segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Janeiro fora...

... mais uma hora.


... e o primeiro mês de 2011, já era!

31 de Janeiro

E meia dúzia de voltas, 'deitamos fora' o primeiro mês de 2011.
Andamos a semana inteira a suspirar pela Sexta-feira, a entrada para o fim-de-semana. E tanto é o 'empenho' na corrida atrás de Sexta-feiras que nem nos apercebemos que caminhamos, corremos, voamos de encontro a nada... e tanto fica por fazer atrás! 

E porque o dia 31 de Janeiro há 120 anos foi escrito na história de Portugal, quem quiser saber porquê, aqui está.

A Rua 31 de Janeiro, no Porto, cidade onde se deu a revolta. A rua, de nome foi alternando entre 31 de JAneiro e Santo António, consoante a cor do país.


sábado, 29 de janeiro de 2011

E a Noite pediu, o que nós quisemos

E a noite pedia, e nós tivemos só o qoe mereciamos.  

Não choveu



Foi bom, muito bom. Como há muito não tinha(mos).

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Quero Deixar o 'TGiF'

Quando entrei no mundo do trabalho, há quase duas décadas, sempre temi que o(s) dia(s) de hoje chegasse(m): ansiar desesperadamente pela Sexta-feira.
E tudo porque achava, e contiuinuo a achar, que a pior coisa que pode acontecer a uma pessoa que investe  quase vinte anos da sua vida no estudo, no final terá que trabalhar mais pelo gozo, pelo prazer de o fazer, do que pela necessidade de sobrevivencia no topo da questão!

Eu sempre lutei por trabalhar pelo gozo, pelos desafios que a minha profissão me coloca e não só porque tinha que me desvincular financeiramente da minha família e tinha que arranjar um modo de sobrevivência.


Dizer 'TGiF' (Thanks God it's Friday) e dar pulos de alegria, não é dos estados de espírito que escolhi para a minha vida... mas é assim que estamos... e estamos mal!

Quero voltar a tirar gozo do que faço. Afinal é das coisas que perco mais tempo da minha vida a fazer. trabalhar. Afinal foi dos maiores investimentos da minha vida!

Senão teria feito a escolaridade obrigatória, arranjado um emprego, cumpria o horário de trabalho e nada mais se passaria foras do horário.

E por isso quero deixar de à Segunda-feira ter como único objectivo chegar a Sexta-feira. Quero deixar de (já começar a) pular quando a Quinta-feira chega ao fim... e deixar de andar nas nuvens porque é Sexta-feira.

Quero andar nas nuvens por outros motivos. Porque a semana foi fantástica. Porque fiz algo que justificou todos os esforços, que vai ter frutos e, acima de tudo, porque não me custou nada fazer... apesar do suor, das dores de cabeça das privações na vida pessoal, das 12 horas de trabalho. Numa palavra, entre outras possíveis e que quero trazê-las de volta ao meu vocabulário: Motivação... e não falo de dinheiro, pelo menos em primeiro plano!

TGiF

Chegou, chegou...


 ... e se o dia vai ser longo, a noite vai ser de arromba. Festa da rija.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ele há Cada Uma!

No Supermercado na secção do pão alguém pergunta:

-Onde se tira senha para aqui?
Eu: Ali na cafetaria, ou ali na charcutaria, ou na peixaria...
Alguém: Mas aqui não há?
Eu: Não, tem que ser naquelas mesmo.
Alguém: Não deve ser bem assim. 
Eu: Então pergunte a outra pessoa.
Alguém: Pois não é assim...
E vira-se para a empregada da padaria, que lhe diz:
A senhora já lhe explicou..
Alguém: MAs não deve ser assim...

Eu, em pensamento: 'Vai para o raio que te parta! Pobre e mal agradecida!'


Preciso de uma Girafa...

... é que Sexta-feira, nem vê-la!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ventos de Mudança

'Sim, quero MUDAR.'- respondi ao fim de alguns nanosegundos. A mudança será GRANDE, mas o desconforto do momento é tal, que nanosegundos são suficientes para ter a CERTEZA de que a MUDANÇA é o MELHOR.
Estou OPTIMISTA!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

E mainada!

