domingo, 23 de novembro de 2008

Hoje... A Casa e a Capela dos Coimbras


A casa e a Capela dos Coimbras constituem um edifício lindissímo cheio de contrastes. Durante os meus passeios matinais por Braga, hoje vou partilhar convosco algumas das fotos que fui tirando, tal é o apreço que tenho por aquele edifíco, devido à sua singulariedade.

Comecemos por ficar com alguma informação da Wikipédia e uma foto da capela ( esta também da Wikipédia... as seguintes serão minhas)

O conjunto Capela e Casa dos Coimbras é um Monumento Nacional de estilo manuelino, localizado no centro histórico de Braga, Portugal.

O palacete dos Coimbras, construído no século XV como residência para eclesiásticos, fora adquirida por D. João de Coimbra, provisor da Mitra de Braga.

Em 1525, D. João de Coimbra manda edificar uma capela privada dedicada a Nossa Senhora da Conceição, que ficará conhecida como Capela dos Coimbras. A capela é da autoria dos mestres biscainhos, habitantes do Palácio dos Biscainhos. A capela possui o formato de uma torre quadrangular, e encontra-se dividida em dois espaços distintos, o galilé e a parte interior. O galilé, com ornamentos manuelinos, é da autoria de Filipe Odarte. A parte interior, da autoria João de Ruão, possui o tradicional altar-mor e as armas de D. João de Coimbra. A capela é coberta por uma abóbada de nervuras, e as paredes possuem imagens, em azulejos, alusivas ao Génesis.

Em 1906, o palacete dos Coimbras é demolido, no seu lugar é construído o actual edifício, a casa dos Coimbras. Esta casa possui apenas algumas janelas do antigo palacete manuelino.

Actualmente na Casa dos Coimbras está instalado um pólo da Galeria Mário Sequeira

Sem comentários: