quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Quando o Minho e o Alentejo se Encontram

Ao contrário das escolas secundárias, que são frequentadas por alunos de uma determinadas região, na universidade encontramos pessoas de todos os lados!

É curiosa a experiência de conviver com diferentes formas de falar, de estar e até de pensar!
Andava eu no primeiro ano do meu curso e tinha como amigos ( ainda hoje são meus amigos) dois rapazes: um do Minho, o M e o outro do Alentejo, o A.

Est dialogo entre ele, mostra a diversidade da nossa língua, a Portuguesa:

M: Então, você já sabe conduzir?
A: Sei, às vezes conduzo o carro do meu pai, mas tenho de ter cuidado...o posto da guarda é mesmo ao lado de minha casa!
M: E você passa pelos guarda?
A: Tento não passar...tiro o carro da garagem e levo até à frente da casa. Outro dia a tirar o carro dei uma passa, o que vale o meu pai não de conta!
M: Mas você fuma?
A: Eu, fumar?! Claro que não!
M: Mas você disse que deu uma passa!...
A: Ora, uma passa ( risada) ... raspei o carro na parede... é o que isso quer dizer!
M: Ah (risada), na minha terra é fumar...um charro... já estava a ficar preocupado!

1 comentário:

Alberto Velez Grilo disse...

Viva a diversidade...

Acho as pronuncias portuguesas bastante interessantes e diversificadas para um país tão pequeno com Portugal...