segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança: Declaração Universal dos Direitos da Criança


Hoje em Portugal é o Dia Mundial da Criança.
Países há em que o dia se comemora em Outubro, ouros em Maio e há ainda países em que se comemora no dia 25 de Dezembro.

No seguimento da segunda Guerra Mundial, perante o cenário de fome e pobreza as crianças tiveram de trabalhar para contribuir para o sustento d família. Muitas delas ficaram orfãs e eram elas quem garantiam o seu próprio sustento.
A educação passou assim para segundo plano.
Perante um cenário de grande violência, pois muitas delas faziam trabalhos muito pesados, a ONU decidiu intervir e em 1950 surge a UNICEF.
O primeiro dia da crianças foi comemorado a 1 de Junho de 1950.

É criada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1950. Em 1959 passa para o papel e em 1990 passa a ser lei.


PRINCÍPIO 1º
A criança gozará todos os direitos enunciados nesta Declaração.Todas as crianças, absolutamente sem qualquer excepção, serão credoras destes direitos, sem distinção ou discriminação por motivo de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição, quer sua ou de sua família.

PRINCÍPIO 2º
A criança gozará de protecção especial e ser-lhe-ão proporcionadas oportunidades e facilidades, por lei e por outros meios, a fim de lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade.
Na instituição de leis visando este objetivo levar-se-ão em conta sobretudo, os melhores interesses da criança.


PRINCÍPIO 3º
Desde o nascimento, toda criança terá direito a um nome e a uma nacionalidade.

PRINCÍPIO 4º
A criança gozará os benefícios da previdência social.Terá direito a crescer e criar-se com saúde;para isto, tanto à criança como à mãe, serão proporcionados cuidadose proteção especiais, inclusive adequados cuidados pré e pós-natais.A criança terá direito a alimentação, habitação,recreação e assistência médica adequadas.

PRINCÍPIO 5º
À criança incapacitada física, mental ou socialmente serão proporcionados o tratamento, a educação e os cuidados especiais exigidos pela sua condição peculiar.

PRINCÍPIO 6º
Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança precisa de amor e compreensão.Criar-se-á, sempre que possível, aos cuidados e sob a responsabilidade dos pais e, em qualquer hipótese, num ambiente de afecto e de segurança moral e material; salvo circunstâncias excepcionais, a criança de tenra idade não será separada da mãe. À sociedade e às autoridades públicas caberá a obrigação de propiciar cuidados especiais às crianças sem família e aquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.

PRINCÍPIO 7º
A criança terá direito a receber educação, que será gratuita e compulsória pelo menos no grau primário. Ser-lhe-á propiciada uma educação capaz de promover a sua cultura geral e capacitá-la a, em condições de iguais oportunidades, desenvolver as suas aptidões, sua capacidade de emitir juízo e o seu senso de responsabilidade moral e social, e a tornar-se um membro útil da sociedade.Os melhores interesses da criança serão a directriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais.
A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.


PRINCÍPIO 8º
A criança figurará, em quaisquer circunstâncias, entre os primeiros a receber proteção e socorro.

PRINCÍPIO 9º
A criança gozará protecção contra quaisquer formas de negligência, crueldade e exploração. Não será jamais objecto de tráfico, sob qualquer forma.
Não será permitido à criança empregar-se antes da idade mínima conveniente; de nenhuma forma será levada a ou ser-lhe-á permitido empenhar-se em qualquer ocupação ou emprego que lhe prejudique a saúde ou a educação ou que interfira no seu desenvolvimento físico, mental ou moral
.

PRINCÍPIO 10º
A criança gozará protecção contra actos que possam suscitar discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza.Criar-se-á num ambiente de compreensão, de tolerância,de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universale em plena consciência que seu esforço e aptidãodevem ser postos a serviço de seus semelhantes.

Fontes:
UNICEF

Sem comentários: