quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Somos Grandes!

Amanhã é feríado, e pelo que me parece o último dia 1 de Dezembro feríado à semana. Também grande parte das pessoas não sabe porque é que é feríado no dia 1 de Dezembro.
Para essas tenho uma mensagem: 'Deixem lá, vai estar frio, não dá para ir à praia!'

Não é o que se vê nas reportagens de feríados no Verão?! As pessoas na praia e, quando questionadas sobre o significado do dia, respondem: 'Não sei, é mais um! Foi bom, deu para vir à praia!'

Somos grandes!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Globos & Mapas

Esta foto é para a Manelinha, que colecciona fotos com mapas. Espero que goste.
É uma foto que não nos deixa indiferentes, mais que não seja pela diferença, a sensação de movimento...

Se Tivesse a Factura, diriam outros!

Em Setembro, depois de alguma hesitação, comprei estas botas. Entretanto viajei e foram uma grande companhia de viagem. Com elas saltei, pulei, dancei sem um único 'ai'.

Quando voltei, como o tempo ainda estava quente por cá, arrumei-as. Quando começou a arrefecer, quando tive que arrumar de vez as sandálias, voltei a usá-las. Nem meia dúzia de vezes e começo a confirmar o que desconfiava: a película que forrava a sola estava a descolar.
Fui à marca, à MD, e reclamei. Trouxe outras, desta vez pretas. Já não havia em camel. Não tão do meu gosto como as camel, mas o mesmo conforto.

Se as camel, entre a viagem, os salto e algum uso por cá estiveram comigo dois meses, as pretas, nem uma semana. Ao fim de uma semana, ficaram num estado bem pior que as camel...

Voltei à MD, voltei a reclamar, voltaram a aceitar a reclamação e a proporem-me a troca... desta por outro modelo.
Escolhi outro modelo. Não havia. Reservei. Hoje fui buscar... mas não as trouxe!

As minhas botas que custaram 120 euros, agora custavam 99,90 e eu estava a escolher umas de 130. Tinha que pagar 30.10 euros.

Expliquei que não tinha o talão, mas que tinha pago mais que os 99.90 euros. Propuseram-me que apresentasse o extracto bancário com o valor. Fui ao MB. Só extractos do mês anterior. Comprei as botas em Setembro... há 2 meses!

No meio disto tudo, tive que deixar lá os dois pares de botas e amanhã vou lá voltar com o extracto. Se não encontrar vão pedir à central uma segunda cópia da factura.

Bem, só para dizer que, apesar de as botas terem saído uma grande porcaria, a assistência da MD está a ser cinco estrelas. Nem todas fariam isto... e eu não tenho amigos, nem conhecidos na loja. É mesmo assim!

Bom exemplo de assistência a cliente... noutro sitio, sem factura mandavam-me dar uma grande volta ao bilhar grande com um: 'Se tivesse a factura. Assim não podemos fazer nada!'

Vamos ver se à terceira é de vez...

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Isto é Roubo!

Hoje quando abri o envelope com o extracto do meu salário e li o seu conteúdo, numa palavra senti-me ROUBADA!
Do meu salário uma parte substancial dele foi para as mãos de desconhecidos  que, ao contrário do que tanto apregoam, nada mais vão fazer senão continuar as suas vidas faustosas e  a viajar em primeira, a ficar em hotéis de cinco estrelas, a receber de despesas de representação e ajudas de custo, bem mais que o meu salário (antes de roubado!), a trocar de carro e a usufruir de motorista, secretário, cozinheiro e sabe-se lá mais o quê!

Não acredito em nada disto, não acredito que estas medidas venham resolver o que quer que seja. Só vão contribuir para a tristeza, a doença e a desmotivação!
Sim, que motivação pode ter alguém a trabalhar de sol a sol, sabendo que o fruto do seu suor vai parar às mãos de desconhecidos? Que, sem escolha, tem que prescindir de uma quantia, fruto desse suor, para pagar (supostamente) por erros que não cometeu. O seu único erro é ser Português, trabalhar e, trabalhando por conta d'outrém, não tem como escapar!

E nós, cordeirinhos, roubados, agora, nada fazemos. Esperamos que nos tirem o resto!

No meio disto tudo, dói-me a passividade das pessoas perante isto. Dói-me ainda mais quando vejo que por um penalti roubado num jogo de futebol quase pegam fogo ao estádio!

Vivemos em que mundo? Em que sociedade?

Haja saúde, poderia dizer. Mas assim até essa, a mental principalmente, começa a ser duvidosa!

domingo, 27 de novembro de 2011

Tulipas 2011: 3 semanas depois

Passaram-se 3 semanas desde este dia e nada! Nada do que de expectável, pois ervas daninhas, essas já dão ares da sua graça desde os primeiros dias.

Mas não está fora de tempo. Pela experiência dos anos anteriores, mais um mês e começam a rebentar.

Entretanto, tive um 'vipe' como há muito não tinha (e muitos tinha dantes!), que deu nisto:




Bolbos de jacintos em frasco de sumo. A semana passada já coloquei alguns em frascos de iogurte e estão-se a dar muito bem.
Estes, se vingarem, vão ter um efeito muito bonito. Agora ando a juntar asas de sacos de papel para amarrar em volta do gargalo da garrafa para tapar a rosca.
Deu-me para isto... mas gostei muito do efeito.

Ah, e  também coloquei um nesta jarra que andava por aqui sem utilidade. Já foi no Domingo passado e... raiz, pelo menos, já tem!



E tudo isto é Fado: Fado Património Imaterial da Humanidade

27 de Novembro de 2011: Fado Património Imaterial da Humanidade
Notícia Sapo





O fado é Património Imaterial da Humanidade segundo decisão hoje tomada durante o VI Comité Intergovernamental da Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O fado canta a vida e o destino de um povo há cerca de dois séculos, mas agora deixou de ser só nosso para ser de todos. Depois de várias horas de atraso, a candidatura do fado foi aceite pelo comitê de 24 delegados da UNESCO.
O antigo presidente da Câmara de Lisboa Pedro Santana Lopes lançou a ideia de candidatar o fado a Património Imaterial da Humanidade e escolheu os fadistas Mariza e Carlos do Carmo para embaixadores da candidatura.
A candidatura foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Municipal de Lisboa no dia 12 de maio de 2010 e apresentada publicamente na Assembleia Municipal, no dia 01 de junho, tendo sido aclamada por todas as bancadas partidárias.
No dia 28 de junho de 2010, foi apresentada ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e formalizada junto da Comissão Nacional da UNESCO. Em agosto desse ano, deu entrada na sede da organização, em Paris.
A candidatura portuguesa foi considerada como exemplar pelos peritos da UNESCO, tal como o Paraguai e Espanha.

sábado, 26 de novembro de 2011

Poinsettia, vulgo 'Estrela de Natal'


Todos os anos compro pelo menos uma e todos os anos fico mais que triste quando elas começam a murchar e morrem.
Mas pronto, entretanto vou-me deliciando com a deste ano, que é particularmente linda.


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Há muito que um perfume não me conquistava no primeiro instante, como este me conquistou.
Não vejo a hora de o ter... entretanto vai para a wish list, com a esperança que la esteja por pouco tempo.


Isto está bonito, está!

Ainda a semana vai a meio e já bateu todos os records de niveis de sdrenalina.  De tudo aconteceu e de tudo ainda está para acontecer.
E amanhã a ver vamos como vai ser o caos, sim porque que vai ser caos em todo o lado já sabemos...só falta mesmo ver on-line.

Pois e lá pela Alemanhã parece que as coisas hoje correram (muito) mal.
'A vida custa a todos'... ou será: 'quem com ferros mata, com ferros morre'?

E agora dormir, precisa-se.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vermelho

Tenho vindo a ler alguns artigos onde é chamada a atenção para o facto de em períodos mais conturbados da(s) sociedade(s), há uma maior tendência para o glamour. 
Coincidência, ou não, este é o ano dos dourados, prateados, leopardo, piton, block colours, colares, anéis, pulseiras... ou seja, tudo a que a moda tem direito!

Em conversa com a dentista [imaginam o que é ter uma dentisita que fala pelos cotovelos e nós a querermos responder e estarmos ali de boca aberta... enfim!]; o assunto veio à baila e ela alertou para um pormenor muito interessante: em tempo de crise, a mulher tem tendência para usar baton e verniz vermelhos. Segundo os estuduiosos é uma forma de se recompensar com pouco. Um verniz, um baton sempre é menos dispendioso que uma peça de roupa...

E não é que me tenho vindo a aperceber que o vermelho está a voltar em força nos vernizes e nos batons? ... e que a maquilhagem está mais 'agressiva'?!
Engraçada esta coisa a que poderíamos chamar 'lei da compensação'!


Gosto desta cor...
Eu gosto muito de vermelho. Para mim unhas vermelhas, levam-me logo para a minha Mãe. Baton vermelho, esse leva-me para a minha Avó Lina.

Nota: Acho que sobre este assunto já li um post, com o qual concordei, no blogue da Manelinha 'Turista'...
Encontrei!


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Fins-de-Semana Gastronómicos a Norte

Acabo de ler no SAPO esta notícia. Uma boa dica para  uma(s) escapadinha(s)...

Mais de 70 concelhos do Norte do país vão promover, aos fins-de-semana até final de Maio de 2012, pratos típicos da região. A iniciativa, para combater a sazonalidade turística, envolve perto de mil restaurantes.
Trata-se da segunda edição dos “Fins-de-Semana Gastronómicos”, evento que decorrerá a partir do fim-de-semana de 25 a 27 de novembro. A iniciativa que só encerra a 20 de Maio do próximo ano, procura colmatar a sazonalidade na restauração e valorizar os pratos desta época mais fria, rica em termos enogastronómicos.
A iniciativa, organizada pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), envolve quase mil restaurantes dos 71 municípios participantes disponibilizando, entre o jantar de sexta-feira e o jantar de domingo, dois pratos típicos, procurando atrair à região turistas.

Este ano foi criado um passaporte, onde constam os empreendimentos turísticos que atribuem 20 % de desconto no preço da segunda noite, para os clientes que reservem duas ou mais noites. Já os restaurantes vão oferecer um desconto de 10 % no preço do jantar de sexta-feira.
O primeiro fim-de-semana do evento envolve os municípios de Póvoa de Varzim (Pescada à Poveira e Rabanadas à Poveira), Vila Verde (Pica no Chão e Pudim de Abade de Priscos) e Vimioso (Cogumelos Silvestres com Posta de Vitela Mirandesa) e Aveludado de Cogumelos Silvestres).

Coisa Mailinda...

Ontem quando cheguei de comprar pão, tinha esta  coisa linda à minha porta. Deve ter fugido, andava perdido. Fartou-se de cheirar o meu carro (devia cheirar a 'Bono' e 'Tigra'). Perdi-me com ele, pois está claro! E entrei em casa com metade do pão! Meia rosca ( regueifa, baguete... depende da zona do país) ficou na barriga do cão!

Ai o esforço que eu fiz para não o meter dentro de casa! Só o pensar que já tinha dois e que este tinha dono, que poderia ficar em cuidados, me fez deixá-lo na rua... onde não o voltei a ver!

Colour+Form by Marisa Ferreira

A Marisa, de quem já falei várias vezes, continua em grande.
Desta, a exposição 'Colour+Form'


Quem passar ali pela Noruega, que tire uma tarde para a visitar... eu cá farei o mesmo (quem me dera!)
Boa sorte, Amiga.

sábado, 19 de novembro de 2011

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cala-te!

há alturas em que gostava de ser com aquelas pessoas a quem tudo lhes passa ao lado. Aquele tipo de pessoa que atravessa na passadeira e nem dá pelo carro que lhe passa rente, ou aquele tipo de pessoa a quem estão para lhe roubar a carteira e no último minuto o ladrão se assusta... e ela nada! Não viu, não ouviu, não sentiu... não esteve lá!

Ir ao cinema, entrar na sala e logo nos primeiros minutos antever o final, é cá uma seca. Ao fim de meia hora deixamos de ter posição na cadeira, suspiramos pelo intervalo.No intervalo temos vontade de ir embora. Resistimos, voltamos para a sala, sentamo-nos e o desconforto volta. Só mesmo quando as luzes se começam a acender, o desconforto passa e apetece gritar: 'Finalmente!'

Na vida também é mais ou menos assim. As coisas a acontecerem, o final a desenhar-se na minha mente, e todos a acharem que a mocinha é uma infeliz, uma santinha, a quem todos fazem mal e, tu, eu, a ver que não passa de uma dissimulada, de uma manipuladora que só quer o dinheiro do rapaz.
Todos tiram partido por ela, a maltratada, tu és a maldosa, a invejosa e muitas outras coisas pouco abonatórias.
És afastada, posta de parte, jogam nas tuas costas, jogam com a tua vida e ficas na lama.

Um dia, tudo muda, depois de incidente em incidente, estoura. A mocinha é desmascarada, afastada de uma forma delicada e colocada numa redoma. O ruído não interessa. Afinal, é o fazer desacreditar a prepotência, a autoridade e o falhanço!

E quem perde?
Tu!
Continuas a ter que estar calada, pois passas a ser o saco de boxe. Um olhar teu será motivo para um:'Cala-te!'

In Love

Add caption

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mais, Não, Obrigada

Muitas Segundas-feiras como a de hoje, NÃO, Obrigada.


 E 'mainada'!

Claudia 'Frida' Schiffer






Claudia Schiffer numa produção para a VOGUE alemã de Maio 2010. Estas imagens 'levam-nos' até Frida, sem nos fazer esquecer que é Claudia Schiffer quem ali está!


Não passa de Claudia com um 'look' Frida Kahlo...Diferentes belezas e raças não permitem que seja mais que isto.

Belezas e raças opostas.






domingo, 13 de novembro de 2011

Aletria, hoje apeteceu-me...

Apetecia comer, mas não apetecia fazer. Estas coisas sabem sempre melhor quando feitas pelos outros... mas como não havia quem fizesse, senão eu... resolvi-me e fiz.
E, pronto, feita, provada e aprovada.
Provavelmente a melhor aletria deste ano. É sempre assim, a primeira e fora de época é a mais saborosa...

A ideia é que fosse um guarda-chuva...pinheirinhos, ficam para o Natal (bah!)

Mesinha de Cabeceira: Diego & Frida

Edição/reimpressão: 1994
Páginas: 214
Editor: Relógio D` Água
ISBN: 9789727082261

Primark, Blanco, Bershka e afins

Que me desculpem os fãs da Primar, mas depois de passar por lá, entrar na Blanco foi como entrar numa loja de alta costura.

Nas revistas é tudo muito bonito, os preços muito apelativos, mas os acabamentos, os tecidos, as costuras... não!

'Mas estamos em crise, temos que ir ao mais barato...', dizem.
Errado!
Em tempos de crise devemos pensar mais e melhor no que comprar e se preciso, esperar para ir ao melhor... comprar menos, mais durável e, acreditem, gastamos menos!
É um erro ir ao barato!

Nos tempos que correm, com o 'tudo 'é permitido', cada vez mais podemos usar durante anos uma peça de roupa sem estarmos 'fora de moda'. Eu tenho roupa de quando ainda era solteira. Já casei há 14 anos e ainda uso essa roupa. Em contra partida, tenho roupa com meia dúzia de meses (para mão dizer dias) que... nem para andar por casa: desbotada, descosida, esbambiada...

A culpa também será um bocadinho, ou não, minha, que  a primeira coisa que faz à roupa (excepção a casacos de fazenda e parkas, claro), é lavá-la. Aí vê-se logo a qualidade!
Claro que também já tive surpresas menos agradáveis com roupa mais cara, mas reclamei e tive sucesso. Nas outras as desculpas são tantas e tão disparatadas que valhassemedeus!




sábado, 12 de novembro de 2011

Comida Japonesa


Sempre que ouvia alguém falar em comida japonesa, ficava até que, mal disposta.
'Comer peixe cru! Que horror! E algas, e aquela espécie de arroz todo empapado!. Não é para mim!'
Amigos meus, grandes fãs desta cozinha sempre me diziam:'Não sabes o que é bom!' 'Pois que não saiba!, pensava eu, quando não respondia.

E não é que na Sexta-feira aconteceu?! Um colega fez anos e convidou-nos para ir almoçar... ao Nikko, um restaurante japonês aqui da cidade. 'Se tu não gostas, pode comer italiano.', disse-me. (o restaurante tem uma parte de italiano e outra japonês). Mas eu para não dar parte de fraca, e como diria a minha avózinha :'Devemos provar antes de dizer que não gostamos.',(tudo, tudo, também não, salvo seja!) lá fui eu, convicta de que passaria fome, mas pronto, fui.
E não é que gostei?!

Bem, também não gostei de tudo. Mas de quase tudo! Bem. não gostei mesmo dos que têm aquela espécie de arroz. Quanto ao resto, gostei, bastante, até! Vejam lá que, molhado naquele molhinho, até comi nabo, coisa que me faz náuseas só de pensa que existe. Ai se a minha mãe sabe! Depois de todas as artimanhas que usei na vida para NÃO comer nabo...
 
Experiência a repetir um dia destes. Também não tem que ser já amanhã. Daqui a umas semanitas... um mês... depois do Natal!
Aquela coisa branca atrás da alface... é nabo. Eu comi!



