Faz hoje quarenta e seis anos, estava o meu Pai, ainda namorado da minha Mãe em África e o meu Avô de serviço, elas decidiram ir à inauguração da Ponte da Arrábida.
Almoçaram, arranjaram-se a preceito, afinal ia estar lá o Sr Américo Tomás, o Sr Governador Civil e com sorte ainda veriam o Avô.
A zona estava em festa e tinha-se montado uma feira, que habitual no São João se tinha antecipado uns dias para a inauguração da ponte.
A Avó decidiu então comprar uma fogaça, que colocou debaixo do casaco que entretanto tirara devido ao calor.
A uns metros de ter comprado a fogaça, mesmo no meio da confusão a Avó pergunta à Mãe se queria fogaça. A Mãe 'armada em fina', palavras da Avó, disse que não, que estava muita gente, que comia mais à frente quando estivessem mais afastadas da confusão.
Inaugura ponte, passam celebridades, pessoas a acenarem e de vez em quando a Mãe olhava para Avó e via-a a mexer a boca. Não deu muita importância, mas passada a confusão e tal como havia planeado, pediu fogaça à Avó.
A resposta foi: 'Se queres vai para trás comprar outra. Já comi toda.'
'oh, Mãe, mas eu tinha dito...'
´Pois é para a próxima não te armares em fina'.
E pronto serviu a história para ser contada na família sempre que se falava da ponte. A Mãe sempre resmungava com a Avó , pois 'podia ter-me guardado um bocado, ao menos!', dizia a Mãe ao que a Avó respondia:'Foi para aprenderes a não te armares em fina. Não deixavas de ser quem és por comeres a fogaça no meio da multidão'. E lá ficavam elas um bom bocado neste bate papo, enquanto o Avô sorria, bom conhecedor que ele era das duas: as duas rebeldes, as duas teimosas, mas as duas tão diferentes e no fundo tão iguais!
E já se passaram 46 anos sobre esse dia e muitas outras coisas se passaram...
A Ponte da Arrábida ( da Wiki):
A Ponte de Arrábida é uma ponte em arco sobre o Rio Douro que liga Porto (pela zona da Arrábida) a Vila Nova de Gaia (pelo nó do Candal), em Portugal.
No tempo da sua construção em 1963, a ponte tinha o maior arco em betão armado de qualquer ponte no mundo.
O comprimento total da plataforma é de 615m, tendo uma largura de 27m. O seu vão de 270 m, e 52 m de flecha, arco esse constituído por duas costelas ocas paralelas, de 8 m de largura ligadas entre si por contraventamento longitudinal e transversal.
O engenheiro responsável pelo seu projecto e construção foi Edgar Cardoso.
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