sexta-feira, 10 de abril de 2009

10 de Abril, relato de um nascimento

Há já alguns anos, este dia foi Domingo de Páscoa e, numa freguesia do Porto, em Campanhã, nasceu a primeira e única filha de um jovem casal.
O parto não estava previsto para essa data, só para a semana seguinte.
Naquele tempo também não havia ecografia. É que já foi mesmo há muito tempo! Nada se sabia sobre o bebé, que poderia ser 'bebés', tal era o tamanho da barriga. Rapaz ou rapariga? Também não se sabia. Só que havia numa terrina, em casa da jovem mamã, duas notas de 50$00, fruto de uma aposta entre o avô materno, que dizia ser rapariga e o marido de uma prima, que , tal como o resto da família, dizia ser rapaz.

Bem, não era só bem o avô materno, o Avô Reis, quem queria uma menina, a Avó Rosa, a mãe do Pai, também queria uma menina. A sua paixão por meninas, levou-a a tentar uma gravidez aos 45 anos atrás da menina. E teve-a, e foi a menina dos seus olhos.
A jovem Mãe, começou com as dores de parto no fim da missa, à saída da capela, onde no Domingo anterior tinha caído escadas abaixo e parado só nos braços de um amigo do Avô, que ao aperceber-se da queda, correu para o fundo dos mais de 30 degraus de pedra para a amparar. Sim, foi milagre, nada ter acontecido naquele Domingo!

As dores começaram no Domingo de Páscoa, no final da missa. Foram para casa. As mulheres prepararam o almoço. A jovem Mãe sempre que tinha dores ia até ao quarto de costura, fincava os rins na mesa da máquina de costura, fazia força, as dores passavam e ela voltava para a cozinha. Esteve nisto até depois de almoço. A meio da tarde, não pode mais. Procuraram uma parteira. Não havia. O bebé era grande. Que fazer? O melhor que arranjaram foi uma ajudante de parteira. O Pai foi para o Paz e Sossego, o grupo recreativo da freguesia, ver televisão. O Avô foi para o fundo do quintal fumar o seu cigarrito de mortalha.
Ficaram mãe e filha. As dores começavam a ser maiores. A ajudante de parteira apareceu. Três mulheres e um bebé... ou dois.
A jovem não sabia como era. Ninguém a ensinou. Estava a seguir as instruções da mulher. Mas também aprender com quem? É uma coisa natural, faz parte da natureza da mulher. Não tem que aprender... Era assim naquele tempo. É que já foi há muito tempo, o suficiente para muitas coisas mudarem.
Oito horas da noite, mais coisa menos coisa, nasceu o bebé. Passou um avião. Chove torrencial mente. Chamam o Quim, o rapaz que vivia em casa dos avós.
Mandam o Quim ir chamar o Pai ao Grupo. Mandam vir o Avô do fundo do quintal.
A Avó pega no bebé. A Mãe respira de alívio. Não, não pode ainda. A placenta? Não saiu! E agora? Não pode ficar lá!
Mais esforço. Mais força. Mais espera. O Pai chega. Olha para o bebé. A Mãe com as poucas forças que ainda tem, diz: 'Olha o bebé!' 'É uma rapariga...' Responde Pai, pouco animado.
MAs a placenta não saiu! E agora? Chamar a ambulância? Tentar de novo? Mais uma tentativa. Saiu!
Que bom! Está tudo acabado. Não! Não há roupa para o bebé. Ninguém contava que nascesse neste dia, só a 22 ou 23 de Abril...
O Pai vai buscar o saco que ficou, pronto, em cima da cama do bebé.
A Avó embrulha a bebé num lençol branco e embrulha-a num cobertor. Não pára de chover. Chama a Avó Rosa, que vive na rua ao lado. Vem a tia Alice, a menina da avó. 'Que linda menina. É parecida com o Pai, mais com a tia Alice. É morena, tem cabelo preto e é gorducha. Pesam-na na balança da cozinha. O Avô, dono de uma paciência única faz isso. 4,200 kg.
O Pai começa a encantar-se com a bebé. Nome? Depois escolhemos, diz ele. A Avó Bina não a larga. A Mãe está cansada, exausta.
'Ó Tio, de onde veio o bebé?'-pergunta o puto Quim.
'Veio naquele avião que passou quando eu te disse para ires chamar o Victor'-respondeu o Avô.
'Mas eu não o vi aterrar aqui...'
'Pois estavas distraído'-respondeu o Avô com um sorriso maroto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Reflexos,PARABENS!
E muitos anos de ...blog (e do resto também, claro!)
Um beijinho e boa Páscoa
SAO

Alberto Velez Grilo disse...

Além da história estar um espanto, o mais importante é a pessoa que nasceu.

Um beijinho de parabéns ;)