Sempre desejei ir na Procissão dos Passos, mas nunca foi feito nada nesse sentido, aliás, foi feito no contrário: se não era por não haver trajes para a minha idade, era porque estava meio constipada, ou então porque ia chover... enfim! Os Pais por muito bons que sejam, há sempre um ou outro episódio, aparentemente sem importância, que nos deixam marcas...
E quando vim para Braga, fiquei toda contente quando descobri que na Semana Santa há procissões todos os dias! Não, também não quis 'ir na procissão', mas ir ver sempre fiz por isso.
E hoje, a par com a de amanhã é a minha preferida, a da 'Burrinha'. É a preferida de todos, tanto que as inscrições não chegam para todos... ficam sempre alguns de fora!
Já aqui transcrevi este texto, ou um semelhante, mas, fica:
(retirado daqui)
21:30, PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DA «BURRINHA»
Organizado, desde 1998, pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de S. Victor, este eloquente cortejo apresenta a pré-história do Mistério Pascal de Jesus que a Igreja celebra nos dias seguintes. Desde o chamamento de Abraão, passando pela era dos Patriarcas, pela escravidão no Egipto e gesta libertadora de Moisés (prefiguração de Cristo), até à infância de Jesus, incluindo a sua fuga para aquele país com José e Maria com o Menino montada numa burrinha, desfilam, em sucessão cronológica e em verdadeira catequese viva, profetas, reis, figuras eminentes, símbolos e quadros bíblicos do Antigo Testamento. No essencial, assim é figurada a Aliança de Deus com o seu povo - «Vós sereis o meu povo» - e prefigurada a Nova Aliança que será selada com o sangue de Cristo.
Sem comentários:
Enviar um comentário