Santa Cruz, 20 Anos

O Sapo hoje 'lembrou-nos', e muito bem, que faz hoje 20 anos que foi o masacre no cemitério de Santa Cruz.



 
20 anos depois, o que ficou?
A 12 de Novembro de 1991, o mundo assistiu a um dos mais atrozes massacres de sempre. O exército indonésio avançou e disparou sobre mais de dois mil manifestantes que homenageavam o jovem estudante Sebastião Gomes, morto pela repressão, no cemitério de Santa Cruz, em Díli. Do ataque resultaram 74 mortos mas, nos dias seguintes, mais 127 timorenses foram "caçados" pelo exército da Indonésia. A maior parte dos corpos continua em parte incerta.

Longe de Timor mas perto da causa, os jornalistas Adelino Gomes, Hernâni Carvalho, Rui Marques e Rui Martins acompanharam ao minuto as primeiras imagens da tragédia filmadas por Max Stahl, o homem que divulgou ao mundo o massacre de Santa Cruz. Hoje, 20 anos depois, o SAPO mostra como cada um se recorda do dia em que os timorenses perderam uma parte de si mas fortaleceram o movimento de libertação e a pressão internacional contra a ocupação indonésia de Timor Leste.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011


Dia de São Martinho e chuva

Hoje é dia 11/11/11 e é dia de São Martinho e não está sol, nem calor!

It's raining cats and dogs, que é como quem diz: Chove a cântaros!
Claro que as minhas mais recentes melhores amigas vieram comigo... quem diria num dia de São Martinho!





Será por ser 11/11/11?
Se assim for só teremos um dia de São Martinho sem sol daqui a 100 anos!!!!!!!!
Valha-nos isso!







quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cartas Apaixondas de Frida Kahlo

Compilação de Martha Zamora, lançado em 2007 aquando do centenário de Frida.

 Não disponivel em Portugal, só no Brasil, lançado pelo grupo editorial Record.

Sinopse:
No dia 6 de julho de 2007 será comemorado o centenário de nascimento de Frida Kahlo, uma das grandes artistas do século 20. Suas cartas, aqui compiladas pela primeira vez, representam uma profusão de informações sobre a vida conturbada e trágica dessa grande pintora mexicana. Em mais de oitenta cartas a amigos, familiares, inimigos e amantes, Frida revela um humor negro, uma impressionante intensidade e um genuíno calor humano. Ela escrevia, como atesta Martha Zamora, organizadora deste volume, “com franqueza e sem reservas, empregando todo o vocabulário de que dispunha para externar suas idéias e emoções.” Ler esta seleção de Cartas apaixonadas de Frida Kahlo, é receber como prêmio um vislumbre da alma de uma das artistas mais imaginativas do século 20.
    “Esta seleção de cartas e outros textos, que abrangem quase toda a vida da artista, fornece pequenos fragmentos que nos permitem desvendar o mistério de Frida Kahlo”, escreve Zamora. “Seus escritos revelam sua precocidade, a intensidade de seus afetos e seu persistente sofrimento físico: retiram os véus de sua personalidade de um modo que seria impossível a qualquer biografia.”

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Coisas do FB

O FB, no que respeita a 'conections' (como diria um amigo meu), mais parece uma lenga-lenga, ou a história (teoria) de que 'para chegarmos a alguém, bastam cinco pessoas'.

Há uns tempos atrás descobri que uma amiga de infância, que (re)encontrei no FB, é amiga do meu primo. Nunca imaginaria tal amizade. O meu primo vive em Penafiel e trabalha na banca. Essa minha amiga, bem mais nova que ele, vive no Porto e trabalha na industria famacêutica!


Hoje, numa daquelas 'cusquices' faceboquianas, vi a mensagem de que uma amiga minga era agora amiga de uma determinada pessoa. resolvi ver que era essa pessoa. Alguém da zona de Lisboa. Reparei que era casado. Fui ver a esposa (achei graça à foto, mais propriamente ao penteado). E não é que é amiga de uma amizade minha feita o ano passado numa iniciativa de Natal de um blogue da nossa praça blogosférica!

O objectivo para o qual aquele senhor, com aquele nome esquisito e im pronunciável, o criou, está mesmo a ser atingido... ma mouche!

Ah, e para quem ficou curioso, a história do 'para chegarmos a alguém, bastam cinco pessoas', é que para chegarmos a alguém cria-se , no máximo, uma cadeia de cinco pessoas conhecidas, conhecidas uma a uma.
Só mais uma coisinha: isto de amigo p´'ra trás, amigo p´rá frente, é tudo uma questão de linguagem faceboquiana... se bem que há pessoas por cá que já me fizeram melhor que muitas daqui do burgo.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Com este Tempo, Elas ficaram em Casa!!!!!




Mas amanhã, vai ser diferente!
Vão comigo, e não se fala mais no assunto!

Frida Kahlo, do diário

'Pés para que os quero, se tenho asas para voar.' , 1953
Aos seis anos, a poliomielite deixou-a coxa. Anos mais tarde, quando já havia superado a deificiência, é atropeçada por um autocarro, o que lhe provoca várias fracturas. Nesse acidente, uma barra de ferro entra-lhe pela bacia e sai pela vagina, o que a leva várias vezes para a mesa de operações e longos períodos de imobilização.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

sábado, 5 de novembro de 2011

Frida Kahlo

Esta mulher fascina-me. A sua forma de estar, a(s) sua(s) vivências, as suas lutas as suas vitórias e as suas derrotas, até.

Tal como aqui diz: 
Kahlo é variadamente consagrada no imaginário popular como uma artista boêmia, virou uma vítima sobrevivente, proto-feminista, aventureira sexual que desafiou os limites do gênero e, com sua ascendência mestiça, uma encarnação de um mundo híbrido pós-colonial.

Está nos meus planos visitar exposição "Frida Kahlo, As suas fotografias" , que abriu ontem. Entretanto deixarei, até ao dia 29 de Janeiro, fotos e apontamentos sobre Frida, que for encontrando.
1926. Photo: Guillermo Kahlo (tirada daqui)

Foi...

... muito bom. Não digo que o melhor, o que deveria ser, pois a melhoria deveria ser contínua, mas foi memso bom!
Pena sermos poucos, 30... comparado com os 50, 60 e até 70 dos anos anteriores!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Jantar AmiComCas

Já lhe perdi a conta. Não sei se é o quarto ou quinto, ou até será o sexto!
Passaram-se quase dois anos desde o último. Desde aí aconteceram muitas coisas que nos tiraram a vontade de nos reunirmos para estes eventos. Mas se a vontade de nos reunirmos para isto nos faltou, a razão falou mais alto: os bons momentos têm que ser provocados e aproveitados. Bastam os maus não serem pedidos e sermos obrigados a vive-los no momento.

Este ano vamos ser poucos, mas que sejamos os suficientes para que o momento seja tão bom ou melhor que os anteriores.
Sem tristezas, sem dramas... até porque com karaokee a noite só pode pedir música e alegria.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

E Hoje...

... sairam à rua. O mistério foi desvendado!



Fotos com elas calçadas vai ser mais difícil. Tenho que apanhar o L. com vontade de tirar as fotos.





terça-feira, 1 de novembro de 2011

'Dê-me um Santinho'

O Alberto, depois de comentar o meu post sobre a noite de Halloween (ambos concordamos que não deve ser festejada em Portugal...), publicou este post sobre a tradição da terra dele. Não conhecia, (Alberto, nunca me tinha falado desta tradição...), mas conheço a do 'Pão para Deus', que tal como esta é bem nossa!
Mais satisfeita fiquei quando a mãe do Alberto comenta no FB, que este ano os meninos da terra andaram a pedir Santinhos!

É bom saber que ainda há quem 'segure' o que é nosso!

A propósito do Halloween, os miúdos tocaram à campainha e eu abri a porta, claro está, e dei-lhes rebuçados... pronto, estou a fazer com que algo que não gosto se enraíze nos nossos costumes.

Tulipas 2011: Start

De há muito a esta parte, que todos os anos compro bolbos de tulipas, jacintos, junquilhos, fréssias e todas as 'bolbosas' desta época.
Ontem, mais tarde que o habitual, comprei tulipas.
E hoje foi dia de as 'meter' à terra.
Este ano decidi acompanhar a sua evolução aqui no blogue com fotos que hei-de tirar amiúde.
Aqui vai a etapa zero:

Equipada para a ocasião, com as minhas Belota vedes.
Os bolbos ainda no saco
E já nas floreiras...

 E agora é esperar. Talvez compre mais alguns bolbos nos próximos dias, para que cresçam desfasados e assim terei flores durante mais tempo.