terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estação de comboios de S. Bento considerada uma das 14 mais belas do mundo

Daqui:

Estação de comboios de S. Bento considerada uma das 14 mais belas do mundo

 

A estação de comboios de São Bento, no Porto, foi considerada uma das 14 mais belas do mundo pela revista norte-americana Travel+Leisure, que destaca os painéis de azulejos de Jorge Colaço. A lista inclui outra obra de arquitectos portugueses, mas em Moçambique: a estação de comboios de Maputo.
Na lista das 14 estações de comboio mais belas, a de São Bento, projecto do arquitecto Marques da Silva e inaugurada em 1915,  é destacada pela sua fachada em pedra e telhados de mansarda, bem como pelos "20 mil esplêndidos azulejos" criados por Jorge Colaço e produzidos pela Fábrica Cerâmica Lusitana, um trabalho que, segundo a Travel+Leisure (T+L), fará qualquer visitante "suspirar".
Nas paredes da estação podem admirar-se alguns episódios da história de Portugal, como a entrada de D. João I no Porto, para celebrar o casamento com D. Filipa de Lencastre, ou o torneio de Arcos de Valdevez.
Além de São Bento, a Travel+Leisure destaca ainda a beleza da estação de Maputo, em Moçambique, a única escolhida no continente africano e que, construída entre 1913 e 1916, foi desenhada pelos arquitetos portugueses Alfredo Augusto Lisboa de Lima, Mário Veiga e Ferreira da Costa (embora, erradamente, seja por vezes dada como projectada por Gustave Eiffel).
A lista de belos edifícios ferroviários inclui ainda os jardins interiores da estação de Atocha, em Madrid, as estações de Kanazawa (Japão), a Southern Cross Station (Melbourne, Austrália), de Sirkeci (Istambul, Turquia) ou a neogótica S. Pancras International (Londres, Reino Unido).
Os Estados Unidos lideram a lista com três estações - a Union Station, em Los Angeles; a Union Station, em Washington; e a Grand Central Terminal, em Nova Iorque.
Na Europa, destaque ainda para a estação central de Antuérpia, na Bélgica. A arquitectura e a decoração da estação Chhatrapati Shivaji, em Bombaim, na Índia, e da estação de Kuala Lumpur, na Malásia, também as colocaram na lista da revista.

A lista completa da T+L
St. Pancras International, Londres
CFM, Maputo
Sirkeci, Istambul
Southern Cross, Melbourne
Kanazawa, Japão
Atocha, Madrid
Union Station, Los Angeles
Estação Central, Antuérpia
Chhatrapati Shivaji Terminus, Mumbai
São Bento, Porto
Union Station, Washington D.C.
Gare du Nord, Paris
Estação de Kuala Lumpur
Grand Central Terminal, Nova Iorque

Pois e a lista não é nada modesta...

E bem que merece. A estação de S. Bento é linda!

 Amo-te Porto

2 comentários:

Alberto Velez Grilo disse...

Merece pois. É umas estação lindíssima e está muito bem preservada.

L* disse...

É mesmo lindíssima!
E agora em Setembro vou voltar a frequentá-la regularmente :) só é pena maior parte das vezes não a "ver com olhos de ver"...
**