sábado, 15 de agosto de 2009

Porto (Re)visitado, Praça da Liberdade

Depois de dobrada a esquina do banco, que eu não sei qual é agora, encontrei um velho conhecido, o ardina da Praça, o da estátua.
Lá continua ele encostado ao marco do correio. 'Olha a Bola'; 'Olha o Notícias'. Não, não apregoava nenhum deles. Quem o fazia, o verdadeiro, há muito que deixou de andar por ali.
Este não é mais que um recordar do verdadeiro. Agora é mais quiosques!
O verdadeiro andava por ali agora a vender o jornal a quem esperava pelo sete para a Ponte da Pedra ou pelo três para a Boavista. Eram os autocarros da praça que ainda lá param, mas com outros números. Não vi quais, não quis saber.


Engraxadores, esses também já não os há, nem um ficou para a estátua. Também a quem ia ele engraxar os sapatos? E onde? Já não há esplanada para as pessoas se sentarem a ler o jornal, a tomar o cimbalino e a engraxar os sapatos.
De tudo isso restou a águia imperial, símbolo do Café Imperial. No sítio onde se lia Imperial, lê-se agora McDonalds, numas letras douradas nada condizentes com ela e sua época..

Se do exterior restou a águia, do interior pouco mais restou. Os vitrais, os lustres, os relevos e algum mobiliário.
Em vez de cimbalinos, galões, torradas, finos e taças de vinho, são agora vendidos McMenus, menus infantis, coca colas, sundaes. Em vez dos empregados de camisa imaculadamente branca, ora a fazer os pedidos ao balcão, ora a atender os clientes, há um grupo de teenagers, que emoldurados pelo vitral vendem os Mc.
Turistas,de máquina fotográfica em punho, movimentam-se entre as mesas, mas a fotografar o que resta de outrora.

Definitivamente a Praça da Liberdade mudou, mudou e não devia ter mudado, porque mudou para pior!


3 comentários:

zilda cardoso disse...

Todos ou quase todos nos entristecemos com a mudança na Avenida... mas a mudança do Imperial, que não tem relação nenhuma com a geral...
Provavelmente, tinha que ser, para conservar alguma coisa.
Mas causa tanta pena...

Alberto Velez Grilo disse...

Da última vez que passeei na baixa do Porto, com alguma atenção, notei que há zonas muitíssimo degradadas e a precisarem de intervenção urgente. Cedofeita está irreconhecível.

Mesmo assim a Praça podia estar pior. O Imperial, perdão, McDonalds é mais uma facada, mas ao menos não deitaram abaixo.

Reflexos disse...

Pois, não deitaram abaixo e mantiveram a traça, mas podiam ter feito mais, ainda assim. Do outro lado da rua há cafés a funcionar em pleno, tal como antes!