quinta-feira, 17 de julho de 2008

Sou eu que estou errada?

O nosso Portugal é tão pequenino e tão rico no essencial!
E o essencial não é dinheiro, nem riqueza material!
Uma das nossas grandes riquezas é a nossa Língua Portuguesa, que nós tão mal tratamos! São os pontapés na gramática, são os 'houveram', os 'ouvistes', os 'quaisqueres'.
Um dia destes estava eu, no cabeleireiro a ler uma daquelas revistas cor de rosa...daquelas que ninguém lê, ninguém compra, mas das quais há cada vez mais títulos!...e, dizia eu, comecei a ler a crónica de uma senhora, dita cronista, sobre o Euro 2008. Essa dita senhora tinha estado na Suiça, tinha feito uma reportagem para a dita revista, e estava a lamentar o facto de um senhor lhe ter pedido para tirar uma foto ao lado de um famoso/conhecido português e de seguida lhe ter oferecido dinheiro para publicar a foto, blá, blá...
Ela justificava-se que a revista em causa não era 'dessas' e até se sentia ofendida!
Tudo bem, não é isso que está em questão aqui, o que está em questão é o português da crónica!

O que me fez pensar foi o seguinte:
...., quando haviam máquinas fotográficas apontadas.
Está correcto?
Não será antes: ..., quando havia máquinas...?

Apesar de achar que não estou errada, espero estar, pois quem escreve para milhares de leitores, tem de ter algum cuidado com a gramática!
...já basta o ch ter desaparecido para dar lugar ao x e o k ter entrado pelo nosso português adentro, de uma forma clandestina, através dos SMS...ainda por cima por uma geração que daqui a uns anos vai educar uma outra!
Já estão a ver como vai ser, não estão?
T'asse bem!

1 comentário:

Alberto Velez Grilo disse...

Ter razão. O verbo haver não se usa no plural neste caso. Alias o sujeito está omitido.

Havia mesas
Há mesas
Houve mesas

O sujeito que está omisso pode ser - ele.

Aliás, no Alentejo, muitas vezes diz-se: Ele havia mesas, agora é que já não há ;)

Esta eu sei, há outras que são mais difíceis....