domingo, 26 de agosto de 2012

Pão à Bola

De há uns tempos a esta parte, mudei de hábitos.
Os fins-de.semana foram quem mais alterações sofreram. Ao Domingo, que é do que quero falar, de manhã, para se mais especifica; o pequeno almoço passou a ser em casa (não gosto nada!) e seguido de uma volta de bike.
O meu café de Domingo de manhã e o comprar pão é que não dispenso. Assim, o levantar é antecipado para que tudo se possa fazer.
E hoje assim foi: levantar, pequeno-almoço em casa e por volta das nove sair oara a 'estrada'. O regresso cerca de hora e meia depois, e depois de um banho ( o segundo do dia!), lá fui tomar o meu café e comprar pão e fruta ao Pingo Doce.

Bem, se eu ia bem disposta, fruto de hora e meia a pensar em tudo e em nada; poderia ter saído de lá com uma neura daquelas. Mas não, só conseguiram que saísse de lá com pena de algumas pessoas com que me cruzei, com quem tive que falar, mas que felizmente são simples desconhecidos que dificilmente voltarei a reconhecer, mesmo que me cruze com elas!

Comprei então o pão, Quatro pãezinhos da avó ainda quentes. Fui à fruta. Não tinha carrinho nem cesta. Vicio meu: pouca coisa encastelo tudo... é que o pouco, nem sempre é tão pouco assim!

Fui buscar bananas. Estava eu a abrir o saco para colocar as bananas e o saco do pão rasgou e lá se me caíram os quatro pãezinhos da avó no chão! Fiquei tão desolada! Pão no chão! É coisa que me angustia, mais que qualquer outro alimento. Uma das empregadas da frutaria reforçava o expositor das bananas e pedi-lhe que me chegasse um saco. A contra gosto lá me passou o saco para a mão. Nervosa, baixei-me para apanhar o pão. Quando ia a pegar no primeiro pão, vejo uns ténis, tipo tamanho 45 a encostar-se a um dos pães. Uma besta, que calçava no mínimo o 45, ao pegar bananas, mesmo vendo-me ali, teve a brutalidade de tocar com os sapatos no pão! Olho para o outro lado e vejo a esfregona a aproximar-se. Era a empregada da limpeza que se preparava para varrer o pão!

Com a rapidez que me foi possível, meti os quatro pães no saco e, sem me conter virei-me para o brutamontes: 'Por acaso não está com ideias de calcar o pão, pois não? Não está a ver?!'
Olhando-me de alto e, quase entre dentes, responde-me: 'Parece que está com algum problema!'
'Pois estou, é com a falta de educação e de respeito pela comida, pão neste caso, o que ainda é mais grave!', respondi


Ainda grunhiu mais algumas coisas entre um olhar daqueles que se matasse, eu não estaria aqui... ou ele onde está agora, pois acho que seria um tiroteio à moda do oeste!
Afastei a senhora da limpeza e fui à padaria trocar o pão. Expliquei à senhora o que se passou, pediu-me desculpa, pois o problemas são os sacos ... e vim-me embora... enervada, ou desiludida com o desumanismo que graça por aí!

Provavelmente, o 'normal' seria o pão cair, eu virar costas, o brutamontes dar-lhe quatro biqueiros e no fim a senhora da limpeza recolhê-lo para o balde do lixo!

Ok, eu não quis que assim fosse, Era comida, era pão, caramba!

Sem comentários: