sábado, 17 de abril de 2010

Sábado, última hora IV (Lisboa escapa por pouco ao fim da tabela nos transportes )


Munique pode continuar a orgulhar-se das suas cervejarias, pois quem abusar desta bebida tem ao seu dispor o melhor sistema de transportes públicos europeu. A conclusão é de um recente estudo do EuroTest, organismo da Federação Internacional do Automóvel (FIA), que distinguiu a cidade alemã entre 23 grandes centros urbanos. Lisboa ficou em 18.º lugar, à frente de Madrid e Londres.
A capital portuguesa está em 18.º lugar num alista de 23 cidades europeias (Miguel Manso)


"Nada mau, mas pode melhorar", foi o veredicto do estudo realizado pelo EuroTest ao transporte público em diversas cidades europeias. Este organismo, de que faz parte o Automóvel Clube de Portugal (ACP), testou entre Outubro e Dezembro de 2009 os tempos de viagem, as ligações, a informação e os bilhetes e tarifas dos comboios, metropolitano, autocarros e eléctricos. A cidade de Munique alcançou o primeiro lugar, com uma apreciação de "muito bom", seguida de outras 11 com a classificação de "bom", nove ficaram-se pelo "aceitável" - entre as quais Lisboa -, uma teve o carimbo de "mau" e, em último, Zagreb com um "muito mau".

"Ficava admirada se Lisboa tivesse ficado muito bem cotada", comentou, com base na sua experiência pessoal, Patrícia Pereira, do ACP, explicando que o EuroTest trabalhou directamente os operadores (CP, Metropolitano de Lisboa e Carris) para recolher elementos para o estudo. Para Fernando Nunes da Silva, vereador da Mobilidade na Câmara de Lisboa, estudos destes "são sempre úteis, mas importa perceber os critérios em que se basearam". O autarca reconhece que é preciso maior intervenção municipal para melhorar a mobilidade urbana, mas salienta o investimento dos operadores para atrair mais utentes.

Lisboa é apontada como uma das cidades que não possuem um site comum com os diferentes operadores - o Transporlis (transporlis.sapo.pt), por exemplo, é desconhecido até dos portugueses. Ainda assim, a capital lisboeta ficou à frente de Madrid (19) e de Londres (20), cujo site informativo, com indicações em 16 idiomas, deve servir de modelo.

Munique, por sua vez, convenceu o EuroTest pelas ligações rápidas e informação detalhada nas estações e veículos, apesar das tarifas menos favoráveis. Já a capital croata peca pelas deficientes ligações na cidade, apenas servida a partir do aeroporto por autocarros, e as viagens de eléctrico à velocidade média de 13 quilómetros por hora.

"Transportes eficientes com boas interligações são essenciais para persuadir as pessoas a deixarem os carros em casa", salientou Wil Botman, director do gabinete europeu da FIA.



... e é esta a notícia trazida a comentário esta semana, escolha do Alberto.
E da notícia, saltou-me a frase: "Ficava admirada se Lisboa tivesse ficado muito bem cotada"
Tipicamente nosso, dos portugueses, dizer mal!
Eu, muito honestamente já há mais de uma década que não uso os transporte públicos com frequência, e quando usei foi numa cidade que não a onde vivo actualmente, pelo que quando, pontualmente, não posso comparar.
Também não posso comparar com outras cidades porque, aí é que nunca usei transportes públicos!

E por isso limito-me a comentar os comentários, tristes, feitos sobre o resultado do estudo.
Lisboa ficou pelo 'aceitável', sim, não é satisfatório, mas mais triste é a forma recorrente com que somos os primeiros a desdenhar da prata da nossa casa!
Não gosto, fico mal disposta com estas coisas. E principalmente quando são palavras lançadas sem a parte construtiva atrás.

Portugal é o meu país, Portugal é lindo e, mesmo com as suas fraquezas, que são muitas, não temos de desdenhar constantemente!


Bem, e você Alberto, usa transportes públicos?

4 comentários:

Alberto Velez Grilo disse...

Parece que desta vez não poderíamos estar mais em desacordo :)

Beijinhos

maria teresa disse...

Eu não uso transportes públicos, se o faço é muito raro, sei que sou uma privilegiada. Tenho amigas que usam bastante, principalmente o metro pela rapidez, mas não se queixam, talvez os utilizem nas horas de menos afluxo.
Abracinho

Reflexos disse...

Olá Alberto,

Pois, eu no comentário à notícia não quis ir muito pelo lado da critica aos transportes, pois não me sinto com legiimidade para o fazer. Uso pontualmente e não dependo deles.
Fico é danada quando vejo e ouço constantemente, e até pode ser verdade, a nossa imagem ser enegrecida por nós, sem nada fazerem... e pelos vistos a entidade que o disse poderia já tê-lo feito...
... ainda assim nada como o avião ;-)

Bjinhos

Reflexos disse...

Olá MAria Teresa.

Pois, quem não usa transportes publicos é mesmo privilegiado.
Um beijinho grande e obrigada pela visita.