terça-feira, 23 de junho de 2009

São João no Porto, São João em Braga

Das noites de São João, as de que tenho recordação são as do Porto. Às de Braga nunca fui. Por muitos motivos mas o mais forte e talvez o verdadeiro, é porque o L. desde que teve o acidente no olho deixou de poder andar no meio de multidões... muito menos numa noite de São João em que as pessoas são tudo menos meigas com os martelos!

Guardo recordações da minha adolescência em que esperávamos ansiosamente por esta data para poder estar a noite toda fora de casa... era chegar só na manhã do dia seguinte a casa. A noite normalmente acabava no areal de Matosinhos, onde o meu Pai estava lá, não à minha espera mas para a sua corridinha matinal.
Esperava por ele e lá vínhamos, eu e mais os que cabiam no carro, para São Mamede.

Momento únicos e deliciosos que só podiam ter sido vividos naquela época e naquela idade... numa outra não teriam qualquer valor!

Da infância recordo-me do meu primeiro São João, com os meus Pais e os meus Avós. Escrevi sobre isso o ano passado, ainda no 'Espelho Meu' e importei para aqui. Infelizmente falo lá de coisas de um passado bem mais recente do que a minha infância que já não se podem concretizar, mas Alguém mais poderoso que nós assim quis e é de aceitar e respeitar acima de tudo.

Um bom São João onde quer que o festejem, no Porto, em Braga...

Sem comentários: