terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Os Bloguistas são Solitários?.. Ou a Blogosfera é Um Muro de Lamentações?


Num passado muito recente, mas que parece tão longínquo dada a velocidade com que a tecnologia tem vindo a evoluir; quando só havia jornais, rádios e televisões, e não havia blogosfera; quando alguém enviava um comentário para um desses orgãos de comunicação... era cá um orgulho ver a nossa carta publicada e comentada! Era uma sensação de ter sido 'ouvido'!

Agora, com a blogosfera, dos meus passeios, apercebo-me exactamente do contrário: as pessoas lêem e comentar, nada!
Raros são os posts que ultrapassam os 10 comentários, muito poucos são os que tem menos de cinco e 'sem comentários' são a sua maioria!
Mesmo os blogues mais conhecidos, é o caso do da Laurinda Alves, que tem visitas na ordem das 1000 visitas diárias, a percentagem de comentários é pequeníssima: 10/15 comentários... há casos pontuais em que tem 30/40... já vi 100, mas raramente.
Uma outra coisa de que me apercebi, é que os blogues de mulheres e visitados por mulheres, onde são relatadas as preocupações da mulher mãe, mulher esposa, mulher dona de casa, são os que atingem maior percentagem de comentários! Aí sim, já vi posts com cento e muitos comentários e em curto espaço de tempo!

É uma pena que as pessoas não aproveitem mais para 'dialogar' na blogosfera. Seria muito mais interessante, para além de estarem a perder a oportunidade que dantes não existia!
... e afinal termos com quem falar também precisa-se às vezes... não é só para quem falar...
... ou os Bloguistas são solitários?.. ou a Blogosfera é um muro de lamentações?

Contra mim falo, pois, tal como digo quando me apresento '
Como tenho mais para dizer do que os outros tem tempo para ouvir... aqui digo tudo que me apetece para quem souber ouvir!'

5 comentários:

Lucia disse...

Eu te entendo. Eu sempre comento nos blogs que leio e eh gostoso tb receber comentarios. Ja fiz mt amizade legal nesse mundo virtual. Bjos

Alberto Velez Grilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alberto Velez Grilo disse...

Não concordo com tudo o que escreveu neste "post". Talvez por ser homem.

Sou bloguista há pouco tempo e não me considero um solitário.

Comentários? Depende... se forem demasiados o autor pode quase nem ter tempo de lê-los e muito menos de responder...

A meu ver os blogues são mais unidireccionais que bidireccionais...

De mim para o Mundo e não do Mundo para mim.

Que fique, no entanto, claro que gosto de receber comentários e que os publico todos...

Beijinhos

Reflexos disse...

Olá,

É evidente que para tudo há um ponto de equlíbrio. Aqui não há excepção, nem eu tão pouco acho os comentários sejam a imagem da qualidado blogue, mas gostava que as pessoas fossem um pouquinho mais participativas.

Anónimo disse...

Eu conheco alguns blogs (brasileiros) que sao apinhados de comentários, geralmente pelo menos 30, se nao mais. Mas em geral vc tem razao: há poucos comentários, os leitores passam, leem e se vao para outros cantos. A troca é o que é o gostoso, mas felizmente há sim pessoas que querem trocar idéias. E assim fazemos novos amigos! :-)