segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de Abril...

Nos últimos anos, pouco se ligou ao dia 25 de Abril. Era visto como mais um feriado e o grau de contentamento das pessoas dependia do dia da semana em que caísse. Quinta ou terça era a felicidade máxima. Uma ponte era logo planeada e as malas feitas para abalar para o Algarve às primeiras horas do dia, senão de véspera. à sexta ou à segunda tamb´m não calhava nada mal. Ainda dava para uma escapadinha!
À quarta já não dava tanto jeito, mas ainda assim, era melhor que ao Sábado ou ao Domingo.
Este feriado não era mais que (mais um) motivo para 'ir de férias', aquela coisa que ANTES do 25 de Abril de 74, uma minoria sabia o que era, e que AGORA é um directo adquirido. Nos últimos tempos atingiu-se o limite do exagero e todos os feriados, pontes e folgas serviam para 'ir de férias'.

Definitivamente, 25 de Abril tornou-se somente 'mais um feríado', mais um como o 1ª de Dezembro, o 5 de Outubro, que tantos já NÃO sabem a sua razão de ser! É feriado e pronto. É o que interessa!
No último ano muita coisa mudou. O desemprego subiu, ficamos sem governo (desgovernados há muito que já estávamos), os bancos deixaram de financiar com até então e monstro 'FMI' e a necessidade da sua vinda ou não, tem sido motivo de discussão (daquelas tipo as de treinador de bancada no futebol, pois 90% dos que opinam sobre o assunto não sabem do que falam,,,). E a palavra 'troika', se até há meia dúzia de dias era desconhecida de muitos, depressa passou a ser tratada por 'tu' por todos ( os que sabem o que é e os que não sabem, a maioria!).

Ironicamente, e porque não temos governo, de acordo com a lei, não haverá comemorações oficiais do 25 de Abril. E este ano todos querem. Todos querem ir para a rua, todos querem protestar.

Mas o Algarve continua cheio, o Alentejo encheu! Há filas de carros, há engarrafamentos... só não houve sol. 'O tempo esteve muito nublado e choveu.', disse quem por lá esteve. è como o nosso futuro, mas esse 'mau tempo' ainda nem todos se aperceberam de quão mão é!

Sem comentários: