quinta-feira, 3 de junho de 2010

Quinta Lugares Cruzados XI (Restaurante)

Restaurante, o lugar de hoje.

Para mim restaurante tem diferentes significados, que dependem da ocasião.

Se gosto de ir a restaurantes?

Não e sim...

Gosto de ir quando chego tarde do trabalho, não tenho tempo nem pachorra para cozinhar. Gosto de restaurantes pequenos, com comida cozinhada de forma artesanal, onde nos sentimos em casa. E gosto de ir principalmente porque quando chego a casa, não tenho que cozinha, coisa que detesto, não tenho que sujar a cozinha e só por isso ganho o dia!

E quando há jantares de grupo para assinalar momentos, também gosto de ir. Gosto de estar com as pessoas e raramente me lembro do que como ou bebo, mas sou capaz de me lembrar de cada uma das pessoas que esteve no jantar.

Todos os anos organizo um jantar com os colegas e amigos, que fazem parte da sociedade do euromilhões. Dá-me um grande gozo procurar o restaurante, escolher a ementa, fazer a lista das pessoas... gosto, pronto! Nesses dias estou um pouquinho mais atenta à comida, à qualidade, à quantidade, se está fria ou quente... essas coisas que decidem o 'sucesso' do evento... sim porque já diz o povo que o que define a qualidade dos casamentos é a comida: se a comida era boa, o casamento foi lindo, se a comida era fraca, o casamento foi fraco!

Mas há ocasiões em que troco de bom grado a ida ao restaurante por ficar em casa, mesmo que isso implique uma carga de trabalho e passar muito tempo na cozinha. São os jantares de aniversário, de Natal, aqueles que se fazem com um grupo mais restrito de amigos e familiares com quem não se vai consoar. Para mim nesses momentos ficar em casa tem todo o valor.

Às vezes quando estou com amigos ou colegas e a conversa é em torno de restaurantes e comida, eu fico completamente de fora. Alguns deles são capazes de fazer quilómetros para jantar um determinado prato! E quando eu digo:'Eu conheço esse lugar.' 'Ai conheces? Então o que comeste lá?'. perguntam-me, aliás deixaram de o fazer, pois a resposta é sempre a mesma:'Não sei, sei que gostei das entradas e do sítio e que fui com ...'. Isto é: todos os pormenores menos o da comida!
E depois quando sugiro um sítio para comer, dizem:'Tu és suspeita...'

Enfim! Não gosto de comer, é o que é! Para mim comer é uma necessidade e não um prazer.

E você Alberto, como é consigo?




Sem comentários: