quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Papanicolau

Hoje ao almoço a conversa foi para ao exame Papanicolau.
A pergunta foi lançada: 'De onde vem o nome Papanicolau?'.
'Do médico ou cientista que inventou o exame.'-respondi.
Foi então que veio a explicação para a razão de ser do nome:

'Houve uma mulher que em tempos se disfarçou de homem e quis ser Papa. Foi descoberta e a partir daí, todos os aspirantes a papas tinha de se sentar numa cadeira com um orifício no tampo, através do qual um elemento da igreja comprova o sexo do candidato'

Papa Nicolau. Sim houve Papas que se chamaram Nicolau. Tinha lógica!

Chegou à mesa um outro colega, que sem ter ouvido a história a contou novamente.
Do fundo da mesa outro colega disse que Papanicolau era o nome do médico que inventou o exame, que quando foi de lua-de-mel à Grécia passou por um sítio onde a guia disse ter nascido esse médico.
E claro, chegados ao gabinete, vai de tirar as teimas. Google, Wiki e lá está e para minha tristeza: Geórgios Papanicolau, médico existiu, viveu entre 1883 e 1962, era grego e foi o pai da citopatologia.


Então a história da mulher que queria ser Papa, Nicolau provavelmente, não é bem mais engraçada que a do médico grego que esteve fechado não sei quantos anos dentro de um laboratório entre tubos de ensaio e pioetes até descobrir este exame!?

O caricato aqui é que os dois colega que contaram a história da mulher papa, são de países diferentes e o segundo não ouviu o primeiro. Isto significa que a história, que é lenda, é conhecida nos quatro cantos do mundo!
Eu aqui no meu canto não sabia!


Sem comentários: