terça-feira, 25 de setembro de 2012

Sem Casa para tanto

Tenho coisas a mais. Tenho coisas que mal usei. Tenho coisas que nunca mais hei-de usar. Tenho coisas de que não gosto.
Esta é sempre a conclusão que tiro quando decido fazer  5S. Desta vez resolvi por agir e por em prática uma ideia que há muito ronda a minha mente: VENDER!

Colecciono chávenas de café. Tenho repetidas. Vou vender!
O L. colecciona latas de bebidas. Tem repetidas. Vou vender!.
Tenho carteiras que mal usei e não vou voltar a usar.Vou vender!
Tenho louças que nunca ou pouco usei. Vou vender!
Tenho livros repetidos. Vou vender!
Sobraram-me peças da bike. Vou vender!
 

E já tenho como fazê-lo... me aguardem!



Afinal só vou por em prática os 5S!
 
SEIRI!



SEITON significa providenciar a ARRUMAÇÃO e deixar tudo em ORDEM.
-Todos os materiais (sejam quais forem) necessitam ser mantidos em ordem, para que possam ser encontrados de imediato e estejam prontos para uso sempre que necessários. Deixar as coisas no lugar certo, para não se perder tempo e gastar energia desnecessária, procurando-as.

SEIRI significa evitar o DESNECESSÁRIO.
– separar o desnecessário do necessário, e guardá-lo num lugar que lhe é próprio, para que não atrapalhe a rotina de trabalho ou qualquer outra actividade. Disponibilizar as coisas realmente necessárias ao trabalho e aquelas desnecessárias guardá-las ou “passá-las para frente”. Guardá-las, porque futuramente poderão ser necessárias; “passá-las para frente” (doar) porque aquilo que é desnecessário para um, pode ser útil para outro.

SEISO significa manter sempre LIMPO
– o local de trabalho ou qualquer outro lugar, com tudo em ordem e somente com o necessário, para que a sujeira não atrapalhe a produtividade nem provoque má qualidade na produção.

SEIKETSU significa manter a HIGIENE
–tornando o ambiente saudável e agradável para todos.

SHITSUKE significa DISCIPLINA
–não só aprender e seguir os princípios anteriores como hábitos salutares e invioláveis, como também se educar com carácter firme e honrado, para vencer na vida.

Sem comentários: