quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Às Escuras!

Todos os dias as notícias de abertura dos noticiários, são anúncios de mais austeridade Todos os dias o nossos governo arranja onde nos empobrecer.
Quando a Troika entrou no nosso país, logo a piada 'Como medida de austeridade a Troika mandou apagar a luz ao fundo do tunel', circulou.
Bem vistas as coisas, veio a verificar-se que correspondia à mais pura das realidades,e em todos os sentidos!
Nas ruas desligaram alguns candeeiros. Hoje enquanto caminhava numa rua, central, da cidade, fui invadida por uma espécie de tristeza. Senti-me num cenário de uma grande catástrofe, em que mais de metade das pessoas tinham desaparecido, não sabia dos meus amigos, familiares e não sabia como regressar a casa. Não havia energia, as (poucas) pessoas que restavam caminhavam cabisbaixas...
A completar o cenário, um pedinte aborda uma senhora, que lhe nega esmola,  e ele, com a autoridade de quem é dono de toda a razão, vai empurrando-a contra  parede e, de nariz empinado e dedo apontado, diz-lhe: 'Eu exijo que me olhe nos olhos! Só porque ando a pedir não admito que me vire a cara!'

Voltando à nossa governação, ainda não consegui ouvir uma palavra de ânimo, sempre uma postura de quem vem anunciar que houve uma grande catástrofo ( e está a haver, na realidade), e que eles nada podem fazer, como se dependesse da Mãe Natureza!

Nunca os ouvi dizer que esta tortura teria um fim e u final. Sempre que penamos que é o fim, aparece mais uma variante.. fazendo lembrar os relatos do meu Pai sobre uma polícia que havia há muitos anos, que era muito criativa na forma de tortura durante os interrogatórios!
Essas torturas também não pareciam ter fim, os polícias tinham um ar cínico e nuca diziam o motivo, nem o fim pelo qual agiam!

Claro que ninguém quer  que passem a imagem que vivemos num jardim à bera-mar plantado, mas, por favor, digam o que (não) estão a fazer, com o nosso dinheiro, para inverter isto  e  dêem-no pelo menos, uma estimativa  de quando podemos voltar a respirar!

Planeamento, meus senhores! Não sabem o que é, pois não?

Pois está tudo às escuras e andam às apalpadelas. Com luz seria o mesmo, mas enfim...

3 comentários:

Turista disse...

Querida Reflexos, estava a ler o teu texto e na minha mente estava a formar-se uma imagem muito semelhante, aqueles filmes que retratam o período ante-2ª Grande Guerra...e não estou a ser pessimista, foi o que senti, infelizmente.

Alberto Velez Grilo disse...

Às vezes até parece que nos falta o ar.

Por aqui ainda há luzes acesas, mas ainda não se sabe o que nos espera...

Reflexos disse...

... sim, o que não há-de vir ainda!

MAs temos que ser optimistas... sempre!