Eleições Presidenciais 2011, as do Cartão do Cidadão

E parece que a justificação para todos os resultados anda à volta do mesmo, do Cartão do Cidadão (aqui o antigo nome do dito aplicar-se-ia bem melhor: Cartão Único!).
Abstenção, vitória de Cavaco... à primeira volta, distância de Alegre, proximidade de Nobre de Alegre... enfim, somos fantásticos a arranjar bodes expiatórios. Ou respiratórios, como diria um amigo meu, e bem, talvez, pelo menos em situações destas, já estas desculpas são o que alimenta o ego e a auto-estima de muito boa gente!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Eleições Presidenciais 2011

Já votei. Dever cumprido, diria eu, não fossem estas as eleições que mais me custou fazê-lo. 
Pois, eu sei que não sou obrigada a fazê-lo, mas devo-o ao meu Pai e a tantos da geração dele que lutaram para que este acto fosse possível.

Estive indecisa até ao fim. Com a sensação que qualquer das decisões que tomasse não seria a mais acertada. 
E nem 'que ganhe o melhor' posso dizer... nenhum é suficientemente bom para ser o nosso presidente, o presidente de nós todos.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Feliz Aniversário, Mamã

E o meu pedido do ano passado concretizou-se: hoje sopras as 70.
E é um abraço tão forte quanto este que te vou dar.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Com os Nervos em Franjas

E anda uma pessoa a fazer um auto-educar-se meses a fio para não se deixar enervar com questões menores, quando sem anúncio prévio a tampa salta e vai tudo por água abaixo!
Estou furiosa... comigo! É que nada nem ninguém merece as franjinhas dos meus nervos!

Sol de Inverno...

E como não podemos ter tudo, vamos ter um fds de Sol e Frio...

... e a semana dar-lhe-á continuidade.

We Love You...

...Sexta-feira,
...Friday,
...Viernes,
...Freitag,
...Vendredi,
...Pátek,
...Fredag,
...Venerdì,
...Piektdiena,
...Παρασκευή


Foto daqui




TGiF

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

No Dia em que 'Conheci' Paul Cézanne

Em destaque no Google de hoje está o 172º aniversário de Paul Cézanne, o pintor das naturezas mortas.
Gosto particularmente e fez-me lembrar que um dia tive que levar para as aulas de educação visual um objecto para uma aula de 'desenho à vista'. Levei uma abóbora. Surpreendi todos, incluindo a mim. Consegui desenhar a dita com precisão incrível! E mais, no fim pintei-a a aguarela.
Foi um grande feito para mim, que achava (continuo a achar, mas...) não ter queda para o desenho.
No fim, o professor disse: 'Esta natureza morta é digna de um Cézanne!'
'Pois, e quem é Cézanne?'-perguntei.
E nesse dia 'conheci' Paul Cézanne.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Aturar crianças quarentonas... é dose!

Neura!

Fim de citação.

Há Dias Assim...

ROTINA, (d)a(s) coisa(s) mais terrível(is)!
Sim, há coisas piores, mas hoje, e pouco passa das 9, já tropecei nela uma meia dúzia de vezes!
Acordei com ela no pensamento, depois de ter sonhado que o Sr. Bono tinha andado a caçar toupeiras e mas apresentava sob a forma de troféu.
Nunca vi uma toupeira que não fosse em fotos, mas estas que o Sr. Bono apanhava em tudo se pareciam mais com um peixe-espada cortado pelo meio e nada com as fotos já vistas da dita cuja.
E depois acordei a pensar que ia ser mais um dia de reunir, questionar, responder, tratar, propor, falar, preparar, resolver... o costume, ou seja, a ROTINA.
E parece que o nosso Inverno também incluiu essa palavra no seu dicionário sob a forma de Chuva, Chuva, Chuva!  

Há dias assim em que a ROTINA vem à tona e ficamos assim!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Seca de Tempo!


Eu gosto do Inverno, eu gosto do frio, e até gosto de chuva mas este tempo está a ficar uma... seca!


domingo, 16 de janeiro de 2011

Realmente não se deve passar mesmo nada de especial, senão o Jornal das 13h da SIC não teria aberto com a notícia sobre a demissão do presidente (ex) do Sporting.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Hoje há Bolo [Húmido de Laranja]

Já não me lembrava de fazer um bolo cá em casa. Acho até que nesta casa nunca tinha feito um bolo! [Fiz um esforço enorme para me lembrar do sítio da forma!]
Mas hoje foi dia, e foi o L. quem fez este bolo. Aspecto:óptimo. Sabor: mais tarde.

.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Mail, e-mail, Correio, Postais e Afins...

Hoje em dia, para onde quer que nos desloquemos, temos acesso a uma caixa de correio electrónico, a um Skype, a um FB, de modo a que as notícias correm em  (quase) tempo real.

E longe vai o tempo, anterior ainda ao telefone, o primeiro 'revolucionador' da velocidade de processamento da informação, em que notícias demoravam semanas a chegar ao destino. E se a ausência não fosse muito prolongada, corríamos o risco de chegar primeiro!
Quantos de nós, não chegaram antes dos postais enviados das férias?

Pois e é aos postais que quero chegar com esta conversa. Eu ainda tenho o hábito de enviar postais das férias, mas é um hábito em vias de extinção, infelizmente. Receber um email, um SMS, um telefonema a anunciar que está tudo bem, é bom, mas o postal, mesmo esperado é outra coisa!
Aquela incerteza da data de chegada. 'Será hoje, amanhã. Ele disse que enviou ontem, Será que enviou? Será que   se perdeu?' É diferente.
E a chegada do postal, aquele momento de leitura entre a caixa do correi e a sala, a cozinha, whatever, em que o risco de acidente, num percurso mais que conhecido aumenta exponencialmente... gosto!

Como disse, em férias, de cada sítio por onde passo envio um postal para casa (tara?) e envio pelo menos um para os meus pais, para os meus amigos e, desde que ele criou este blogue e arranjou amigos nos quatro cantos do mundo, é ver-nos  munidos de uma lista excel com moradas, para enviar postais.


Pois é uma fortuna que se gasta. Muitos deles são enviados para a Índia, Estados Unidos, China; mas depois há o retorno: dos amigos que retribuem, ou com um sorriso, quando nos reencontramos; ou com um postalinhos de surpresa das suas férias. Os amigos do blogue, esses retribuel, com postais, também; e  vezes   peças filatélicas lindas, que o L. tanto aprecia.

E com tanta escrita, o que eu queria dizer, é que tenho sempre muita dificuldade em arranjar postais de Portugal actuais para enviar. Grande parte, quase todos, são postais de fotos da década de 80 do século passado. Os carros e os trajes... e as novas avenidas,  não enganam.

Mas o 'mal' é geral. De fora não chega coisa melhor. Das duas uma: ou os postais estão em vias de extinção... ou então a tiragem foi tão grande, que demora décadas a 'renovar'...

A Primeira

A primeira flor de inverno do meu jardim. Uma anémona, de um bolbo esquecido do Inverno passado, que cresce de entre galhos cortados das cerejeiras.
A prova de que nem sempre o que é parece. De uma flor frágil que poderia ser, mostra uma força incrível.

(Jan 2011)

Yes!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Vida é Bela... Refúgio a Dois.

Marcado, quase no fim do prazo.
Estava com alguns receios, pois tenho ouvido e lido relatos de pessoas que tiveram dificuldades em marcar por os 'parcdeiros' [é assim que são designados os hospedeiros no pack], mostrarem indisponibilidade. Para mim foimuito fácil. A primeira entidade que contactei mostrou logo disponibilidade e um telefonema e cinco minutos foram suficientes.

Depois digo para onde e quando...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Lembrei-me...

Hoje quando olhei para o frigorífico da secção, lembrei-me que há uma, ou duas; décadas atrás, lar que era 'lar' tinha um pinguim em cima do frigorífico e na sala um quadro do Menino da lágrima... ou da Mona Lisa.

Em casa da minha tia-avó, uma daquelas casa em que a decoração é a mesma desde que me conheço [e à casa dela], o pinguim lá está! E mais, nem uma beliscadela (ou beliscadura?) [andei a investigar pelo dicionário e existem as duas e foi inconclusivo qual usar]! Aquele bico dourado, a bengala, parece comprado ontem nas Fontainhas no último S. João!

O da minha Tia está muito melhor e tem uma bengala dourada a sair de uma asa.

A minha tia tem a Mona Lisa na sala, mas essa está um bocado descolorada... a parede onde está fica em frente de uma janela. Compreensível.

                           

Em Que Estás a Pensar?

Porque é que nos lembramos sempre primeiro do que NÃO gostamos? E porque é que suspiramos pelo que NÃO temos e desvalorizamos o que temos?

Notícia: Cuba descobre vacina contra cancro do pulmão

No meio de tanta adversidade, eis uma boa notícia

Cuba descobre vacina contra cancro do pulmão

Após 15 anos de pesquisa, a CIMAVAX-EF é patenteada

Cuba descobre vacina contra cancro do pulmão Dentro em breve, o cancro do pulmão poderá deixar de ser o mais letal de todos os tipos e entrar para a lista das doenças crónicas. A boa notícia vem de Cuba, que acaba de patentear a primeira vacina terapêutica contra a doença. Mais de 1 000 pacientes já estão a receber o novo tratamento.
A descoberta foi anunciada por Gisela González, responsável pelo projeto que desenvolveu a vacina. Em entrevista ao semanário cubano "Trabajadores" - publicada na segunda-feira, dia 10 de Janeiro, por esse órgão de comunicação da Central de Trabalhadores de Cuba-, a investigadora disse que o objetivo da vacina é transformar o cancro do pulmão numa doença crónica controlável.
De acordo com a investigadora, a vacina foi desenvolvida a partir de "uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico, relacionado com os processos de proliferação celular. Quando há cancro, essa proteína está descontrolada". Gisela explicou que, como o organismo tolera "aquilo que é seu" e reage contra "o estranho", tendo sido preciso elaborar uma vacina que produzisse anticorpos contra essa proteína, que já é própria do organismo.

Outros tipos de cancro
Desde o início das investigações passaram-se já 15 anos. De acordo com a cientista cubana, a vacina foi patenteada após se ter testado a sua eficácia em mais de 1 000 pacientes sem que tenham ocorrido efeitos colaterais. A patenteação em Cuba permitirá aplicar a vacina maciçamente no país, estando em curso o registo da CIMAVAX-EFG noutros países (a investigadora não avança quais).
Segundo Gisela González, a equipa de investigação avalia agora "a forma de empregar o mesmo princípio desta vacina noutros tumores sólidos (cancro da próstata, útero e mama), que podem receber este tipo de terapia. Obtivemos resultados importantes, mas é preciso esperar".
A CIMAX-EFG é indicada para os doentes que terminam o tratamento com radioterapia ou quimioterapia e que são considerados pacientes terminais sem alternativa terapêutica. É nesta fase, pós-tratamentos, que a vacina é aplicada para ajudar a controlar o crescimento do tumor, com a vantagem de não apresentar toxidade associada.
A vacina pode também ser usada como tratamento, como se de uma doença crónica se tratasse, já "que vai aumentar a expetativa e a qualidade de vida do paciente", afirmou a investigadora. Só em Portugal, o cancro do pulmão mata pelo menos 3.000 pessoas anualmente.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Por Vale de Lençóis Adentro

Esta coisa de sonhar a dormir, é mesmo estranha.
Não é que esta noite, sonhei que a Ana, que já não trabalha na empresa, se chamava Mariana, que fazia uma coisa completamente diferente da que fazia quando trabalhava connosco e... andava sempre de óculos escuros. E mais, eram os meus Prada!

E não é que o meu Pai andou com o meu carro, não o meteu na garagem, deixou-o à porta de casa a noite inteira. Nada de especial, [se bem que o meu Pai não é dessas coisas de deixar o carro na rua], não fosse ele deixar a chave na ignição, o rádio ligado e as janelas abertas. E chovia torrencialmente!


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Baby Boom, Edição 2011

 E isto não pára mesmo. O 'baby boom' que começou em 2008 continua! Agora em versão 2011, esperamos até Junho seis bebés.  
Dos que se conhece o sexo, serão todos rapazes. Os que faltam, de um deles, torcemos por uma princesa em Junho, para se juntar ao mano Miguel.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Hoje Acor(damos) Assim

Lindo, o dia. As SOLdades que já não tínhamos deste azul, desta luz...
Encomendado para a minha grande amiga Pat que hoje faz anos. Um beijinho grande AMIGA.

Que SOLdade que eu tinha de ti...

Pois, e hoje quando acordei fiquei muito contente por ver que tinhas voltado. Não é que eu seja daquelas pessoas que detestam chuva, mas já estava cansada!
Não pude deixar de me lembrar, também, de há dois anos atrás, a ultima vez que a cidade de Braga se 'vestiu' assim.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Primeira Semana de 2011

Ora pois, a primeira semana de 2011 já é passado.
E como ouvi há minutos atrás,  um candidato à presidência dizer: 'Conseguimos parar os relógios mas não conseguimos parar o tempo.'
Eles às vezes dizem umas verdades. Deve ser quando estão distraídos.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ask Sister Mary Martha

Sem saber como, encontrei este blogue.
De uma freira, que se apresenta com a frase: 'Life is tough. Nuns are tougher.' (A vida é dura, as freiras são mais resistente.')

Sem comentários...
... e sem grande interesse, só mesmo pela diferença...

TGiF

E porque hoje estou com vontade (ainda só vontade) de mudar, de arrojar...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Pérolas II

(recebido por e-mail)

Numa dada noite, três estudantes universitários beberam até altas horas e não estudaram para o teste do dia seguinte.

Na manhã seguinte, desenharam um plano para se safarem. Sujaram-se da pior maneira possível, com cinza, areia e lixo. Então, foram ter com o professor da cadeira e disseram que tinham ido a um casamento na noite anterior e no seu regresso um pneu do carro que conduziam rebentou.
Tiveram que empurrar o carro todo o caminho e portanto não estavam em condições de fazer aquele teste.
O professor, que era uma pessoa justa, disse-lhes que fariam um teste-substituição dentro de três dias, e que para esse não havia desculpas. Eles afirmaram que isso não seria problema e que estariam
preparados.
No terceiro dia, apresentaram-se para o teste e o professor disse-lhes com ar compenetrado que, como aquele era um teste sob condições especiais, os três teriam que o fazer em salas diferentes.
Os três, dado que tinham estudado bem e estavam preparados, concordaram de imediato.
O teste tinha 6 perguntas e a cotação de 20 valores.

Q .1. Escreva o seu nome ----- ( 0.5 valores)
Q.2. Escreva o nome da noiva e do noivo do casamento a que foste há quatro dias atrás ---(5 valores )
Q.3. Que tipo de carro conduziam cujo pneu rebentou.--( 5 valores)
Q.4 . Qual das 4 rodas rebentou ------- ( 5 valores )
Q.5. Qual era a marca da roda que rebentou ---- (2 valores)
Q.6. Quem ia a conduzir? ------ (2.5 valores)

Pérolas I

 (recebido por e-mail)

Num liceu no Porto estava a acontecer uma coisa muito fora do comum.
Um "bando" de miúdas de 12 anos andava a pôr batom nos lábios, todos os dias, e para remover o excesso beijavam o espelho da casa de banho.
O Cons.Exec. andava bastante preocupado, porque a funcionária da limpeza tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao fim do dia e no dia seguinte lá estavam outra vez as marcas de batom.

Um dia, um professor juntou as miúdas e a funcionária na casa de banho e explicou que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam e, para demonstrar a dificuldade, pediu à empregada para mostrar como é que ela fazia para limpar o espelho.

A empregada pegou numa "esfregona", molhou-a na sanita e passou-a repetidamente no espelho até as marcas desaparecerem.

Nunca mais houve marcas no espelho...

 

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Noite de Reis

E hoje é o dia em que deveriam ser trocadas as prendas... de Natal.
Afinal foi na noite do dia de hoje que três Reis:  Belchior, Baltasar e Gaspar; guiados por uma Estrela, chegaram junto do Menino Jesus para lhe oferecer ouro, mirra e incenso.
Ouro, oferenda dedicada somente a Reis, como símbolo de nobreza. Incenso representante da divindade e  Mirra como representante de Jesus como Homem e o sofrimento que iria ter ao longo da sua vida.

Previsões Meteorológicas

Cá pelo burgo, não são previsíveis muitas variações: chuva, chuva, chuva e... mais chuva.
Estivesse cá a minha Avó e diria: 'Que queres, minha Filha,  estamos no tempo dela!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cholagutt

Ora pois, nos próximos dias muito boa gente andará de pé graças a ti! Bem dito sejas!
 

O Pai Natal é Desobediente

O filho de uma amiga minha pediu ao Pai Natal Lego. A minha amiga, a Mãe, disse-lhe que era um desperdício ele receber mais Lego porque tinha muitos e pouco tinha brincado com eles no último ano. Ele aceitou e pediu outras coisas.
Entretanto a minha amiga viu uma promoção da Lego e resolveu comprá-la para o miúdo, até porque entretanto ele tinha dado alguns dos brinquedos antigos a instituições e aos primos.
No dia de Natal quando abriu a prenda da Lego, a reacção dele foi: 

'Ai que o Pai Natal desobedeceu à minha Mãe!'

Notícia:Rodrigo Leão nos "Melhores do Ano" de revista francesa

E como este país vive só de futebol, estas coisas passam ao lado de uma grande maioria. 

 Notícia JN (03/01/2011)



Rodrigo Leão nos "Melhores do Ano" de revista francesa


O álbum "A Mãe", de Rodrigo Leão e Cinema Ensemble, foi considerado um dos melhores de 2010 pela redacção da "Les Inrockuptibles", numa lista publicada no número de final de ano desta revista francesa.
"A Mãe" aparece em quinto lugar numa lista de 20 álbuns que a redacção da "Les Inrockuptibles" escolheu como referências em músicas do mundo, jazz e canção francesa.
foto Reinaldo Rodrigues /Global Imagens
Rodrigo Leão nos "Melhores do Ano" de revista francesa



"Lisboa, a Inglaterra e a Argentina vistas do céu" é o resumo que "Les Inrockuptibles" apresenta das paisagens sonoras de Rodrigo Leão, assinalando o elenco de grandes intérpretes internacionais num álbum que é "um travelling musical sensual e errático".
O último álbum de Rodrigo Leão e do Cinema Ensemble situa-se entre a "música de câmara (com vista) e as músicas do mundo (o melhor dos mundos)".
"A Mãe", álbum lançado originalmente em Portugal em 2009, conta com as participações de Neil Hannon (The Divine Comedy), Stuart Staples (Tindersticks) e Melingo.
Rodrigo Leão foi um dos membros do grupo pop Sétima Legião, nos anos 80, e fundou depois, com Pedro Ayres Magalhães, os Madredeus, um dos projetos musicais portugueses de maior reconhecimento internacional nas últimas duas décadas.
Na mesma lista de "Les Inrockuptibles", e na posição seguinte à de Rodrigo Leão no "best of" de 2010, aparece o segundo álbum da brasileira Céu, "Vagarosa".

Eclipse do Sol

Amanhã, com ponto máximo às 7h50 e poderá ser visto até às 8h50. É o primeiro de 2011.

Eclipse Solar de 04 de janeiro de 2011
O primeiro eclipse solar parcial 2011 está agendada para 04 de janeiro de 2011, e será visto na Europa, África e Ásia Central. Este eclipse começará às 06:40:11 UT (Tempo Universal ou Tempo Médio de Greenwich (GMT)) e culmina na UT 11:00:54. O maior eclipse ou seja, o ponto de tempo quando a distância entre o eixo da sombra da Lua e do centro da Terra é o mínimo, ocorrerá no 08:50:35 UT no norte da Suécia. Se residir em qualquer região do norte da África, Oriente Médio e na Ásia Central, você será capaz de testemunhar esse eclipse.

Eclipse Solar de 01 de junho de 2011
O próximo eclipse solar de 2011 está agendada para 01 de junho de 2011, e será visto na região leste da Ásia, região norte da América do Norte e em algumas ilhas do Atlântico Norte. Ela começará no 19:25:18 UT e culminam em 23:06:56 UT, com a maior eclipse ocorre em 21:16:11 UT na Sérvia. Este eclipse solar parcial será visível em todos os países deitado em altas latitudes do planeta.

Eclipse Solar de 01 de julho de 2011
O terceiro eclipse solar 2011 ocorrerá em 01 de julho de 2011, e será visto no Oceano Índico e as pequenas ilhas neste oceano. Este será o primeiro eclipse solar do “ciclo de Saros 156. (Ciclo de Saros é um eclipse ciclo com, aproximadamente, 6.585,3213 dias (18 anos 11 dias ⅓.)) O eclipse terá início às 7:53:47 UT e culminam em 09:22:45 UT, com a maior eclipse ocorre às 8: 39:30 UT.

Eclipse Solar de 25 de novembro de 2011
O último dos quatro eclipses solares de 2011 ocorrerá em 25 de novembro de 2011, e será visto em regiões do sul da África e da Austrália e toda a Antártida. Este eclipse começará às 04:23:14 UT, e culminará no 08:17:16 UT – com o maior eclipse ocorre em 6:21:24 UT. Curiosamente, este eclipse será visto através da Antártica, durante um período em que este continente terá experiências de 24 horas de luz do dia.

Recomeço Abalado

E hoje foi o recomeço da rotina. De novo só mesmo o ano. 
O dia foi cinzento, no tempo e nas notícias, que teimam em ser pouco animadoras.
De um amigo, a notícia de que foi hospitalizado e amanhã vai fazer uma cirurgia para remover um rim.
Assim de repente, abala, deixa-nos de 'cara à banda'.
Coragem, Amigo. Vai correr bem. Quando menos esperares já estarás junto de nós.
A foto não é de hoje, (é de um dia da semana passada), mas poderia, pois foi assim que o dia esteve, chuvoso.

Acordo Ortográfico

Terá sido por ouvir que quase todos os jornais (o Público não) e a RTP1 vão passa a escrever de acordo com a nova ortografia, que escrevi creatividade dois posts atrás!?
Este acordo mete-me cá uma raiva!
Sou contra e tenho dito!

domingo, 2 de janeiro de 2011

E amanhã é que começa verdadeiramente a rotina de 2011, depois de dois dias de 'aquecimento'.
E que falta de vontade... que bem se estava no 'far niente'!

sábado, 1 de janeiro de 2011

Criatividade...

 Não, não é para voltar a desejar Feliz Natal, Bom Ano. Chega!
Só mesmo para partilhar esta mensagem que recebi no FB. 
Já tinha visto desenhos lindos feitos com caracteres, mas este está fantástico!



˛ • ★ Dear FRIENDS ★*。*˚
˚ ˛ •˛•˚ */______/~\。˚ ˚ ˛
˚ ˛ •˛• ˚ | 田田 |門|And A Happy New Year ♥ ;-))))
. ˜”*°•♥•°*”˜ .•°*”˜˜”*°•.˜”*°•♥•°*”˜♥ LOVE ♥ PeAcE ♥ HAPPINESS ♫♪ ♥ HarMony ˜”*°•♥•°*”˜ AnD MaNy BleSSiNgS to YOU! ˜”*°•♥•

Jessica Augusto vence São Silvestre Vallecana, em Madrid

2011 a abrir com boas notícias:

A atleta portuguesa Jessica Augusto venceu esta sexta-feira, pela primeira vez, a São Silvestre Vallecana, em Madrid, quase duas décadas depois do último triunfo luso, da campeã olímpica Rosa Mota (1991).


Começou em grande. Jéssica Augusto ganhou a S. Silvestre de Madrid. 
Parabéns Jessica e obrigada por nos brindares com esta vitória.

2011

Há coisas e pessoas que não mudam mesmo!
Não mudo nem uma virgula.