quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Porto (Re)visitado, Uma Rua

A Capela das Almas ou Capela Santa Catarina, na Esquina da Rua Fernandes Tomás com a Rua de Santa Catarina. Ninguém fica indiferente aos seus azulejos. São lindo e estão bem tratados. Ponto de paragem obrigatória dos visitantes da cidade.


Ao lado, da Fábrica das Sedas, sobrou a fachada de uma parte do prédio, que não foi preciso demolir para que o Centro Comercial se pudesses instalar (mais um!) comodamente. Lindos, também, os azulejos, se bem que , esse, por conta deles!




Paiva e Cid, retrosaria e lingerie. Lá está ela, tal como a conheci em miúda e diz a minha Mãe sempre assim ter sido. A mesma fachada de sempre. A porta em ferro, o muro da montra em mármore, só umas pinturas esporádicas, no mesmo vermelho escuro para apagar algumas marcas do tempo… Os artigos, os mesmos de sempre e nos mesmos sítios nas montras.
De um lado as linhas, as agulhas, as entretelas, os arcos. Do outro soutiens, pijamas, cuecas, já deverem algum tempo ao tempo. Se precisarem de uma ceroulas ou de umas camisola de alças de furinhos, estou convicta que lá encontram. Os empregados… da idade da loja, no mínimo!


E a Casa Neves... Dois passos à frente e do outro lado da rua, a Casa Neves. Uma das maiores casas de vestidos e noiva, baptizado e comunhão de outros tempos. De lá saiu o tecido para o vestido de casamento da minha Mãe e o meu vestido de baptismo.



E uma vista geral da Rua, que mostra que se mantém igual, com os edifícios, todos eles muito antigos, a maioria vazios ou a servir de armazém, a acusar falta de manutenção...




Sem comentários: