sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Saudade

Saudade, palavra única e exclusivamente portuguesa, dizem;
e também dizem que é das palavras que mais emoções abarca.

Há dias, uma amiga colocou no FB: Saudade é o amor que fica quando partimos.
Esta frase, segundo a minha amiga e palavras dela 'são de uma menina de 11 anos que não teve medo de partir.'


Ler isto deixou borboletas no estômago e pele de galinha.
 E também me deixou a pensar...


... saudade. Temos saudade de pessoas, de lugares, de momentos, de emoções ... de sonhos?
... saudade traz nostalgia.
... saudade traz tristeza, frustração, revolta, ...às vezes.


Não tenho saudade de ninguém, digo eu. Mas...
...tenho recordações e sou muitas vezes invadida por uma enorme nostalgia, quando me lembro de momentos passados com pessoas que me disseram, dizem,  muito e  estão guardados no meu coração num lugar dedicado.
... tenho saudade de emoções da surpresa, da 'primeira vez', para a qual já não há segunda oportunidade.


E quando ouvimos a expressão: 'Ai que saudade...'.
...Quando o(s) momento(s) por que estamos a passar não nos preenche, não é do nosso agrado e outros houve bem melhores!
... ou quando sentimos falta daquela figura que tanto nos protegeu, acarinhou em momentos idênticos aos por que estamos a passar.


Definitivamente 'Saudade' vem com episódios do passado mal resolvidos, saudade vem  com momentos de solidão em que falta o ombro amigo, a palavra de afecto...
Saudade vem com vazio, falta de...,dor até! definitivamente.

Sem comentários: