sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Divagando...

A propósito de alguns comentários menos agradavéis feitos num blogue que sigo, dei por mim a pensar que cada vez mais as pessoas falam de cor. E neste mundo, em que a cara está por detrás de um monitor, cobarde que se preze, diz o que jamais diria olhando nos olhos das pessoas. Coisas há que são ditas, que nem nem se atrevem a pensar nelas perante as pessoas, muito menos dizê-las!

E falando do tema do post, ou antes do comentário, tudo vem a propósito de a pessoa, dona do blogue, ser uma pessoa muito positiva, que olha sempre primeiro para o lado bom das situações.
Isso não é mau! É bom, muito bom!
O problema é que incomoda, e os incomodados, reagem com uma  violência tal ao ponto de tocar nos pontos mais fragéis das pessoas.
Na minha opinião são pessoas que eu classifico de 'mal resolvidas'. E isto leva a que, em vez de arrumarem as suas casas, metem-se a desarrumar a dos outro!

Quando passamos por dificuldades na vida, não voltamos a ser os mesmos. Ponto assente.
E como ficamos?
Pessoas amarguradas, negativas e de mal com este e todos os mundos que nos aparecerem! Tudo é mau. Tudo lhes acontece. Sorte, alegria, sucesso, sorriso, deixaram de fazer parte dos seus vocabulários na primeira pessoa... são coisas dos outros! A inveja, se bem que por vezes, sem malícia (é possível, quero acreditar), o queixume e a revolta, comandam as suas vidas.

Há um outro grupo de pessoas, menor, infelizmente; que depois de grandes tempestades, ficam pessoas melhores. Pessoas menos superficiais e mais atentas. Com os imprevistos da vida, aprenderam que a luz ao fundo do túnel está sempre lá. Que o bem e o mal andam sempre a par, se bem que em proporções diferentes.
É difícil ser assim. E se para quem 'por elas passa' é difícil assumir esta postura, de muito pior compreensão será da parte de terceiros! Compreensível!
Mas, caramba, não é preciso magoar! As pessoas já estão suficientemente fragilizadas, simplesmente usam as poucas energias que têm para o bem!

Aqui há dias, a minha Mãe, pessoa pessimista por natureza, passou.me uma mensagem da avó dela:
'Quando estamos a por o pé fora de casa, devemos sorrir, e assim nos mantermos.'

Moral disto: Se andarmos com um sorriso, as pessoas vêm que estamos bem dispostas, limitam-se a perguntar como estamos e dizemos só o que queremos dizer. A tristeza, leva a que as pessoas nos abordem logo com um are ainda pior que o nosso, com energias negativas, que nos deixam ainda piores e que em nada ajudam, pelo contrário. Para além disso, somos alvo de 'pena', sentimento que não se quer de um amigo, nem para.


E não é tão bom chegarmos junto de uma pessoa, com um sorriso? Se essa pessoa é nossa amiga saberá interpretá-lo e estará ali para o que for preciso... e sem aquele ar de quem está numa missa de sétimo dia!



Sem comentários: