terça-feira, 6 de abril de 2010

Notícia: 79 mortos no pior temporal da história do Rio de Janeiro

Definitivamente, este é o ano do desassossego para o continente americano.
Amigos desse lado do
Atlântico, digam-me que estão bem.


Notícia Sapo:

6 de Abril de 2010, 18:25
As fortes chuvas que caem sobre o Estado do Rio de Janeiro já provocaram 79 mortos, e o número deve subir. O presidente Lula da Silva fez hoje um apelo para que pessoas que moram em áreas de risco no Estado do Rio deixem as suas casas .


Já subiu para 79 o número de vítimas mortais na sequências das fortes chuvas que cairam no Rio de Janeiro.

Ao jornal O Globo, Sérgio Côrtes disse ainda que oito bombeiros ficaram gravemente feridos durante o resgate de vítimas em Niterói, onde mais de 30 pessoas perderam a vida.

O presidente Lula da Silva fez hoje um apelo para que pessoas que moram em áreas de risco no Estado do Rio deixem as suas casas o mais rapidamente possível e esperem que a a chuva passe para terem noção dos danos provocados.

A maioria das mortes ocorreu por causa de deslizamentos de terra em bairros pobres localizados em encostas dos morros que rodeiam a cidade do Rio de Janeiro.

Na favela da Mangueira, zona norte do Rio, imagens aéreas exibidas por canais de televisão mostravam os moradores a pedir socorro junto a casas degradadas que estavam à beira do colapso após um grande deslizamento de terra.

"Estas pessoas estão a cometer quase um suicídio, é uma irresponsabilidade que permaneçam ali", afirmou o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, à TV Globo.

Cabral pediu às pessoas que procurem abrigo nas casas de familiares ou noutros locais seguros da cidade.

O presidente da Câmara do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recomendou aos habitantes que evitem sair de casa ou tentar chegar ao centro da cidade, já que os principais túneis que ligam as zonas norte e sul estão inundados e bloqueados por carros.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de efectuar obras na cidade que será sede dos Jogos Olímpicos de 2016 para atenuar os efeitos das chuvas, ele disse que "dificilmente uma obra resolva" em situações como a actual.

Desde a noite de ontem muitos carros foram abandonados nas ruas, submersos, e alguns motoristas permaneceram presos em gigantescos engarrafamentos.

Os aeroportos Santos Dumont e internacional do Galeão também foram fechados por várias horas.

A previsão do tempo é de mais chuvas para as próximas horas, com grande risco de deslizamentos de terra, de acordo com a Climatempo. Alguns bairros do Rio registaram mais 200 mm de chuva em apenas algumas horas.

2 comentários:

Pitanga Doce disse...

Aqui fala a Pitanga Doce. A chuva continua e não vemos jeito de parar. Nunca vimos nada assim. Na Tijuca as lojas estão fechadas e as escolas também.

abraços pitangueiros e obrigada pela vista à árvore e pela preocupação.

maria teresa disse...

Estou à espera de notícias de uma amiga que vive no Rio, escrevi-lhe por mail mas a verdade é que ainda não respondeu.
Abracinho