segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A filatelia

Desde miúda que junto selos. Só isso. Para mim o valor dos selos está nas suas cores, na sua minúcia e essencialmente no seu significado. Pode não parecer mas por detrás da filatelia há muita história associada.

Conheço filatelistas que sabem sobre os temas que coleccionam coisas incríveis! Estou a lembrara-me de um senhor, já não muito jovem, que é uma autêntica wiki no que respeita a zepplins e correio aéreo, o seu tema principal.

Agora o L., esse sim é filatelista desde miúdo. o bichinho herdou-o do padrinho e de um tio. Tanto a do tio como a do padrinho do L. são colecções muito valiosas, a valerem mais que casas, mas que eles confrontados com a hipótese de as terem de vender, iriam certamente por outros caminhos, tipo vender a casa ou o carro primeiro!
Mas como em todas as áreas há os que se dizem e afinal não passam disso mesmo, dos 'que se dizem' e graças a isso conseguem ter grandes proveitos a nível pessoal.

Conheci uma pessoa, aliás foi-me apontada, que se acha um grande entendido em filatelia, acompanha as entidades dos CTT nas viagens para estabelecer parcerias e no fim, quando fala sobre o assunto, pouco mais diz para além de dizer que passou uns belos dias num hotel de luxo, que bebeu um vinho óptimo e que comeu este mundo e o outro!

Acaba sempre por se esquecer da filatelia, afinal o propósito das suas deslocações, que até chegam ao ponto de se realizarem em datas desfasadas das oficiais!
E mais, quando recebe um reparo sobre o assunto ( ele tem um blogue) fica todo ofendido e diz que não é entidade oficial, que a responsabilidade é dos CTT!

Enfim, isto há-os em todo o lado, mesmo nas áreas que seriam de lazer e onde o amor pelos objectos, que são os selos, é remetidos para segundo plano!

Sem comentários: