sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Luxos, to be or not..

Quando eu era pequenina, o meu (e da maioria dos outros meninos) lanche na escola era um pão com manteiga, marmelada ou queijo (eu não gosto) e (às vezes) uma peça de fruta.
Os meninos mais carenciados recebiam um pão com marmelada ou queijo, daquele em triângulos, que vinha numa caixa tubular, branca com rótulos iguais aos do queijo colados na tampa e diziam 'Saúde', a marca do queijo. Para esses meninos havia também um  um copo de leite e mais tarde passou a haver iogurtes.
E eram assim os lanches 'do recreio' na minha infância. E que grande manjar! Era mesmo um manjar de reis, comer o pãzito com manteiga ou marmelada, a pera ou maçã e, depois de meia duzia de corridas e saltos, ir ao bebedouro beber água até sentirmo-nos uns abades.
Hoje, os lanches são muito mais requintados. Não sei se ainda existe 'lanche escolar', mas o que levam para a escola é um autêntico banquete: pão, no mínimo com queijo ou fiambre. Qual manteiga , qual marmelada ou geleia ( pois já me esquecia que na época de fazer marmelada em casa, se fazia também geleia para fornecer muitos lanches... e que bom que era...). Mas o que mais se vê por aí são mesmo os bollicao, croissants na vez do pão. E há sempre uma bebida, que é muito mais que o leite branco (pois quem tivesse sede e não gostasse de leite branco, só tinha mesmo que ir ao bebedouro da escola e beber água...); leite chocolatado, sumos ou ice tea... ou iogurtes líquidos.

Pois, a qualidade e o requinte dos lanches do intervalo (recreio, que é isso?) melhorou consideravelmente.
Nada contra! As balanças é que sim... é ver o ponteiro a tombar cada vez mais para a direita...

E não é que agora estas coisas passam a pagar 23%, contra os 6% de IVA que pagavam? Significa que farão parte dos bens que não são de primeira necessidade.
Que vai acontecer agora?
Os meninos vão passar a levar para a escola pão com manteiga e uma maçã?... novamente?
Pois, mas manteigas, margarinas também vão passar para 23%! Ou seja, será pão seco e fruta? Quuer dizer que vamos para pior!
teremos meninos no intervalo a comer pão seco, a ir ao bebedouro do recreio beber água ( btw: será que ainda há disso? Com a chegada dos leites chocolatados, dos sumos e de que a água da torneira não era potável... podem muito bem ter sido suprimidos!)... e com sorte, os que tiverem uma mãe habilidosa, na época dela, uma geleia e uma marmeladinha no pão.

 E a parte positiva disto? Sim, porque quem me conhece, sabe que para mim tudo na vida é feito de mais e menos: será que as balanças vão 'tombar' para valores mais aceitaveis? E eles, os miúdos, vão-se tornar mais ágeis e que se vai deixar de ver tantas guloseimas no lixo?

Ainda assim, não concordo que manteiga, azeite, margarina, sumos e afins passam a ser taxados com 23% de IVA. É loucura!

Sem comentários: