domingo, 17 de outubro de 2010

DIAS EUROPEUS DO EMPREGO 2010

DIAS EUROPEUS DO EMPREGO 2010
Braga, 18 e 19 de Outubro - Lisboa, 21 e 22 de Outubro
(11h00 - 20h00)

ESPAÇO DE INFORMAÇÃO E WORKSHOPS
INTEGRADO NAS JORNADAS EUROPEIAS DO EMPREGO
A DECORRER EM TODA A EUROPA
Durante os meses de Setembro e Outubro, decorrerão em toda a Europa vários eventos visando promover a mobilidade geográfica dos trabalhadores como via alternativa para a obtenção de um emprego. Diversas actividades terão lugar, como feiras de emprego, "workshops", conferências, seminários, actividades culturais, etc.
Também Portugal se integra na celebração dos Dias Europeus do Emprego 2010, com a organização uma iniciativa em duas cidades: Braga, a 18 e 19 de Outubro, e Lisboa, a 21 e 22 de Outubro.
No âmbito deste evento, serão promovidos espaços de informação e aconselhamento personalizado, nos quais os candidatos a emprego podem iniciar ou consolidar os seus projectos de mobilidade transnacional ou transfronteiriça.
Os visitantes podem contar com a presença de Conselheiros EURES provenientes de 16 países europeus, para além de Portugal.
Estarão igualmente presentes alguns empregadores, estrangeiros e nacionais, divulgando as suas necessidades de recrutamento e seleccionando sobretudo nas áreas da Saúde, Serviço Social, Hotelaria e Restauração, Construção Civil e Engenharias.
Promovidas desde 2006 pela Comissão Europeia, as Jornadas Europeias do Emprego têm vindo a afirmar-se crescentemente como um primeiro passo para uma mudança de vida substancial para muitos trabalhadores e suas famílias. Têm também constituído ocasião para um debate alargado, entre candidatos a emprego, empregadores e outras partes interessadas, sobre a mobilidade dos trabalhadores e os recrutamentos a nível transnacional, para a partilha de testemunhos sobre experiências de trabalho e obtenção de informação actualizada sobre as condições para viver e trabalhar noutros países europeus.
Nas edições já realizadas desde 2006, esta iniciativa tem vindo a registar um número crescente de participantes em toda a Europa. Só em Portugal, participaram ao longo das 4 edições mais de 30.000 pessoas, na sua maioria graduados.

Sem comentários: