terça-feira, 24 de junho de 2008

S. João


Hoje é véspera de S. João!
A primeira vez que fui ao S. João foi com os meus pais e os meus avós. Tinha pouco mais de um ano de idade e passei a noite toda sentada nos ombros do meu avô. Aliás, de passeios feitos nos ombros dele tenho várias lembranças... e como era bom! Passar a noite a ver a multidão do cimo de 1,90m... não é para todos!
Andamos pela Ribeira, pela Batalha, pela 31 de Janeiro... que à época tinha o nome de um outro santo popular: Santo António! Ah, e pelas Fontainhas... o coração do S. João do Porto!
Alguém me comprou um martelo, e a minha avó, como sempre com as suas ideias a roçar na idiotice, levou um alho, que de porro não tenha nada e passou a noite a dar com ele nas pessoas e a receber em troca resmunguice, tal era o cheiro que aquela... porra... exalava!
A minha avó é única... por isso é que chegou aos 92 anos e a mais há-de chegar!
Mas, e voltando ao S. João, o verdadeiro está no Porto: as cascatas, o fogo, o alho porro, os balões sobre o rio, as..., os..., tudo... é o Porto e está tudo dito.
Desde miúda que, sempre que mudo algo na minha vida, me ensinei o ditado: 'Quem muda Deus ajuda', e olhem que o meu Deus tem tem cuidado bem de mim, apesar de eu me queixar...característica do ser humano... que havemos de fazer?
MAs tudo isto para dizer: Ó meu Porto, tenho tantas saudades tuas! Do teu rio, das tuas ruas velhinhas: os Clérigos, a Santa Catarina, a Boavista... a casa de Serralves... o Palácio... o Palácio das minhas queimas, o Palácios do meu casamento!
Meu querido Porto... adoro-te... e nestes dias mais que nunca!
Amo-te Porto!
(foto retirada da net )

Sem comentários: