sexta-feira, 21 de março de 2008

Páscoa na Família e na Cidade


Na minha família a Páscoa é a época dos grandes acontecimentos: os bons e os maus!

Do lado do meu pai, com excepção..do meu pai, do meu avô e da minha prima, todos nascemos na época da Páscoa: a minha avó nasceu num Sábado de Aleluia, eu nasci num Domingo de Páscoa e depois todos nasceram em Abril!


Quando casei, mudei-me para uma cidade, onde a Semana Santa tem muito significado, sendo inclusivé ponto de grande afluência turística na época.


Durante toda a semana há procissões. Este ano pela primeira vez fui ver duas: uma na quarta feira: a da 'Burrinha' e a de ontem: a dos Farricocos.

Estes são os nomes populares das procissões. Tanto uma como outra são bastante interessantes e completamente diferentes.

Interessante nesta procissão é ver a 'atitude' das pessoas!

Desde aquela que vai para rua duas horas antes esperar a procissão para ter um lugar na frente e, na hora da procissão, chega alguém que se mete à frente e:

-Ó senhora, como é? É assim? Estou aqui desde as oito horas!

- Não seja invejosa, dá para todos verem!

-Olha a mulher, estive eu aqui ao frio para guardar o lugar, e vem-me esta na hora da procissão e mete-se à frente!

...pronto há discussão e nem a que chegou às oito nem a outra viram a procissão!


A da Burrinha, é uma procissão que retrata várias passagens do antigo testamento e a Nossa Senhora é transportada numa burrinha.





A dos farricicos, cujo nome é 'Ecco Homme' é caracterizada por no início ter um grupo de encapuçados que transportam umas tochas mantidas por pinhas.


Nesta também assisti a um episódio engraçado: o marido de uma senhora que estava ao meu lado. 'caiu' na asneira de dizer que tinha a máquina fotográfica no bolso!

-Ó homem tira fotografias...algumas hão-de ficar boas! Tira agora ao Senhor...olha está parado...tira agora...agora vai passar por nós..tira...mais vale ter muitas que nenhuma!

E foi isto a procissão toda...quase que mandava o homem para o meio da procissão para tirar as fotos!

Enfim, cenas caricatas que fazem parte da vida de quem vive em sociedade!

Sem comentários: