sexta-feira, 12 de junho de 2009

Anne Frank


O primeiro 'livro sério' que li foi o 'Diário de Anne Frank'.

Tinha dez anos e até então a minha leitura tinha-se ficado, depois do livros da 'Anita', das obras de Sophia, de Maria Alberta Meneres e de Matilde Rosa Araújo.

Andavam as minhas leituras entre as aventuras dos 'Cinco' de Enyd Bliton quando me ofereceram o livro.

Era 'O diário de uma menina judia, que esteve escondida dos nazis e quando foi apanhada foi levada para um campo de concentração, onde morreu.'. Foi assim que me resumiram o conteúdo do livro.

Não o li, devorei-o e durante muito tempo não havia dia em que não pensasse em Anne, no seu sofrimento, nas suas privações e na guerra, uma coisa de que tanto ouvia o meu pai e os meus avós falarem.

Anne tinha um diário chamado Kitty, eu também tinha um diário, a quem também tinha dado um nome. A Anne era uma adolescente como eu e as minhas amigas...não tinha saído nem dos contos de Sophia nem das histórias das aventuras de Enyd.

Anne tinha existido, Anne tinha sofrido de verdade e não estava assim tão longe.
Ela viveu uma guerra que os meus avós e os meu pais também viveram!


Hoje faz 80 anos que nasceu... nasceu no ano em que nasceu a irmã mais nova da minha avó.


mais aqui

Sem comentários: