sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Correio de Natal

Cada vez mais as nossas vidas são 'processadas' a velocidades cada vez mais próximas das daquelas pequeninas pastilhas pretas cheias de patinhas a que chamamos processadores.
E como as máquinas ainda não têm sentimentos, há emoções que se perdem quando, para além de tentarmos acompanhar a velocidade desses 'bichinho' , adoptamo-los e deixamos que eles façam o que nós então fazíamos, mesmo aquelas coisas que fazíamos com o coração. E assim tudo fica à distância de um clique!

Ir à papelaria, comprar postais, de Natal, de Aniversário, de Páscoa; escrever palavras saídas directamente do coração, meter o postal no envelope, ir ao posto do correio, comprar o selo, colar o selo (único este momento, o em que antes de colar o selo na carta o passamos pela língua...) e metê-lo no marco do correio.

Gestos morosos que passaram a ficar à distância de um clique!

Tudo se resume agora a ligar o PC, entrar ma mailbox, escrever palavras saídas da net, 'sacar' uns bonequinhos bonitos, anexar ao email e send.

Não há selos, não há ritual de comprar o selo, não há o ritual de o colar e não há o ritual de caminhar para o correio ao som e sob as luzes de Natal.

Nós ainda conhecemos as duas realidades, mas daqui a uma, duas gerações, só a última existirá, a da papelaria, da carta, do correio, do selo não passará de uma lembrança de algo que os nossos avós faziam...

Felizmente ainda há selos. E felizmente há selos temáticos e também os há de Natal. E são lindos, verdadeiras obras de arte, alguns, em que poucos reparam, mesmo os que enviam cartas e os que recebem... a estrela do momento é o postal!

Enquanto não o é, mandem postais, saiam de casa, vão à papelaria comprar os postais, vão ao correio enviá-los, curtam a música das ruas, apreciem as iluminações... aproveitem essa magia enquanto ela não fica perdida algures no passado!

Sem comentários: