domingo, 23 de outubro de 2011

"Frida Kahlo, As suas fotografias"

O meu Amigo Alberto alertou-me para a exposição: "Frida Kahlo, As suas fotografias"


De acordo com  notícia   DN: 'Mais de 200 fotografias pertencentes à pintora mexicana Frida Kahlo estarão em exposição no Museu da Cidade, em Lisboa, a partir de 04 de Novembro, foi ontem anunciado.'. 
 

A mesma notícia avança , ainda que  ficará patente em Lisboa até 29 de Janeiro de 2012.
Um bom motivo para uns dias em Lisboa...

A Notícia (*):

200 fotografias de Frida Kahlo em exposição em Lisboa

Mais de 200 fotografias pertencentes à pintora mexicana Frida Kahlo estarão em exposição no Museu da Cidade, em Lisboa, a partir de 04 de novembro, foi ontem anunciado.

"Frida Kahlo, As suas fotografias" consiste "numa seleção de mais de 200 imagens das 6.500 que compõem o acervo da Casa Azul [Museu Frida Kahlo, no México], convidando ao contacto com a intimidade da artista", refere a Casa da América Latina, organizadora da mostra em parceria com a produtora Terra Esplêndida.

A exposição, "além de refletir a importância da fotografia na vida da pintora, revela os interesses que teve ao longo da vida: a família, o fascínio por Diego Rivera e outros amores, o corpo acidentado e a ciência médica, os amigos e alguns inimigos, a luta política e a arte, os índios e o passado préhispânico, a paixão pelo México e pelos mexicanos", refere a Casa da América Latina no seu site oficial.
"São fotografias que Frida colecionou por razões familiares, sentimentais e estéticas, muitas delas utilizadas como instrumento de trabalho", sustentou.

A mostra, preparada no ano passado pelo Museu Frida Kahlo, com curadoria do fotógrafo e historiador de fotografia mexicano Pablo Ortiz Monasterio, ficará patente em Lisboa até 29 de janeiro de 2012.
Frida Kahlo morreu em 1954 e o arquivo documental permaneceu encerrado durante quase cinquenta anos, até ter sido revelado ao público no verão de 2007, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento da pintora, em 1907, e do cinquentenário da morte do marido, o muralista mexicano Diego Rivera (1886-1957).

(*) Como a notícia é uma cópia da publicação do DN, que aderiu ao acordo ortográfico, não fiz a correcção ortográfica (por muito que me custe!), mas não são palavras minhas...

Sem comentários: