domingo, 1 de agosto de 2010

Crónica de Férias 1991 (Fim)

23/08/1991

Ontem fomos a Évora.
Já estamos no Domingo e na Estação de Ponte de Sôr.
Na sexta fomos ao café e ver o lagar da Cooperativa.
De tarde fomos a Estremoz e Vila Viçosa. A Paula também foi.
Em Estremoz visitámos o museu e tirámos fotografias no Castelo.
Em Vila Viçosa vimos o Palácio dos Duques de Bragança. Gostámos muito.
Ontem, Sábado, o Jonas, o Alberto e mãe deste (D. Laura) foram a Avís comprar um vídeo.
À noite jantámos em casa da Paula (muito bom) e fomos ver o pôr do sol ao Club Náutico, só que quando chegámos já o sol se tinha posto. Viemos para o alto perto do campo da bola.
Fomos à esplanada do Retiro da Ponte e do restaurante Martins.
Agora estamos os quatro sentados na estação à espera do comboio para eu e o Jonas irmos para o Norte.
"ACABOU"! Estamos todos com cara de enterro a rezar para que o que que vem chegue depressa, para:

OLÉ SEVILHA.

E comentando as coisas vistas dos nossos dias:

Foram dois dias muito bons, estes passados pelo Alentejo.
Foi a primeira vez que estive tanto em Évora como em Estremoz e vim embora com a certeza de querer lá voltar, o que já aconteceu.
Estava muito calor, mas não foi impeditivo para que nos divertíssemos e fartássemos de caminhar pelas duas cidades.
Em Évora tivemos a sorte de ter a Paula como guia. Ela tinha lá passado os últimos anos lá na universidade e então levou-nos ao sítios mais interessantes da cidade.
Conhecemos a mãe da Paula também, uma senhora muito simpática que logo nos convidou para jantar na véspera do nosso regresso. E lembro-me que foi um jantar muito bom. Fomos muito bem recebidos, como amigos de longa data. No Alentejo é assim mesmo: amigo do meu amigo, meu amigo é.
O dia seguinte foi triste. Foi o dia em que nos separamos. O Jonas e a Xana entretanto tinha começado o namorico e estavam com os corações em pedaços.
Na estação ainda fizemos planos para Sevilha, planos que não se concretizaram... não passamos de Vila Nova de Milfontes...

Lembro-me que foi a ultima vez que atravessei a velhinha ponte D. Maria. Eram sempre de grande emoção aqueles minutos da travessia, que duravam uma eternidade.
E o Jonas seguiu para Viana e eu para casa com o meu pai que me foi buscar À estação.

E assim acabaram umas férias fantásticas.
Eu adorei. E você Alberto?