terça-feira, 7 de abril de 2009

Páscoa em Braga:Procissão da Burrinha, Eu Vou

Sempre ouvi falar da 'Procissão da Burrinha', mas por vários motivos, quase sempre ligados à preguiça, a primeira vez que vi esta procissão foi no ano passado.
Sim, vale a pena. Tem muitas crianças, representa muitas passagens bíblicas e a Nossa Senhora vai em cima de uma burrinha, que tem vontade própria e ... com burros nunca se sabe...
Fiquei fã. Este ano lá estarei...
É na quarta feira, dia 8 de Abril e sai às 21h30
Da página da Semana Santa em Braga, mais sobre a Procissão:

Organizado, desde 1998, pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de S. Victor, este eloquente cortejo apresenta a pré-história do Mistério Pascal de Jesus que a Igreja celebra nos dias seguintes. Desde o chamamento de Abraão, passando pela era dos Patriarcas, pela escravidão no Egipto e gesta libertadora de Moisés (prefiguração de Cristo), até à infância de Jesus, incluindo a sua fuga para aquele país com José e Maria montada numa burrinha, desfilam, em sucessão cronológica e em verdadeira catequese viva, profetas, reis, figuras eminentes, símbolos e quadros bíblicos do Antigo Testamento. No essencial, assim é figurada a Aliança de Deus com o seu povo - «Vós sereis o meu povo» - e prefigurada a Nova Aliança que será selada com o sangue de Cristo.
A procissão tem o seguinte itinerário: igreja de S. Victor, Largo da Senhora-a-Branca, Avenida Central (lado norte), Largo de S. Francisco, Rua dos Capelistas, Jardim de Santa Bárbara, Rua do Souto, Largo do Barão de S. Martinho, Avenida Central (lado sul), Largo da Senhora-a-Branca, igreja de S. Victor (ver mapa).

Sem comentários: