domingo, 13 de março de 2011

Séraphine Louis ou Séraphine de Senlis

Até ontem, nunca tinha ouvido falar nela. 
Ontem fiquei 'presa' à RTP2 a ver 'Séraphine', o filme que retrata a vida de Séraphine Louis. Como grande parte, quase todos, os génios acabou num manicómio e lá morreu acompanhada pela solidão e pelo abandono.
As suas primeiras obras foram pintadas em madeira, com tintas feitas com plantas e azeite surripiada das lamparina da igreja.
A sua arte é descoberta pelo alemão Wilhelm Uhde, seu patrão, comerciante de arte, que foi quem também lançou Picasso.
 


Séraphine, mulher, pintora:

(Arsy, 2 de setembro de 1864Clermont, 11 de dezembro de 1942)


O Filme:

Realizador: Martin Provost
Actores: Geneviève Mnich, Anne Bennent, Yolande Moreau
Ano: 2008
Pais: França
Duração: 125 min
Séraphine ganhou sete Césares (entre os quais Melhor Filme e Actriz), todos merecidos e foi considerado um dos melhores filmes de 2008.


As obras (algumas):

 
Marguerittes
Feulles
Les Grappes de Raisin
Desculpem-me a ignorância com a sinceridade.
Gostei do filme, mexeu comigo a história de vida desta mulher e estou a adorar as obras dela.

Vai para a minha galeria...

1 comentário:

Estela Baptista Costa disse...

Aconteceu-me exactamente o mesmo. É penas a história dela não ser mais fslada, teve um fim triste... nunca é tarde, afinal.