quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dia da Mãe

Bem, vou-me repetir: 'O dia da Mãe é todos os dias.' Já está!
Agora:
Há coisas que me fazem confusão. Certamente são coisas simples, mas pronto, ou sou muito burrinha, ou estou num patamar acima da média para perceber 'coisas tão simples', como será esta de  o Dia da Mãe ter mudado para o primeiro Domingo de Maio.

'É uma questão comercial'- é esta a explicação.

Quando eram criança, o presente do dia da Mãe, assim como o do dia do Pai era feito por NÓS, crianças, na escola. Os pais ( o pai no dia da mãe e a mãe no dia do pai) não iam connosco comprar prendas para nós oferecermos à Mãe, ou ao Pai!

Agora compram prendas para as Mães?
Ah, as pessoas mais velhas?
Pois, os meus Pais iam almoçar com os pais... e como era feriado, a família juntava-se toda.
Prendas? Não me lembro!
Se calhar venho de uma família de forretas!

Azar, eu gosto assim. Gosto dos almoços que tive em casa dos avós, com os tios, os primos, os avós. Do bolo de laranja, da torta de chocolate e do pudim da Avó. Gosto do frio de Dezembro, do braseiro a aquecer a sala. Gosto da carne assada no fogão a lenha, do cheiro dos guardanapos de linho com cheiro a lavado, gosto de ir com a prima para o quarto que tinha sido da tia e vestir as roupas que ela lá deixou... e gosto de, eu e a prima,  ficarmos a dormir em casa dos avós quando o dia da Mãe era à Sexta ou ao Sábado.

Ainda bem que era assim. Gosto de ter estas como as recordações do Dia da Mãe, que começava com a minha Mãe a ser surpreendida com o meu presente logo pela manhã. Às vezes já não estava inteiro. A necessidade de o esconder por vezes provocava danos! MAs os postais, feitos por mim, esses chegavam inteiros e com a mensagem completa!

'Com três letrinhas apenas
Se escreve uma palavra pequenina, 
que é a maior que o Mundo tem:
MÃE.'

(esta foi a primeira que escrevi à minha Mãe, num dia 8 de Dezembro...)
E voltando ao início do post:
Feliz dia(s) da Mãe, para todas as mães.

Sem comentários: