quinta-feira, 1 de maio de 2008

O Meu 1º de Maio de 1974

01/05/1974: feriado, passavam 5 dias do 25 de Abril...a euforia ainda era grande...a liberdade ainda não estava digerida. Ainda não se falava de partidos de uma forma aberta, só em grupos restritos. A única bandeira que se via na rua, para além da Portuguesa, é claro, era vermelha... a do partido comunista, mas naquela altura, significava mesmo era LIBERDADE, nada mais!

Praça General Humberto Delgado ( passou a chamar-se assim depois de Abril de 74), aquela hora em que já não é dia, mas ainda não é noite...música, muita música portuguesa; uma roda muito grande de pessoas em frente à câmara do Porto, todos tinha bandeiras, estavam de mãos dadas. Uma rapariga, com uma boina e um militar entram para o meio da roda e começam a circular no seu interior empunhado uma bandeira...

Foi lindo...para mim foi lindo...foi um dos momentos mágicos da minha vida e, na altura não percebi o seu significado, mas para mim a imagem do primeiro de Maio será sempre aquela! Hei-de ser velhinha e ainda lembrar-me!

Sem comentários: