quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Princesas por uns dias

A propósito de um post da Laurinda Alves, acabadinho de ler, lembrei-me de uma brincadeira que tinha com duas amigas minhas.
Naquele tempo as férias de verão eram de Junho a Outubro, quando não até início de Novembro.
Por muito pouco ou nada que não se gostasse da escola, o que não era o caso, nós os miúdos da rua; sim naquele tempo brincávamos na rua de sol a sol... sem perigos! Bom, como ia dizendo, chegávamos a uma altura em que já estávamos todos zangados uns com os outros de tão fartos de brincar sempre ao mesmo. Rapazes para um lado, raparigas para o outro, namoricos defeitos ( estou a falar de miúdos de 11, 12 anos)... enfim!
Bom, eu e as minhas amigas Alexandra e Clara, chegávamos a um ponto em que nos metíamos em casa de uma de nós e ali ficávamos o dia inteiro... chegávamos a comer na casa onde estávamos!
Na casa da Clara havia um sótão e num dia em que a mãe da clara andava a fazer limpeza ao sótão... deixou-nos lá entrar. E o que fomos nós lá encontrar?
Uma mala, do início do séc. XX, cheia de vestidos de cerimónia da época!
Lindos de morrer! É evidente que pedimos à Maria Luís ( mãe da Clara) que nos deixasse brincar com eles... deixou! E que bem que ela nos fez... durante alguns dias fomos princesas todos os dias!
Nós desfilávamos, bailávamos, passeávamos... até tentamos vir para a rua com eles, mas fomos interceptadas no jardim!
Dos vestidos, tenho na memória um azul de tafetá, do qual a Clara gostava particularmente, e muito bem lhe ficava!
Eu, normalmente vestia um verde escuro, com um corpete muito engraçado, que por sinal dava algum trabalho a vestir... mas no fim compensava!
Estes vestidos eram complementados com os sapatos da Rita ( a irmã mais velha da Clara) e da Maria Luís.
Um dia a Maria Luís decidiu que as arrumações do sótão estavam concluídas e que os vestidos tinham de voltar para o baú... acabou o nosso conto de fadas!

Fomos Princesas por alguns dias... foi tão bom!

Voltamos às calças de ganga, aos ténis, às bicicletas, à subida às árvores... à realidade da época... que na época de agora é um sonho não realizável de muito miúdos:

-subir às árvores: onde estão elas? Nos apartamento não as há!
-andar de bicicleta na rua: nem pensar! Só com o pai e de capacete, joelheiras e não se sabe mais o quê...
-estar na rua a brincar com um grupo de 30, 40 crianças de sol a sol: os vizinhos nem se conhecem! Como vão eles arranjar com quem brincar?!

Infância feliz a minha!

Sem comentários: