quarta-feira, 26 de outubro de 2011

E hoje foi o caos!

E um pouco por todo o país instalou-se o caos.
Chuva, muita. Vento, vendaval, melhor dizendo.
A meio da tarde começarama  chegar notícias de que a cidade estava alagada. O rio Este transbordava e por isso não se podia atravessar a ponte que separa a empresa da estrada. Ia-se usar o caminho alternativo.
Os túneis inundados, árvores caídas.

Sete horas,: colegas que tinham saído há mais de uma hora, ligam a dizer que estavam 'presos' no transito, à entrada da cidade. Outros serpenteavam de ruela em ruela na vã tentativa de fugirem ao caos... e aos túneis, do que mais há na cidade e que dificilmente se evita para onde quer que vamos!
Esperei. Pensei em usar a auto-estrada para chegar a casa. Não, fechadas as saídas, e entradas, na cidade devido a ... inundações! Estrada nacional e ir pelas aldeias das redondezas. E se os campos alagaram? E chegar à estrada?
Bem, espera-se meia hora. A decisão foi a de não mudar a rota, usar a mesma de sempre e romper cidade adentro.

Imaculada Conceição: meia dúzia de carros nas bermas. Não aguentaram a humidade e o motor fraquejou. Mais nada de especial. Semáforos a funcionar. Passar pela parte superior  do túnel, subir parte da Avenida da Liberdade, virar na 25 de Abril e...ops, fila até ao fim da escola. Talvez seja só os semáforos e não é mais que os outros dias. Verdade,. à terceira vez passei o semáforo. 31 de Janeiro livre, virar para avenida Central, Rua dos Chãos. Hora de jantar. Porque não parar, atravessar, jantar no lugar do costume e depois ir para casa?
Assim foi. Estacionamento tão perto como o habitual. Chuva a abrandar e um jantar em sossego. Saída do restaurante, chuva mais intensa. Ruas livres, entrada na variante, tudo (quase) livre, como é usual aquela hora e num ápice em casa.

Em casa Focinhos com fome, frio e medo. Dar de comer, aconchegá-los e pô-los a dormir na garagem. Como vai estar a garagem amanhã, não sei, mas que eles estão quentinhos, estão...

E vai uma ventania no exterior que até impressiona... do Verão passamos para o Inverno, mas parece que na Sexta-feira, vamos voltar ao Outono...

2 comentários:

Turista disse...

Querida Reflexos, eu como estou fora da cidade não me apercebi, mas além de ti, já ouvi dizer que ontem foi o caos em plena cidade. Ouvi dizer que houve pessoas quelevaram 3 horas para chegar a casa.

Reflexos disse...

Sim, MAnelinha, foi o caos. Um senhor morreu afogado no rio Este, colegas meus ficaram 'presos' nos tuneis e no meio da água e uma colega viu o carro ser levado pelo rio depois de um muro cair pela força da água. Ela salvou-se no último instante, em que conseguiu sair do carro e agarrar-se a uns galhos de árvore.