quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Deutschland: Zurich-Stuttgart

E sem muito que fazer dentro do avião, deu-me para escrever em papel! Sempre gostei pouco de cópias, mas pronto, aqui vai a transcrição do que foi escrito nas alturas:

Swiss AVRO RJ 100, o modelo do avião. Esta informação é para o meu amigo Alberto que já já vai ficar a saber do que falo.
Estou na fila 18, a poucas da última do avião, por isso muito para trás da asa. Avião com filas de 3 lugares de um lado e 2 do outro. Estou sentada do lado direito, mais uma vez na coxia (ainda não tive direito a janela para poder tirar umas fotos). Ao meu lado estão dois matulões, com ar não sei bem de quê, que me olham pelo canto do olho, enquanto escrevo. Um grupo de idosos, quase meio avião, fala, ri e grita de excitação, digo eu. Poderá ser também medo, já que esta coisa abana por tudo que é sítio, tipo autocarro da carreira que vai pela nacional. É agora a minha vez de olhar pelo canto do olho e reparo que os 'matulóes' estão com os olhos quase a saltar e brancos que nem cal! Têm ar de turcos, mas não parecem turcos. Dúvida!

Pausa na escrita: assistente de bordo traz bebidas e um chocolate.

Retomada a escrtita:
Pronto já sei o que são. Americanos de Los Angels, funcionários da Mercedes que vieram visitar a fábrica de Stuttgart.
Não, não perguntei nada a ninguém, simplesmente enquanto a assistente me perguntava o que queria em alemão, como eu não percebi o que ela disse em alemão, nem em inglês, quando ela perguntou se eu falava inglês, eles responderam por mim, que sim.

Depois de pedir água e café, resolveram começar conversa com um: 'Detesto este voo, É sempre assim?!'
Respondi que não sabia. Foi quando, sem perguntas da minha parte, que desbobinaram sobre a sua origem e razão da sua vinda a Stuttgart.

Bem o avião parece mesmo um touro enraivecido. A brigada do caruncho calou-se e os americanos só limpam a testa com o guardanapo. Eu estou aqui a escrever. É aguardar por chegar ao destino. As assistentes não estão com ar preocupado, continuam na vidinha delas, logo a situação será normal e estará controlada... penso eu!


E parece que vamos aterrar.s O americanos só dizem palavrões e que só querem chegar ao hotel e descansar.


E agora, sem rascunho: a aterragem foi 'normal'. Entre abanões, lá alcançamos terra firm.

Foto tirada daqui. É mesmo pequeno, Ao vivo não aprece tão pequeno.

1 comentário:

Alberto Velez Grilo disse...

Obrigado.

Eu prefiro de longe viajar em aviões pequeno. O AVRO é um dos meus preferidos. Já viajei nele várias vezes. Como a asa é elevada, vê-se muito bem de qualquer janela.

A alcunha do avião é Jumbolino, por ser um Jumbo com 4 motores, mas pequenino. São aviões confortáveis. A turbulência deve ter-se devido ao facto de não estar bom tempo e como diz que o voo foi curto, deve ter sempre voado a baixa altitude, mesmo como eu gosto (risos).

A última ve que voei num AVRO foi entre Atenas e Xania (Creta).

Beijinhos