... mas que se não quisesse podia levar na mesma.
Foi o suficiente para largar os brinquedos e ir embora...


Outras historias à volta do mesmo houve, mas estas ilustram bem, o que as pessoas são e que são bem diferentes do que nós (amaior parte das vezes) pensamos delas!

 E por falar em brinquedos... ainda tenho alguns. Se alguém quiser... é só dizer.
Só escolher



sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Compras ao balcão vs Online...

Cada vez mais sou adepta das compras e vendas on line.
O L. há muito que o faz e nunca teve qualquer problema. Nos saldos do Inverno passada, aproveitando as entregas em casa livres de portes, resolvi 'ir aos saldos' da Massimo Dutti on line. Correu (quase) muito bem. O quase deveu-se a factores externos, relacionados com a empresa de transporte, em Portugal! Fui recebendo as mensagens com o paradeiro dos artigos, enquanto andavam por Espanha. Quando entraram em Portuga e foram postos nas mãos de uma empresa operada em Portugal, começou a correr mal! Desde não encontrar a casa até quererem fazer entregas a horas impossiveis.

Houve inclusivé uma situação caricata, pois o funcionário que fez a entrega mora na freguesia ao lado da minha e as nossas casa distam dois ou três quilometros. A empresa fica do outro lado da estrada da empresa onde trabalho... e estive três dias à espera!

Há duas semanas comprei um artigo na Zara. Cheguei a casa e estava descosido. Fui trocar. Nãi havia! Devolvi! Comprei on line. Três dias depois tinha uma mensagem a anunciar a sua chegada à loja. Fui levantá-lo. Impecavel. Passado a ferro, dobradinho... saiu da fábrica e veio directo para as minhas mãos!

Hoje voltei a ir devolver outro artigo. Quando o comprei não me apercebi que estava sujo de base. Diga-se que encontrar base nos artigos da Zara, MAngo e afins, não é dificil... ganhasse prémios no euromilhões com essa frequencia...
 E aqui, aconteceu a pior experiencia que até agora tive com a Zara.

Perdi 40 minutos na Zara só para devolver o artigo!
Dirigi-me à caixa, a funcionária que atendia a pessoa à minha frente diz-me para ir para a caixa de homemque não tem ninguém.
Fui, tinha duas pessoas. Uma acabava de ser atendida, outra era para levantar um arranjo. Uma eternidade. Entre procurar o artigo, o saco para o embalar foi uma eternidade. E a cliente ainda teve que ser ela a dobrar as peças, pois o funcionário nem isso conseguia!
Pagar. Outra aventura. Paga conserto, paga restantes artigos, escolhe saco...
Chega a minha vez. Tinha que chamar a colega, gerente, coordenadora... sei lá!
Autorizou, foi embora.
Acaba de atender o cliente ( o segundo depois de mim, entretanto!) e começa a operação... percebe que não tem cartão . Mais um tempão!
Chega o cartão. Tenta a operação, falha! Tenta, falha! ... Cinco vezes!
Chega a funcionária que estava na caixa anterior e que havia mandado para esta. Olga para mim com cara de espanto. Vê que eu não estou a gostar da brincadeira. Faz ela a operação. 2 minutos. resolvido!

Arre! Por que carga de água só com uma pessoa à minha frente me mandam mudar de caixa? Muito mau!

O funcionário era tudo a que a Zara não nos habituou! Lento, aspecto fisico fora dos padrões a que a empresa nos habituou, não sabia dobrar as peças da roupa, não sabia o códiog dos cartões, não encontrava os sacos e... quando o enviaram para outra caixa, de outra secção, foi tão rápido que foi chamado três vezes pela chefe!

Bem agora vou comprar a peça novamente... online!


Porto, Eléctrico há 119 anos



E o carro eléctrico do Porto já é um respeitoso senhor com a bonita idade de 119 anos.
Foi a 12 de Setembro de 1895 que começou a circular na minha cidade, que é como quem diz, no Porto!

E andou por toda a cidade, durante décadas. Ainda o faz, mas... turisticamente, ou quase que como tal... o autocarro.

O 1 ia para o Infante.
O 1 passva na Foz. No 1 dei grandes passeios, quer de Verão, quer de Inverno.
Sempre que não havia aulas, lá iamos nós andar de eléctrico. E que bom que era! E o que nos divertiamos!

E o 7, ia para a Ponte da Pedra. E por isso, o Eléctrico 7, foi um dos, se não o primeiro, transporte publico em que andei... e como eu gostava!