domingo, 26 de julho de 2009

A Nespresso compromete-se com a Reciclagem

Há uns tempos atrás quando perguntei na loja Nespresso de Matosinhos o que fazer com as cápsulas usadas, responderam-me que as podia deitar no depósito amarelo.

Ontem qual não foi o meu espanto aos ver que a Nespresso colocou no mercado um recipiente para juntarmos as cápsulas usadas, que quando cheio pode ser entregue nas lojas Nespresso.

E tudo isto porque segundo um funcionário, também da loja de Matosinhos, a empresa que faz a reciclagem das embalagens não tem capacidade para reciclar as cápsulas.

Assim a Nespresso, contratou uma empresa que recebe as cápsulas e as trata: retira o café e encaminha-o para a industria transformadora de adubos e o aluminio para fundição.

Comprei a embalagem. Não é que seja necessário para se poder entregar as cápsulas nas lojas Nestlé, mas como a achei prática e com um preço acessível, comprei.

Como são poucoas as lojas Nespresso, está em negociação colocar pontos de recolha de cápsulas nas lojas que vendem as máquinas: Worten, Rádio Popular, Vista Alegre.


Por isso quem coloca as cápsulas no ponto amarelo do ecoponto que deixe de o fazer, pois as empresas que tratam desses lixos nada vão fazer com elas. Podem guardá-las e entregar nas lojas Nespresso. Se não tiverem uma por perto, terão de aguardar pelos Capsulo-pontos.


É uma iniciativa muito louvável por parte da Nespresso. Já que não há como, nem quem, a própria marca trata do 'lixo' que os produtos deles provocam.

São estas iniciativas que marcam a diferença entre as empresas grandes e as grandes empresas!
Nota: Há também instituições, tais como o IPO, que recolhem as cápsulas para fazerem trabalhos manuais.


2 comentários:

Guidinha Pinto disse...

Desviei-me da *pastelaria* e vim aqui parar. Gostei de a ler. Decidi comentar este post, já que adquiri recentemente uma maquineta destas e as cápsulas usadas estão guardadas numa caixa velha da taparuere. Não as ía deitar para o lixo. Agora sei onde as posso entregar. Já agora sou uma *moura* com antepassados Beirões. 100% nacional até à 5ª geração.
Devo cá voltar. Vou linká-la :)
Até.

Reflexos disse...

E fez muito bem em cá vir, pois é sempre bem vinda.

Obrigada, Guidinha