segunda-feira, 11 de agosto de 2014

De Feira em Feira... #02

E no Sábado, lá tivemos mais um BUM. A previsão era de chuva. Foi necessário usar o plano B, ou seja, ir de malas e bagagens para a Rua do Castelo, onde se está a salvo de uma molha... nós e os passantes e potenciais clientes.

Foi mais um Sábado fantástico, em que a camaradagem e a boa disposiçãosão uma constante. Muita gente a passar e muita a comprar. Apesar de chegarmos depois da abertura, podemos dizer que as coisas não correram mal. Não parece, mas esta coisa das feiras cansa! E a história de que estamos o dia todo ali  na conversa, é treta! arregar carro, descarregar carro, montar banca... estar o dia inteiro a tomar conta nas coisas... e aof fim de sete horas... desmontar banca, carregar carro, descarregar carro... quando chegamos a casa, só queremos mesmo um banho e uma boa cama! Eu já dava, mas agora dou muito mais valor aos feirantes, que têm isto como modo de vida! Nós, não tenham pena. Só vamos porque queremos e gostamos. Como diz o ditado:'quem anda por gosto não (devia) cansa.'.

E no meio de tudo isto, encontramos 'personagens' fantásticas! Umas varrem-se-nos da memória em segundos, mas outras ainda ficam a tempo de mais tarde partilhar:

Uma senhora, emigrante, começa por apreciar uma blusa. Pergunta o preço. Pergunta se não tem mais cores. Respondo que não. Diz que não queria branca. Digo-lhe que a blusa não é branca, que é cor-de-rosa. Diz que também não gosta, que é muito clara! - entretanto começo a ver o tipo: apreciar tudo, mas em tudo há algo que faz com que não compre, o que se veio a confirmar.- Mostro-lhe uma com flores. 'Não gosto de flores'-responde.
-Tem aqui esta.- e mostro-lhe uma da cor da que ela trazia, mas de um modelo diferente... se trazia uma daquela cor, a cor não seria impeditivo.
-Não gosto da cor... -responde. Olho para ela e para a blusa. Ela olha por ela abaixo, engole em seco e corrige:
-Não gosto das golas.
-Ok, então para o seu tamanho não tenho mais nada!

Vira-se para os sapatos.
-Estes chinelos que tamanho são?
-38, é tudo 38.-respondo, apontando para a meia duzia de pares que tinha no chão.
-Estes são muito altos.
-Tem estes!
-Esses não têm tacão, mas vou experimentar.
E experimentou, e não serviam. E, ainda depois quase dar um trambolhão, enquanto calçava os sapatos dela, foi para a banca da frente.... e na banca da frente foi o mesmo. Viu sacos, blusas, lenços, sapatos... e nada levou!

Mas as feiras são assim mesmo!

BUM




Sem comentários: