domingo, 22 de maio de 2011

Dois anos depois, volta a ser notícia e (quase) nada de novo!
Avião da Air France caiu após desvio brusco da rota 

O avião da Air France que em 2009 ligava o Rio de Janeiro e Paris despenhou-se após um desvio súbito da rota, revela a Der Spiegel.
Face à pressão e à especulação acerca das causas do acidente, investigadores do Gabinete de Investigações e Análises (BEA) francês decidiram tornar público no próximo fim-de-semana "elementos factuais sobre o desenrolar do voo, que determinarão as circunstâncias do acidente", que durou apenas quatro minutos no total.
De acordo com um especialista que analisou as caixas negras do aparelho, citado pela Der Spiegel, a análise das caixas negras sugere que os sensores de velocidade do avião congelaram, evitando a transmissão de dados precisos sobre a velocidade do aparelho.
Além disso, o gravador de dados técnicos mostra "um movimento brusco da aeronave logo após uma falha do velocímetro", que causou um desvio súbito da rota do avião e a sua queda, revelou o perito.
Segundo a Spiegel, não está claro se esta sequência resultou de um erro do piloto ou se os computadores de voo procuraram compensar o que parecia ser uma perda de energia devido à falha dos indicadores de velocidade.
O gravador de voz da cabine do piloto permite apurar que o comandante de bordo, Marc Dubois, não estava na cabine quando soou o primeiro alarme, mas regressou rapidamente ao cockpit a "gritar instruções aos seus dois co-pilotos", revelou a fonte da Spiegel.
As caixas negras do avião foram encontradas no início deste mês.
O voo AF 447 da Air France, que fazia o trajecto Rio de Janeiro - Paris, desapareceu dos radares na noite de 31 de Maio de 2009 com 228 pessoas a bordo.

Sem comentários: