terça-feira, 29 de julho de 2008

A Tigra

A propósito do Post do meu Amigo Alberto "Animalidades" , resolvi escrever este post para contar a história da Tigra.

Toda a vida tive cães por perto...em miúda tive um Pekinois, o Fox, que viveu 17 anos, acabando por morrer paralítico! Depois disso e numa fase em que os meus pais já viviam numa moradia, tive um S. Bernardo de pelo curto, o Sebastião.
Quando casei, tive de voltar a viver em apartamento e tornou-se, não impossível, mas difícil ter um cão! Por isso quando decido mudar de casa, para uma moradia, a minha primeira decisão foi a de ter um cão! Confesso que foi um dos factores que pesou na decisão da mudança!
Bom, e que cão? Gostava de ter um Labrador ou um outro S. Bernardo...o Sebastião ficara com os meus pais.
Arranjei então um labrador preto,
o Bono de que falarei numa próxima oportunidade; por intermédio da minha mãe.
E e o meu marido estamos fora de casa muitas horas por dia...nunca menos de 10 horas e fazia-me pena saber que o Bono ficava tantas horas sozinho!
Quando o Bono tinha um ano, decidimos arranjar um outro cão! Que cão?
Uma cadela? MAs fazer criação estava fora de questão! Outro cão? E se eram os dois dominantes e não se dessem?
Resolvi ir falar com o treinador do Bono (ele fez treino de obediência...é muito bem mandado ;-)), que me aconselhou a arranjar um outro cão, mais novo. Era uma hipótese, um outro Labrador...ele até os tinha para venda de uma ninhada com 3 meses...lindos, fofinhos...um encanto! Estava quase convencida, mas decidi pensar mais um pouco...nunca tinha comprado um cão e fazia-
me confusão...
No mesmo dia em que fui ver os cães da ninhada, levei o Bono ao veterinário e foi aí que fiquei a saber da existência da
ABRA, uma associação que acolhe animais abandonados, trata deles e arranja-lhes donos!
Fui lá com a ideia de trazer um cachorrinho, não tinha importância se fosse rafeiro...era um cão...tinha de crescer o suficiente para não se tornar um brinquedo para o Bno, mas sim um companheiro!
Vi cachorros, vi outro cães e vi...uma cadelinha, amarela com riscas escuras...a lembrar um tigre...numa box...com uns lindos e tristes olhos castanhos que só faltavam dizer: Leva-me contigo!
Disseram que era muito meiga, que estava convalescente, pois tinham-lhe feito uma laqueação...ponto a favor...fora de questão ter uma cadela noutras condições...apesar de eu não ter coragem de o fazer a uma cadela minha...mas como já estava feito...
-Bom, e se o ela não se entender com o Bono? Perguntei.
-Pode devolve-la e levar outro cão.
-Ok, levo-a. Mais um ponto a favor e queria dizer algo...aquela cadela tinha d
e ser salva...e por mim...
Fui buscá-la no dia seguinte, pois ela tinha de tirar os pontos e ser vista pelo veterinário do canil antes de eu a ir buscar.
Antes de a ir buscar, marquei consulta no veterinário para que lhe fosse vacinada e feito um check up completo...não queria correr risco...ficar sem nenhum quando queria dois estava fora de questão!
Trouxe-a para casa, ficou 3 dias afastada do Bono a conselho do veterinário e...quando se encontraram pela primeira vez pareciam já grandes amigos!
Hoje são inseparáveis...onde um vai, o outro tem de ir!

...mas a Tigra antes de aqui chegar, andou pelas ruas, foi apanhada pela AGERE num grupo de 40 cães e largada no canil!

Os voluntários da ABRA, trataram dela, laquearam-na para aumentar a hipótese de adopção, esteve em casa de uma voluntária a recuperar da operação e voltou para o canil...até eu chegar!

A Tigra quando veio para minha casa desmanchava os sacos do lixo, comia folhas de couve, de alface e até guardanapos de papel!
A Tigra quando eu a deixei pela primeira vez no hotel canino, ficou a chorar como se sentisse que mais uma vez ia ser abandonada!
A Tigra a primeira vez que tentei sair com ela de carro, recusou-se a entrar no carro!
A Tigra, quando se fala mais alto, entra em pânico...

Isto mostra bem o que esta cadela já sofreu!

É que:


Cães, gatos e outros animais, são seres vivos, que tal como nós, SOFREM. Por isso antes de 'adquirirmos' um animal, qualquer que seja, temos de ter a certeza que podemos dar-lhes carinho, atenção e que não é um brinquedo que quando não se quer mais, se deita no lixo!


1 comentário:

Alberto Velez Grilo disse...

Comovente a história da Tigra. Felizmente encontrou uma família e agora está feliz.

Eu já tive um cão. É das melhores coisas do mundo. Infelizmente, por razões pessoais, o mau cão deixou de estar comigo.
Sei que ele está muito bem, mas tenho saudades dele...

Parabéns pela Tigra e pelo Bono...