sábado, 17 de abril de 2010

Barcelona, contagem decrescente IX (Deslocação de nuvem permite reabertura de aeroportos espanhóis)

... nas ultimas horas, senti os ponteiros andarem para trás, mas esta notícia voltou a por o cronómetro a trabalhar. Vá lá vulcãozinho, leva as tuas nuvens para bem longe daqui... é que eu quero MUITO ir.

Notícia TSF:

Deslocação de nuvem permite reabertura de aeroportos espanhóis




A deslocação da nuvem de cinza do vulcão da Islândia permitiu à AENA, entidade que regula os aeroportos espanhóis, reabrir sete aeroportos que tinha preventivamente decidido encerrar, mas outros poderão estar em risco de fechar.

Em comunicado, a AENA confirma a reabertura dos aeroportos de Astúrias, Santander, Bilbau, San Sebastian, Vitoria, Pamplona e Logronho, encerrados às 20:00 e que, inicialmente, se pensava irem ficar fechados até às 10:00 de domingo.

Ainda assim, porém, a AENA sublinha que a nuvem se deslocou para leste e que, como tal, pode afetar nas próximas horas aeroportos da Catalunha e das Ilhas Baleares.

Fonte da AENA disse à agência Lusa que a situação está a ser acompanhada «permanentemente» e que eventuais alterações serão implementadas em «coordenação com a Eurocontrol».

A AENA confirmou que até às 17:00 já tinham sido cancelados em Espanha cerca de 2 000 voos e que Madrid e Barcelona têm em vigor operações destinadas a «acolher aeronaves do Hemisfério sul, Ilhas Canárias e África».

O objectivo é que os passageiros dessas origens possam depois ser transferidos por estrada para os seus países, fundamentalmente Alemanha e Holanda.

Sem comentários: