sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Sabiam...

Que As Sete Maravilhas do Mundo Antigo São:

1 - As Pirâmides do Egipto

Foram construídas entre 2650 e 2500 a.C. Das sete maravilhas do mundo antigo, as oitenta pirâmides são as únicas sobreviventes. Foram construídas por volta de 129.000 metros quadrados. A maior delas (148 metros de altura) foi construída por Quéops, o mais rico dos faraós, com 2,3 milhões de blocos de pedra, a maioria deles pesando duas toneladas e meia.
Empregou 100 mil operários durante vinte anos. As outras grandes pirâmides são a de Quéfen (136 metros) e a Miquerinos (62 metros). Miquerinos era filho de Quéops e construiu a mais cara de todas elas. Se enfileirássemos os blocos de granito das três pirâmides, eles dariam a volta ao mundo.


2 - As Muralhas e os Jardins Suspensos da Babilónia

Os Jardins Suspensos da Babilónia foram construídos pelo Rei Nabucodonosor II no século VI a.C. para agradar e consolar uma de suas mulheres, Semíramis, que sentia saudade das montanhas de sua terra. Os jardins eram seis montanhas artificiais, apoiadas em colunas de 25 a 100 metros de altura, ao sul do rio Eufrates. Ficavam a duzentos metros do palácio real. Os terraços foram construídos um em cima do outro, e eram irrigados pela água bombeada do Rio Eufrates. Nesses terraços estavam plantadas árvores e flores tropicais assim como alamedas de altas palmeiras. Dos jardins podia-se ver as belezas da cidade abaixo. Conta-se que Nabucodonosor enlouqueceu ao contemplar essa obra. Alguns historiadores, no entanto, atribuem a trabalho à rainha Semíramis. Tudo foi destruído em data desconhecida.

3- O Mausoléu de Halicarnasso (ou o Túmulo de Máusolo em Éfeso)

O Mausoléu em Halicarnasso, situa-se na Ásia menor. Depois da morte do Rei Mausolus de Caria, na metade do século IV a.C., a rainha Artemísia contratou arquitectos gregos para construírem um soberbo monumento sobre os restos mortais do rei. Sua base era de mármore e bronze, com revestimento de ouro. Trabalharam ali 30 mil homens durante dez anos e a obra ficou pronta em 352 a.C. No alto da construção de cinquenta metros, viam-se estátuas do rei e da rainha. Artemísia morreu antes de ver o mausoléu terminado. Fragmentos desse monumento são encontrados no Museu Britânico, em Londres, e em Bodrum, na Turquia. A palavra mausoléu vem de Mausolo.


A Estátua de Zeus, em Olímpia, foi feita pelo grande escultor Fídias entre 430 e 447 a.C. Era uma opulenta estátua de ouro, ébano e marfim com 40 pés de altura (quinze metros). Após 10 séculos de existência, a estátua foi destruída. A única ideia que se tem da estátua de Zeus vem das moedas de Elis, que se supõe carregar sua figura original. Um terremoto a destruiu, possivelmente em 1215. Entre os gregos, considerava-se desafortunado aquele que não tivesse visitado a estátua.

5 - O Templo de Artemisa (ou Diana)

O Templo de Artemis em Efésus, foi construído pelos colonizadores gregos em Efésio, na Ásia Menor. Os colonizadores encontraram os habitantes da Ásia fazendo culto a uma deusa à qual idenficaram como Artemis (Diana). Eles então construíram um pequeno templo no qual foi reconstruído e aumentando muitas vezes. Somente na quarta expansão, o templo foi incluído na lista das Maravilhas do Mundo. Ele levou cerca de 120 anos para ser terminado. Tinha 141 metros de comprimento e 73 metros de largura. Suas 127 colunas de mármore atingiam dezanove metros de altura. Ele foi destruído num incêndio em 356 a.C., na noite do nascimento de Alexandre, o Grande, por Eróstrato. Foi reconstruído (dessa vez, em vinte anos) e destruído novamente em 262 pelos godos.


6 - O Colosso de Rodes

O Colosso de Rhodes, uma grande estátua de bronze erguida por volta de 280 a.C. pelos cidadãos de Rhodes, capital da ilha grega de mesmo nome. Representava o deus Sol Helios e media 105 pés de altura (46 metros), era toda de bronze e pesava setenta toneladas. De pernas abertas, ele ficava na entrada do golfo de Rides, uma ilha do mar Egeu, guardando a entrada do porto. Levou doze anos para ser construído (292 a 280 a.C.) e acabou destruído por um terremoto e 224. Aproximadamente em 656 d.C., os fragmentos da estátua foram vendidos como sucata, a um comerciante que encheu novecentas cargas de camelo e então derretido.

7 - O Farol de Alexandria.

O Farol de Alexandria, no Egipto foi feito de marfim branco por Ptolomeu. Inaugurado em 285 a.C. na ilha de Faros, junto à cidade fundada por Alexandre o Grande, no qual se derivou o nome Farol. Esta estrutura media 400 pés de altura. Segundo historiadores gregos, um espelho de bronze reflectia a luz do sol a mais de 60 quilómetros de distância. Foi derrubado por um terremoto em 1303.


Retirado da net de várias fontes

Sem comentários: